MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Solos I - Introdução a Ciência do Solo
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112800041   Período: 20201   Turma: AG2
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: CARLOS LEANDRO RODRIGUES DOS SANTOS

Status: Homologado

Ementa

Conceitos de solo; geologia geral; mineralogia; constituição e propriedades dos solos; composição química e mineralógica do solo; Pedogênese; Intemperismo; Relação solo-paisagem; Morfologia de solos; Fatores de formação de solos; Processos pedogenéticos; Classificações brasileira e internacionais de solos; Solos do Brasil.

Justificativa

Essa disciplina tem sua importância no preparo do discente para avaliar as propriedades físicas do solo bem como saber classificar o solo e será ministrada no modo flexibilizado conforme RESOLUÇÃO CONSEPE N.° 32, DE 08 DE JULHO DE 2020 e nos termos legais cabíveis, considerando a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, declarada pelo Ministério da Saúde, em virtude de se tratar de uma disciplina teórica introdutória na área de Ciência do Solo, pré-requisito para os estudantes prosseguirem no curso após a normalização da situação.

Objetivo Geral

Conhecer sobre a importância do início de formação do solo; os conceitos de solo, a evolução da ciência do solo e sua relação com outras ciências; a atuação do intemperismo e os principais fatores e processos que determinam a formação de diferentes solos.

Objetivos Específicos

Descrever, determinar e conhecer as características morfológicas e propriedades diagnósticas do solo, bem como estabelecer relações com outros atributos do solo, principalmente entre solo e ambiente; Identificar classes de solos no campo e sua distribuição na paisagem.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Nesta disciplina, serão realizadas as seguintes estratégias de ensino por meio de atividades e recursos educacionais, a saber: Aulas expositivas a serem ministradas por parte do tempo de forma síncronas (dialogada) e/ou assíncronas por meio de mídias digitais, mediadas por ferramentas tecnológicas como WhatsApp, Zoom, Google Meet e Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional. A outra parte do tempo de aula será dedicada ao desenvolvimento conjunto das atividades de ensino-aprendizagem. Haverão momentos de estudos e discussões dirigidas com disponibilidade do professor para dúvidas e orientações. Ainda, será disponibilizado aos estudantes material em formato digital (Capítulos e livros em PDF, devidamente referenciados abaixo, exclusivos para uso como recurso didático) para que o mesmo se aprofunde e aprenda os conteúdos ministrados. O professor elaborará questionários pertinentes aos assuntos abordados para orientá-los na busca e apreensão do conhecimento sólido necessário para realizar os objetivos propostos.

Avaliação

Serão realizadas 4 avaliações de diferentes naturezas, a saber:

Avaliação 1. Prova 1 teórico-escrita no AVA [NA1 = notas de 0 (zero) a 5 (cinco)]
Após metade de o conteúdo previsto ser ministrado.

Avaliação 2. Prova 2 teórico-escrita no AVA [NA2 = notas de 0 (zero) a 10 (dez)]
Após todo conteúdo previsto ser ministrado.
Avaliação 3. Apresentação de seminário (NA3 = notas de 0 a 10)
Datas a serem definidas por sorteio
Avaliação 4. Resolução de questionários no AVA (NA4 = notas de 0 a 5)
A medida que os conteúdos forem ministrados

Descrição das avaliações:
As avaliações contendo questões objetivas e dissertativas serão preparadas conforme ferramenta própria para a produção de questionário no AVA e será disponibilizada por tempo determinado na aba a ser criada “Avaliações”.
Para fins de apresentação do seminário, o tempo será de 10 minutos (± 1 minuto) para cada estudante, que elaborará uma apresentação (de preferência em Power point) para discursar em meios digitais de forma síncrona sobre algum assunto a ser definido pelo professor.
Observações gerais sobre o seminário:
1. Ordem de apresentação: a ser definida
2. Enviar os slides em PDF ao professor (calersantos@gmail.com) até as 23:59 h do dia da sua apresentação. A quem não enviar no prazo, a nota a ser atribuída ao seminário terá 30% de redução.
3. Ao aluno que não apresentar o seminário a nota atribuída será zero.
4. Critérios para avaliação:
4.1. Utilização adequada do tempo – 10 min (tolerância +ou- 1 min)
4.2. Domínio do conteúdo e originalidade
4.3 Adequação do conteúdo apresentado ao tema proposto
4.4 Estruturação dos Slides
4.5 Criatividade

As eventuais atividades valendo nota (até 5 pontos), como por exemplo, os questionários serão postados no AVA (na aba a ser criada “Atividades”).
A média final (MF) será obtida de acordo com a fórmula MF = (NA1 + NA2 + NA3 + NA4)/4.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

A disciplina será totalmente flexibilizada, extraordinariamente.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso