MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Biologia Celular
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112800030   Período: 20201   Turma: AG1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 32 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: JOSILENE DA SILVA TRINDADE

Status: Homologado

Ementa

Células e seus constituintes. Morfologia, sistemática e fisiologia celular. Relação entre características estruturais, moleculares e fisiológicas. Diferenciação celular animal e vegetal. Divisão celular.

Justificativa

Nesta disciplina, devido a pandemia de COVID-19 e a suspensão de atividades presenciais da UFMT, serão realizadas as estratégias de ensino mediadas por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em substituição e/ou complementação às estratégias presenciais para o ensino de graduação, durante o período em que vigorar a suspensão das atividades presenciais no âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso, de acordo com a RESOLUÇÃO CONSEPE N. 32, DE 08 DE JULHO DE 2020, a qual dispõe sobre a regulamentação da flexibilização de componentes curriculares em caráter excepcional e temporário, e sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação; bem como da RESOLUÇÃO CONSEPE N. 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018, a qual dispõe sobre o regulamento da avaliação da aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso. Os estudos sobre Biologia Celular desenvolvem no discente o conhecimento sobre o funcionamento e organização da célula (unidade fundamental da vida); além de fornecer conhecimento crítico para o desenvolvimento das disciplinas de Zoologia, Microbiologia Geral, Anatomia Vegetal, Genética, entre outras.

Objetivo Geral

Oferecer as bases da Biologia Celular, para que ao final desta disciplina o estudante seja capaz de diferenciar as estruturas celulares, funções dessas estruturas e o significado ou importância para o conhecimento da formação do profissional de Agronomia.

Objetivos Específicos

• Caracterizar a biologia estrutural e funcional das células eucariontes e procariontes, bem como diferenciá-las quanto à funcionalidade e desenvolvimento, comparando suas características;

• Estudar as macromoléculas, quanto a sua estrutura, função, atividade e ocorrência biológica;

• Discriminar os processos metabólicos celulares e sua importância para o desenvolvimento dos seres vivos;

• Correlacionar a biologia celular com os processos morfofisiológicos, genéticos e bioquímicos;

• Entender o processo de divisão celular e sua importância no desenvolvimento de seres vivos;

• Conhecer o processo de diferenciação celular em animais e vegetais.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Devido a emergência em saúde ocasionada pela COVID-19, a carga horária teórica da disciplina será ministrada de forma flexibilizada, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFMT. As aulas práticas serão realizadas no retorno das atividades presenciais da UFMT.

Para isso, serão disponibilizadas videoaulas e material audiovisual complementar sobre o conteúdo programático. Serão realizadas atividades síncronas por meio de Chats no AVA visando solucionar dúvidas e discutir o conteúdo. Os dias e horários das atividades assíncronas e síncronas estão descritos no Guia de Estudos.

Avaliação

A avaliação ocorrerá por meio de questionários avaliativos virtuais, que serão disponibilizados no AVA institucional em dias e horários previamente programados e informados no Guia de Estudos e também por marcação na ferramenta “Calendário” presente no AVA da disciplina.

Serão realizados oito questionários avaliativos no decorrer do curso, considerando-se o conteúdo tratado em cada unidade de aprendizagem:

Unidade I: 1 questionário avaliativo (10,0 pontos);
Unidade II: 1 questionário avaliativo (10,0 pontos);
Unidade III: 1 questionário avaliativo (10,0 pontos);
Unidade IV: 1 questionário avaliativo (10,0 pontos);
Unidade V: 2 questionários avaliativos (10,0 pontos cada, totalizando 20,0 pontos).
Unidade VI: 2 questionários avaliativos (10,0 pontos cada, totalizando 20,0 pontos).

A nota final será obtida por média simples, ou seja, o resultado da soma das notas obtidas em cada questionário avaliativo dividido por oito.

Será considerado aprovado(a), o(a) aluno(a) que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.

RESOLUÇÕES:
As notas serão registradas no registro de notas, conforme previsto na RESOLUÇÃO CONSEPE N. 26, DE 07 DE MAIO DE 2018, que regulamenta o Diário de Classe on-line e relatório de Nota nos Cursos de Graduação Presencial e a distância da Universidade Federal de Mato Grosso. As atividades previstas estão de acordo com a RESOLUÇÃO CONSEPE N. 32, DE 08 DE JULHO DE 2020, a qual dispõe sobre a regulamentação da flexibilização de componentes curriculares em caráter excepcional e temporário, e sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação, bem como da RESOLUÇÃO CONSEPE N. 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018, a qual dispõe sobre o regulamento da avaliação da aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.  

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso