MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Solos III - Fertilidade do Solo
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112800058   Período: 20201   Turma: AGN
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 48 horas   Carga Horária Prática: 16 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: SUZANA PEREIRA DE MELO

Status: Homologado

Ementa

Conceitos e Leis da fertilidade do solo. Amostragem de solo; Métodos de avaliação da fertilidade do solo. Reação do solo: acidez e alcalinidade. Macro e micronutrientes;elementos benéficos e tóxicos no solo; Análise química do solo. Fertilidade do solo em Sistemas de Produção. Recomendações de calagem, gessagem, adubação mineral e orgânica.

Justificativa

A disciplina dá informações sobre o solo, especialmente sobre o ponto de vista químico como meio fornecedor de nutrientes as plantas. Abrange todo o conhecimento de fertilidade do solo e recomendação de corretivos e adubação.
Em virtude do contexto especial de pandemia de COVID-19, que resultou na suspensão das atividades presenciais, todo o conteúdo programático desta disciplina será ofertado de forma flexibilizada, fazendo-se uso das adequadas TICs (RESOLUÇÃO CONSEPE N° 32, DE 08 DE JULHO DE 2020).

Objetivo Geral

Conhecer a dinâmica dos macro e micronutrientes no solo; Conhecer os princípios básicos de fertilidade do solo; Conhecer a dinâmica dos nutrientes em sistemas integrados; Relacionar a Fertilidade do Solo com as propriedades físicas, químicas e biológicas. Proporcionar conhecimento técnico para que o profissional possa atuar na interpretação de análise de solo.

Objetivos Específicos

Como objetivos específicos: (a) Fazer com que o aluno compreenda, analise e interprete o comportamento dos elementos do solo de forma sistêmica sabendo que ao alterar qualquer fator este terá conseqüência sobre os demais; (b) Capacitar o aluno para que este possa fazer recomendações de adubação e calagem adequadas aos diversos sistemas de produção existentes; (c) Capacitar o aluno fazer recomendações que minimizem as conseqüências ecológicas e sociais negativas e que maximizem a eficiência das mesmas;

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas serão de forma síncrona durante o horário da disciplina. Serão disponibilizadas aos estudantes, através do AVA institucional. Também serão disponibilizados textos, questionários e o guia de estudo de cada aula. As referidas aulas poderão ser acessadas pelos estudantes, no momento mais oportuno para cada um, de forma assíncrona.

Avaliação

Serão realizadas TRÊS avaliações com questões variadas (objetivas, discursivas, múltipla escolha), todas no formato virtual através da plataforma AVA institucional, até o final da disciplina.
Cada discente terá uma tentativa para submeter suas respostas, dentro dos respectivos prazos estipulados.
A média final corresponderá à média ponderada das três avaliações, com pesos iguais atribuídos a todas elas.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

A disciplina será flexibilizada totalmente na modalidade online, extraordinariamente.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso