MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: Sociologia Rural
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112800034
Período: 20201
Turma: AG2
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 32 horas
Carga Horária Prática: 16 horas
Carga Horária Total: 48 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: GLAUCO VIEIRA DE OLIVEIRA
Status:
Homologado
Ementa
Introdução a Sociologia: Conceitos e Métodos. A história da agricultura brasileira e as relações sociais no campo. Questão agrária, agrícola e social no Brasil; O estado e as políticas para a agricultura. Estrutura agrícola brasileira.
Justificativa
Atende ao núcleo de conteúdos profissionais essenciais do curso de Engenharia Agronômica ou Agronomia dispostos na resolução CNE/CES nº1 de 02/02/2006, e resolução CONSEPE 140 de 2017. Os conteúdos desta disciplina visam
fornecer subsídios teóricos para a prática da comunicação e da extensão rural. Especialmente no semestre 2020-1 esta disciplina será ofertada de forma flexibilizada por meio de TIC em virtude da pandemia de COVID-19, estando as atividades presenciais suspensas (RESOLUÇÃO CONSEPE N° 32, DE 08 DE JULHO DE 2020).
Objetivo Geral
Ao final desta disciplina o estudante deverá ser capaz de elencar, relacionar e qualificar os principais elementos históricos, políticos e sociológicos que melhor descrevam os diferentes grupos da sociedade rural brasileira.
Objetivos Específicos
1. Lembrar e Entender os fundamentos da sociologia aplicando e qualificando estes elementos nos diversos contextos rurais existentes do Brasil atual;
2. Analisar a história da agricultura brasileira e as relações sociais no campo, observando a dinâmica das políticas agrícolas e agrárias;
3. Apresentar e Sintetizar as diferentes perspectivas sobre o futuro da reforma agrária enaltecendo as repercussões sociais do processo de desenvolvimento rural/agrícola;
Conteudo Programático
Tópico / Subtópico
Metodologia
As estratégias de ensino e aprendizagem a serem efetivadas serão por mediação tecnológica (TIC). As aulas obedecerão às seguintes dinâmicas:
a) Aulas expositivas assíncronas com auxílio de slides e material audiovisual complementar;
b) Enquetes e Discussão dos seus resultados em fóruns (síncrona);
c) Apresentação de vídeos temáticos, artigos e textos selecionados, com avaliação interpretativa;
Avaliação
Em cada unidade de aprendizagem os alunos serão submetidos à uma avaliação objetiva on-line pelo AVA). (são três unidades, portanto três avaliações).
A nota máxima permitida para cada unidade de ensino é 10.
A nota final da disciplina será obtida pela média aritmética simples das notas finais de cada unidade de ensino.
Será aprovado o aluno que obtiver média acima de 5,0.
Resoluções CONSEPE nº52/1994 (Regulamento de Matrícula) e nº 63/2018 (Avaliação de Aprendizagem) citado pela resolução 87 de 2020..
Resoluções: CONSEPE 52/94 e CONSEPE 63/2018.
Bibliografia
Básica
Referência
Existe na Biblioteca
Complementar
Referência
Existe na Biblioteca
Informações Adicionais
No contexto de aulas flexibilizadas por meio de TICs algumas referências básicas existem apenas na biblioteca virtual do AVA dentro da disciplina.
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso