MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Plantas Daninhas
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112800067   Período: 20201   Turma: AG2
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 48 horas   Carga Horária Prática: 16 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: SIDNEI ROBERTO DE MARCHI

Status: Homologado

Ementa

Classificação das plantas daninhas. Mecanismos de reprodução e dispersão. Dinâmica de populacional das plantas daninhas em áreas agrícolas e não agrícolas. Banco de sementes de plantas daninhas em áreas agrícolas. Métodos de análise da vegetação daninha Interferência entre plantas daninhas e cultivadas. Métodos de controle das plantas daninhas. Resistência de plantas daninhas aos herbicidas. Classificação dos herbicidas. Interações entre herbicida-solo-plantas. Culturas geneticamente modificadas resistentes aos herbicidas.

Justificativa

Os conteúdos são de suma importância para que seja possível a adequada inserção do aluno em seu futuro mercado de trabalho. É uma disciplina de formação específica e de formação profissional essencial.
Em virtude do contexto especial de pandemia de COVID-19, que resultou na suspensão das atividades presenciais, todo o conteúdo programático desta disciplina será ofertado de forma flexibilizada, fazendo-se uso das adequadas TICs (RESOLUÇÃO CONSEPE N° 32, DE 08 DE JULHO DE 2020).

Objetivo Geral

Apresentar aos alunos os aspectos teóricos e práticos da ciência das plantas daninhas e orientá-los quanto ao manejo economicamente viável e segurança na aplicação dos defensivos agrícolas.

Objetivos Específicos

1. Fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre a biologia e manejo das plantas daninhas nos mais variados ambientes agrícolas.
2. Oportunizar o estudo dos principais mecanismos de ação dos herbicidas, considerando sua eficiência no controle das espécies invasoras e seus mecanismos de seletividade às culturas agrícolas.
3. Abordar e debater a tecnologia de organismos geneticamente modificados.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas serão disponibilizadas aos estudantes, através do AVA institucional, incluindo textos, apresentações de Power Point com recursos de áudio e, eventualmente, também vídeo aulas, com demonstrações e explanações dos conteúdos. As referidas aulas poderão ser acessadas pelos estudantes, no momento mais oportuno para cada um, de forma assíncrona.
Além disso, poderão ocorrer, eventualmente, alguns encontros virtuais, permitindo a interação de forma síncrona entre os estudantes e professor, com o intuito de esclarecer algumas dúvidas que forem surgindo. Estes encontros virtuais poderão ser gravados e, posteriormente, ficarão disponíveis na plataforma do AVA institucional

Avaliação

ASerão realizadas TRÊS avaliações com questões objetivas, todas no formato virtual através da plataforma AVA institucional, até o final da disciplina.
Cada discente terá duas tentativas para submeter suas avaliações resolvidas, dentro dos respectivos prazos estipulados.
A média final corresponderá à média ponderada das três avaliações, com pesos iguais atribuídos a todas elas.

Resoluções CONSEPE nº52/1994 (Regulamento de Matrícula) e nº 63/2018 (Avaliação de Aprendizagem).

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

A disciplina será flexibilizada totalmente na modalidade online, extraordinariamente.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso