MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: FISIOLOGIA VEGETAL
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 71900015   Período: 20182   Turma: AGN
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: MILTON FERREIRA DE MORAES

Status: Homologado

Ementa

Metabolismo – relações hídricas. Economia de água. Fotossíntese e produtividade. Respiração em órgãos vegetais. Absorção de solutos. Transporte de solutos. Nutrição mineral. Análise de crescimento. Desenvolvimento. Germinação. Crescimento. Diferenciação. Morfogênese. Reguladores vegetais. Reprodução nos vegetais superiores. Tropismos. Aplicações práticas dos conhecimentos de fisiologia vegetal.

Justificativa

A produção agrícola e pecuária depende diretamente dos fatores climáticos e ambientais, principalmente em regiões de clima tropical como o Brasil. Desta forma, faz se importante compreender a reposta e adaptação da culturas agrícolas aos diversos tipos de ambientes de produção visando manejá-las em benefício da produção de alimentos. O conhecimento desses fatores por profissionais de agronomia possibilitará adequar técnicas de manejo para cada região.

Objetivo Geral

Serão discutidos os principais processos responsáveis pela manutenção da vida das plantas com destaque principal àqueles que interferem na produção agrícola e, uma vez que esses processos são dependentes de água, luz e temperatura. Discutiremos também a atuação destes elementos climáticos nos processos biológicos.

Objetivos Específicos

Estudar os principais aspectos relacionados a interação planta ambiente, tais como: fisiologia das sementes, nutrição vegetal, hormônios vegetais, relações hídricas, fotossíntese, balanço de carbono e metabolismo secundários/defesa vegetal.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aulas teóricas expositivas em salas de aulas com a utilização de data-show e quadro branco. Aulas práticas de laboratório e casa de vegetação com a utilização de produtos hormonais e/ou nutrientes no crescimento e desenvolvimento vegetal.

Avaliação

Três avaliações com notas atribuídas de 0 (zero) a 10 (dez).
A média final será obtida de acordo com a fórmula representada abaixo:
MF = (NA1 + NA2 + NA3)/3
De acordo com a resolução CONSEPE 63/2018, será considerado APROVADO o aluno que obtiver média final igual ou superior a 5,0 - MF > 5,0 (cinco inteiros) E apresentar um mínimo de 75% de FREQÜÊNCIA às aulas. Será considerado reprovado o aluno que obtiver média final inferior a 5.0 (cinco inteiros) OU apresentar freqüência às aulas inferior a 75%. NA = nota da avaliação e MF = média final.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso