MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Silvicultura
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112800069   Período: 20201   Turma: AG2
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 32 horas   Carga Horária Prática: 16 horas   Carga Horária Total: 48 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: LAERCIO WANDERLEY DOS SANTOS

Status: Homologado

Ementa

O setor florestal brasileiro. Ecossistemas florestais naturais. Implantação e manutenção de florestas de conservação e de produção. Práticas silviculturais. Manejo da brotação e reforma de povoamentos florestais. Sistemas agroflorestais. Fomento florestal.

Justificativa

É disciplina de formação específica de acordo com o PPP do curso de agronomia. Pertence ao núcleo de conteúdos profissionais essenciais de acordo com Resolução CNE/CES nº1 de 02/02/2006). A importância dos conteúdos ministrados está relacionada com a evolução da silvicultura no país.
A suspensão das atividades presenciais e a aplicação dos conteúdos curriculares da disciplina Silvicultura, por meio do AVA justifica-se devido ao risco de contaminação pela Pandemia de COVID-19, de acordo com a Resolução CONSEPE nº 32/2020.

Objetivo Geral

Fornecer condições para o desenvolvimento de conhecimentos relacionados com a propagação e manejo de espécies florestais destinadas, principalmente, para a implantação de viveiros de mudas de espécies silviculturais, mediadas pelas Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC).

Objetivos Específicos

Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de:
Aplicar conhecimentos em AVAs;
Adquirir conhecimentos básicos sobre o desenvolvimento das sementes florestais e sua utilização na produção de mudas, com qualidade, assim como as formas de propagação de espécies florestais;
Apresentar, aos acadêmicos, vídeos na área de silvicultura;
Fornecer condições para o desenvolvimento de trabalhos práticos no viveiro florestal;
Incentivar a produção de mudas florestais.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As informações sobre as estratégias de ensino e aprendizagem, segundo os §1° e 2º da Resolução CONSEPE-32/2020 serão efetivadas por meio do Guia de Estudos que será disponibilizado no AVA da UFMT, cuja finalidade é oferecer orientações sobre o percurso a ser desenvolvido na disciplina de maneira dialógica, que potencialize autonomia, critica e autoavaliação dos conhecimentos propostos.
Serão realizadas:
1 Aulas expositivas;
2 Análise de artigos técnicos

Avaliação

A flexibilização dos componentes curriculares desta disciplina se dará em caráter excepcional e temporário sobre o desenvolvimento de ensino-aprendizagem por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação por meio do AVA, no período de suspensão das atividades presenciais, motivada pela Pandemia da COVID-19, de acordo com o § 1° da Resolução nº 63/2018. Ao final de duas unidades será aplicada uma avaliação com notas atribuídas de 0 (zero) a 10,0 (dez). A nota final, mínima, para a aprovação será 5,0 (cinco). As médias serão obtidas de acordo com a fórmula: MF= (NA1 + NA2)/2, de acordo com as RESOLUÇÕES CONSEPE: 52/1994 e 63/2018. As avaliações serão aplicadas nos dias 20/04 e 18/05/2021.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso