MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: Fitopatologia I
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112800055
Período: 20201
Turma: AG2
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 32 horas
Carga Horária Prática: 16 horas
Carga Horária Total: 48 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: PAULO AFONSO FERREIRA
Status:
Homologado
Ementa
História da Fitopatologia e importância das doenças de plantas. Conceitos gerais. Sintomatologia das doenças de plantas. Ciclo das relações patógeno-hospedeiro. Etiologia. Classificação das doenças de plantas de acordo com os processos fisiológicos que elas interferem. Epidemiologia. Princípios gerais de controle de doenças de plantas.
Justificativa
Os conteúdos a serem trabalhados na disciplina Fitopatologia I (disciplina obrigatória e de formação específica) são importantes para desenvolver a seguinte competência e habilidade proposta no PPC:
- Servir de base para o discente cursar a disciplina Fitopatologia II.
Em virtude do contexto especial de pandemia de COVID-19, que resultou na suspensão das atividades presenciais, todo o conteúdo programático desta disciplina será ofertado de forma flexibilizada, fazendo-se uso das adequadas TICs (RESOLUÇÃO CONSEPE N° 32, DE 08 DE JULHO DE 2020).
Objetivo Geral
Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de entender a importância dos fitopatógenos para agricultura e conhecer os principais grupos de patógenos causadores de doenças de plantas.
Objetivos Específicos
- Entender as relações patógeno x hospedeiro x ambiente e a ocorrência das doenças em plantas;
- Aprender a diagnosticar os principais sintomas das doenças de cada grupo de doenças de plantas;
- Conhecer as estratégias de ataque utilizadas pelos agentes fitopatogênicos e as defesas apresentadas pelas plantas nos grupos específicos de doenças de plantas.
Conteudo Programático
Tópico / Subtópico
Metodologia
Nesta disciplina, serão realizadas as seguintes estratégias de ensino por meio de atividades e recursos educacionais a saber:
a. Slides de aulas;
b. Aulas em forma de vídeos (síncronas ou assíncronas);
c. Disponibilização de links/arquivos de vídeos temáticos, textos técnicos e áudios.
Os referidos materiais poderão ser acessados pelo estudante no momento mais oportuno (de forma assíncrona) na plataforma virtual do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
O aprendizado do aluno será acompanhado por:
a. Três avaliações para avaliar o conhecimento dos estudantes e um trabalho prático;
b. Fórum* "Tire suas dúvidas” semanais.
Toda terça-feira, após a aula, será aberto fórum “Tire suas dúvidas” com o tema da aula da semana. Nela serão realizadas: Discussões sobre vídeos/áudios/textos temáticos.
Avaliação
Serão TRÊS avaliações, todas realizadas no formato virtual, através da plataforma AVA institucional, até o final da disciplina.
Todas avaliações terão o mesmo peso e a nota final de cada unidade de aprendizagem será obtida pela média aritmética simples. A média final da disciplina será dada pela média aritmética simples das notas finais de cada unidade de aprendizagem.
Bibliografia
Básica
Referência
Existe na Biblioteca
Complementar
Referência
Existe na Biblioteca
Informações Adicionais
A disciplina será flexibilizada totalmente na modalidade online, extraordinariamente.
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso