MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Fisiologia Vegetal
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112800054   Período: 20201   Turma: AGN
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 16 horas   Carga Horária Total: 80 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: MILTON FERREIRA DE MORAES

Status: Homologado

Ementa

Funções da planta. Fotossíntese. Respiração. Nutrição mineral. Assimilação do nitrogênio. Relações hídricas. Transporte de solutos orgânicos. Desenvolvimento vegetativo. Desenvolvimento reprodutivo. Dormência e germinação. Senescência e abscisão. Hormônios Vegetais. Metabolismo Secundário. Fisiologia ambiental. A planta sob condições adversas.

Justificativa

Devido a contexto atual de pandemia de Covid-19 e a suspensão de atividades presenciais, a disciplina Fertilizantes e Corretivos (Optativa) será ofertada integralmente por meio do ambiente virtual de ensino (AVA). A disciplina é importante por transmitir conhecimentos fundamentais sobre a produção agrícola e pecuária sua dependência direta dos fatores climáticos e ambientais, principalmente em regiões de clima tropical como o Brasil. Desta forma, faz se importante compreender a reposta e adaptação da culturas agrícolas aos diversos tipos de ambientes de produção visando manejá-las em benefício da produção de alimentos. O conhecimento desses fatores por profissionais de agronomia possibilitará adequar técnicas de manejo para cada região.

Objetivo Geral

Ao final desta disciplina o estudante deverá ser capaz de conhecer compreender os principais aspectos relacionados à interação planta ambiente, proporcionando aos alunos conhecimentos básicos fundamentais do crescimento e desenvolvimento das plantas e suas adaptações. A disciplina formará base para a compreensão das disciplinas aplicadas ao manejo agronômico das culturas.

Objetivos Específicos

1) Conhecer os processos responsáveis pela manutenção da vida das, com ênfase aos que interferem na produção agrícola;
2) Conhecer e discutir os processo bióticos/abióticos e sua influência no desenvolvimento vegetal;
3) Transmitir conhecimentos básicos sobre fisiologia de produção agrícola.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Nesta disciplina, serão realizadas as seguintes estratégias de ensino por meio de atividades e recursos educacionais a saber:
1. Leituras de textos;
2. Discussões em fóruns;
3. Esclarecimentos de dúvidas;
4. Estudos dirigidos, vídeo aulas, seminários;
5. Avaliações teóricas;
6. As aulas serão disponibilizadas na plataforma AVA da disciplina, podendo acessá-las de forma assíncrona. Havendo dúvidas, a critério do professor ou sob demanda da maioria dos alunos poderão ser agendados horários para seminários e ou reforço no formato síncrono, sempre que necessário na segunda-feira de 13:30 as 18:30 h.
OBSERVAÇÃO: 16 h de atividades práticas serão ministradas de modo presencial quando retornar as atividades presencias na UFMT.

Avaliação

Três avaliações com notas atribuídas de 0 (zero) a 10 (dez).
A média final será obtida de acordo com a fórmula representada abaixo:
MF = (NA1 + NA2 + NA3)/3
De acordo com a resolução CONSEPE 63/2018, será considerado APROVADO o aluno que obtiver média final igual ou superior a 5,0 - MF > 5,0 (cinco inteiros) E apresentar um mínimo de 75% de FREQÜÊNCIA às aulas. Será considerado reprovado o aluno que obtiver média final inferior a 5.0 (cinco inteiros) OU apresentar frequência às aulas inferior a 75%. NA = nota da avaliação e MF = média final.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso