MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Fruticultura
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400256   Período: 20191   Turma: AGN
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: DEVANIR MITSUYUKI MURAKAMI

Status: Homologado

Ementa

Introdução à Fruticultura. Importância sócio-economica das espécies frutíferas. Espécies frutíferas de clima tropical e subtropical. Clima e solos. Propagação das frutíferas. Produção de mudas. Implantação de pomares. Sistemas de condução. Podas. Tratos culturais: calagem, adubação, controle de plantas daninhas, insetos e doenças. Colheita, embalagem e armazenamento de frutas. Mercado e Comercialização. Produção Orgânica. Uso de hormônios na Fruticultura. Produção extemporânea.

Justificativa

É disciplina de formação específica de acordo com o PPP do curso de agronomia. E pertence ao núcleo de conteúdos profissionais essenciais de acordo com Resolução CNE/CES nº1 de 02/02/2006).
O conhecimento dos métodos utilizados na produção de frutíferas é importante devido à expansão da fruticultura no Brasil e, na região do Araguaia.

Objetivo Geral

Possibilitar aos discentes conhecimentos básicos sobre a implantação, condução e comercialização de algumas espécies frutíferas.

Objetivos Específicos

Possibilitar aos discentes conhecimentos básicos sobre a implantação, condução e comercialização de algumas espécies frutíferas. O discente deve ser capaz de definir o local de produção de mudas, do local de plantio; de fornecer informações básicas aos produtores para a condução de algumas espécies frutíferas; de assistir os produtores quanto aos problemas de pragas e doenças; de ter algumas noções sobre a comercialização de frutas.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

PROCEDIMENTOS DE ENSINO:
Aulas expositivas utilizando livros textos e artigos científicos. Também está previsto viagens técnicas e atividades práticas no campus.

RECURSOS:
Sala de aula: quadro negro, microcomputador notebook, projetor de imagens e som.
Livros-textos, xerox, internet.

Avaliação

Deverão ser realizadas pelo menos 02 (duas) avaliações sobre o conteúdo teórico através de provas escritas, em datas previamente marcadas e informadas aos alunos.

A média final será a média aritmética. Serão aprovados os alunos que obtiverem média final igual ou superior a 5,0 (cinco) e freqüência igual ou superior a 75%.

Resoluções:

CONSEPE 63/2018 (Avaliação da aprendizagem)
CONSEPE 52/1994 (Regulamento de Matrícula)

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso