MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Fitotecnia I
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400258   Período: 20191   Turma: AG1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: SIDNEI ROBERTO DE MARCHI

Status: Homologado

Ementa

Conceito, importância e desenvolvimento da agricultura. Fatores mesológicos e fisiológicos da produtividade das plantas. Culturas de milho, arroz, soja, feijão, sorgo, trigo e outras de interesse -importância sócio-econômica, origem e difusão; classificação e descrição botânica; variedades, clima e solo; calagem e adubação; preparo do solo e tratos culturais - plantas invasoras e seu controle e plantio; Secagem, beneficiamento, armazenamento e classificação. Produtos e subprodutos. Mercado e com

Justificativa

Justifica-se pelo fato da disciplina abordar a ecofisiologia das principais espécies de interesse agrícola associada à preocupação de produção racional de alimentos e às preocupações sociais e de preservação ambiental.

Objetivo Geral

Proporcionar aos alunos conhecimentos de natureza básica e aplicada sobre as técnicas de produção vegetal das culturas de soja, feijão, arroz e milho. de maneira a capacitá-los no reconhecimento e diagnóstico de problemas relacionados à produção visando a adoção de medidas que resultem em maior eficiência técnico-econômica do sistema de produção vegetal.

Objetivos Específicos

Capacitção dos alunos no reconhecimento e diagnóstico de problemas relacionados à produção visando a adoção de medidas que resultem em maior eficiência técnico-econômica do sistema de produção vegetal.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aulas teóricas expositivas em salas de aulas associadas a estudos de casos verídicos constiuidos de debates entre os alunos para fixação de conceitos. Aulas práticas em laboratório ou campo.

Avaliação

Serão aplicadas 02 avaliações com notas atribuídas de 0 (zero) a 10 (dez). A média final será obtida de acordo com a fórmula representada abaixo:

MF = (NA1 + NA2) / 2 onde NA – nota da avaliação, MF – média final

RESOLUÇÃO: CONSEPE 52/94 e CONSEPE 63/2018.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso