MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Introdução a Agronomia
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112800029   Período: 20201   Turma: AG2
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 32 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 32 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: PAULO AFONSO FERREIRA

Status: Homologado

Ementa

Histórico da Agricultura. Formação profissional e o mercado de trabalho. O solo e o meio ambiente. A semente. O desenvolvimento da planta. A água: importância para a agricultura. Áreas de atuação do Agrônomo. O homem e a produção agrícola. Biotecnologia na agricultura. Modelos de exploração agrícola. Administração da empresa rural. Ética profissional.

Justificativa

A disciplina Introdução à Agronomia é fundamental para despertar o interesse pela pesquisa e extensão no curso de Agronomia, bem como proporcionar o conhecimento da área de atuação do Agrônomo.

Esta disciplina será ofertada temporariamente de modo flexibilizado por meio de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) na educação, conforme orientações dos órgãos competentes no enfrentamento da pandemia de COVID-19, sendo suspensas as atividades presenciais.

Objetivo Geral

Ao término da disciplina o aluno deverá estar apto a entender a estrutura do curso de agronomia e as habilidades de um engenheiro agrônomo.

Objetivos Específicos

a. Proporcionar ao acadêmico uma breve noção sobre o curso de agronomia conhecendo as disciplinas do curso, as especialidades da área e o Projeto Pedagógico do curso de Agronomia ICET/CUA/UFMT;
b. Entender o escopo de atuação do profissional formado despertando o interesse pela pesquisa e extensão rural, proporcionando aos discentes conhecimentos sobre o CREA/CONFEA e como é o mercado de trabalho do Engenheiro Agrônomo;
c. Apresentar conceitos sobre o desenvolvimento da atividade agrícola no contexto atual desenvolvendo o interesse pelo tema e conhecendo as características dos sistemas de produção agrícola.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Nesta disciplina, serão realizadas as seguintes estratégias de ensino por meio de atividades e recursos educacionais a saber:
a. Slides de aulas;
b. Aulas em forma de vídeos (síncronas ou assíncronas);
c. Disponibilização de links/arquivos de vídeos temáticos, textos técnicos e áudios.
Os referidos materiais poderão ser acessados pelo estudante no momento mais oportuno (de forma assíncrona) na plataforma virtual do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

O aprendizado do aluno será acompanhado por:
a. Questionários temáticos semanais para avaliar o conhecimento prévio dos estudantes e servir de estudo dirigido;
b. Fórum* "tira dúvidas” semanais.
Toda segunda-feira, entre de 9:30 às 11:00 horas será aberto fórum “tira
dúvidas” com o tema da aula da semana. Nela serão realizadas: Discussões
sobre vídeos/áudios/textos temáticos.

Avaliação

Resoluções CONSEPE 52/94 e 63/18. Será considerado aprovado o aluno que atingir média final igual ou superior a 5,00, que será obtida pela média aritmética das atividades avaliativas, conforme explicitado no Guia de Estudos do estudante na disciplina. Assim, cada unidade de aprendizagem será composta por várias atividades de ensino/aprendizagem. Após as atividades, serão aplicados questionários (objetivos ou descritivos) como meio de avaliação.
Todas avaliações terão o mesmo peso e a nota final de cada unidade de
aprendizagem será obtida pela média aritmética simples.
A média final da disciplina será dada pela média aritmética simples das notas
finais de cada unidade de aprendizagem.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais


A disciplina será totalmente flexibilizada, extraordinariamente.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso