MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Introdução a Química Geral
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112800032   Período: 20201   Turma: AGN
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 48 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 48 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ANA PAULA SACCO

Status: Homologado

Ementa

Ciência e química. Energia e ionização e tabela periódica. Visão microscópica do equilíbrio. Equilíbrio heterogêneo. Equilíbrio de dissociação: ácidos e bases. Processos espontâneos e eletroquímicos.

Justificativa

Os conteúdos propostos na ementa visam colocar o aluno em condições de compreender, aplicar e resolver problemas básicos relacionados a Química. Os assuntos serão desenvolvidos de forma correlacionada e aplicada com a finalidade de se cumprirem os objetivos propostos, visando a compreensão, elucidação e capacidade de argumentação cientifica de trabalhos, métodos e resultados relacionados a área química. No contexto especial de pandemia de COVID-19, que resultou na suspensão das atividades presenciais, todo o conteúdo programático desta disciplina será ofertado de forma flexibilizada, fazendo-se uso das adequadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) (RESOLUÇÃO CONSEPE-UFMT N.º 87, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2020).

Objetivo Geral

Compreender a linguagem química a partir de seus códigos, símbolos e expressões, traduzindo seu significado nos aspectos micro e macroscópicos da matéria. Ser capaz de aplicar estes conceitos na resolução de problemas dentro da própria disciplina, como também em outras e no exercício da profissão. Desenvolver e estimular a educação ambiental crítica a partir de reflexões sobre os temas relacionados com a disciplina.

Objetivos Específicos

- Entender à linguagem química, sua representação, significado e os conceitos básicos da química.
- Oferecer ao estudante as principais bases teóricas, do conhecimento químico, necessárias para compreender a constituição e a estrutura da matéria e relacioná-las com suas propriedades e transformações.
- Entender como os átomos se ligam na formação de moléculas, compostos, complexos através das ligações químicas e suas energias.
- Conhecer os compostos inorgânicos existentes na natureza, equacionar e interpretar diferentes tipos de reações químicas.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

A disciplina de Introdução a Química Geral foi dividida em quatro unidades que serão ofertadas de forma, excepcionalmente, online, devido as condições sanitárias que estamos vivendo por causa da pandemia do Covid 19. As unidades serão desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os procedimentos didáticos adotados terão uma abordagem utilizando Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), relacionando a Química ao cotidiano do estudante, à sociedade em geral e, quando possível, a alguma tecnologia associada a Agronomia. A proposta de atuação da professora é agir como uma facilitadora no processo de ensino- aprendizagem intermediando os diálogos e orientando nas atividades inseridas no AVA.
Os materiais que serão utilizados na disciplina para promover o ensino são:
- Textos, artigos científicos, slides entre outros.
- Vídeos, podendo ser no formato de videoaulas.
- Páginas de internet, link de acesso, endereço eletrônico.
- Material Multimídia, arquivos Power Point.
Para cada unidade de aprendizagem as estratégias de comunicação serão desenvolvidas com:
Uso de ferramentas síncronas:
- Webconferências
- Chats (sala de bate-papo)
Uso de ferramentas assíncronas:
- Fórum ou lista de discussão
- E-mail
- Plano de ensino ( a ser inserido no AVA)
Importante: Foi criado um grupo para a disciplina no WhatsApp para melhorar a comunicação do grupo, segue o link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/F64aSYUXONVIlJYjPjWo5V

Avaliação

As avaliações ocorrerão de maneira continuada durante todo o desenvolvimento da disciplina na forma de: resenha, participação nos fóruns e chats, produção de vídeos e ao final de cada unidade teremos uma avaliação que poderá ser no formato digital, através de vídeos, apresentações orais, questões dissertativas e ou de múltipla escolha. Como teremos 4 unidades, cada unidade vai valer no máximo 2,50 pontos, sendo que o estudante poderá acumular no máximo 10,0 pontos até o final da disciplina.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

A disciplina será flexibilizada totalmente na modalidade online, extraordinariamente.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso