MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: Biologia Celular
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112800030
Período: 20201
Turma: AG1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 32 horas
Carga Horária Prática: 32 horas
Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: JOSILENE DA SILVA TRINDADE
Status:
Homologado
Ementa
Células e seus constituintes. Morfologia, sistemática e fisiologia celular. Relação entre características estruturais, moleculares e fisiológicas. Diferenciação celular animal e vegetal. Divisão celular.
Justificativa
Nesta disciplina, devido a pandemia de COVID-19 e a suspensão de atividades presenciais da UFMT, serão realizadas as estratégias de ensino mediadas por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em substituição e/ou complementação às estratégias presenciais para o ensino de graduação, durante o período em que vigorar a suspensão das atividades presenciais no âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso, de acordo com a RESOLUÇÃO CONSEPE N. 32, DE 08 DE JULHO DE 2020, a qual dispõe sobre a regulamentação da flexibilização de componentes curriculares em caráter excepcional e temporário, e sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação; bem como da RESOLUÇÃO CONSEPE N. 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018, a qual dispõe sobre o regulamento da avaliação da aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso. Os estudos sobre Biologia Celular desenvolvem no discente o conhecimento sobre o funcionamento e organização da célula (unidade fundamental da vida); além de fornecer conhecimento crítico para o desenvolvimento das disciplinas de Zoologia, Microbiologia Geral, Anatomia Vegetal, Genética, entre outras.
Objetivo Geral
Oferecer as bases da Biologia Celular, para que ao final desta disciplina o estudante seja capaz de diferenciar as estruturas celulares, funções dessas estruturas e o significado ou importância para o conhecimento da formação do profissional de Agronomia.
Objetivos Específicos
• Caracterizar a biologia estrutural e funcional das células eucariontes e procariontes, bem como diferenciá-las quanto à funcionalidade e desenvolvimento, comparando suas características;
• Estudar as macromoléculas, quanto a sua estrutura, função, atividade e ocorrência biológica;
• Discriminar os processos metabólicos celulares e sua importância para o desenvolvimento dos seres vivos;
• Correlacionar a biologia celular com os processos morfofisiológicos, genéticos e bioquímicos;
• Entender o processo de divisão celular e sua importância no desenvolvimento de seres vivos;
• Conhecer o processo de diferenciação celular em animais e vegetais.
Metodologia
Devido a emergência em saúde ocasionada pela COVID-19, a carga horária teórica da disciplina será ministrada de forma flexibilizada, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFMT. As aulas práticas serão realizadas no retorno das atividades presenciais da UFMT.
Para isso, serão disponibilizadas videoaulas e material audiovisual complementar sobre o conteúdo programático. Serão realizadas atividades síncronas por meio de Chats no AVA visando solucionar dúvidas e discutir o conteúdo. Os dias e horários das atividades assíncronas e síncronas estão descritos no Guia de Estudos.
Avaliação
A avaliação ocorrerá por meio de questionários avaliativos virtuais, que serão disponibilizados no AVA institucional em dias e horários previamente programados e informados no Guia de Estudos e também por marcação na ferramenta “Calendário” presente no AVA da disciplina.
Serão realizados oito questionários avaliativos no decorrer do curso, considerando-se o conteúdo tratado em cada unidade de aprendizagem:
Unidade I: 1 questionário avaliativo (10,0 pontos);
Unidade II: 1 questionário avaliativo (10,0 pontos);
Unidade III: 1 questionário avaliativo (10,0 pontos);
Unidade IV: 1 questionário avaliativo (10,0 pontos);
Unidade V: 2 questionários avaliativos (10,0 pontos cada, totalizando 20,0 pontos).
Unidade VI: 2 questionários avaliativos (10,0 pontos cada, totalizando 20,0 pontos).
A nota final será obtida por média simples, ou seja, o resultado da soma das notas obtidas em cada questionário avaliativo dividido por oito.
Será considerado aprovado(a), o(a) aluno(a) que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.
RESOLUÇÕES:
As notas serão registradas no registro de notas, conforme previsto na RESOLUÇÃO CONSEPE N. 26, DE 07 DE MAIO DE 2018, que regulamenta o Diário de Classe on-line e relatório de Nota nos Cursos de Graduação Presencial e a distância da Universidade Federal de Mato Grosso. As atividades previstas estão de acordo com a RESOLUÇÃO CONSEPE N. 32, DE 08 DE JULHO DE 2020, a qual dispõe sobre a regulamentação da flexibilização de componentes curriculares em caráter excepcional e temporário, e sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação, bem como da RESOLUÇÃO CONSEPE N. 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018, a qual dispõe sobre o regulamento da avaliação da aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.
Bibliografia
Básica
Referência
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Existe na Biblioteca
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Complementar
Referência
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Existe na Biblioteca
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Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso