MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Olericultura
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112800073   Período: 20201   Turma: AGN
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 32 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ROBERTO LEUNG

Status: Homologado

Ementa

Introdução à olericultura. Olericultura como agronegócio. Principais espécies olerícolas. Fatores agroclimáticos. Solo, nutrição e adubação. Propagação e implantação da cultura. Irrigação e controle da água. Controle fitossanintário. Tratos culturais. Cultivo em ambiente protegido. Fisiologia da pós-colheita e armazenamento. Gestão da produção olerícola. Comercialização

Justificativa

A olericultura representa importante fonte de renda para o produtor rural, tanto o pequeno quanto para o grande produtor. Os produtos olerícolas são muito importantes para compor uma dieta saudável para o consumidor. Pelos motivos expostos, esta disciplina visa capacitar os alunos na produção de culturas olerícolas para que eles possam produzir produtos com qualidade e de forma eficiente e sustentável.

Nesta edição da disciplina será apresentada na sua versão flexibilizada, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como uma medida de prevenção à disseminação do COVID conforme Resolução CONSEPE Nº 32 de julho de 2020.

Objetivo Geral

O objetivo da disciplina é introduzir os fundamentos teóricos e práticos da olericultura de forma que os alunos possam cultivar espécies olerícolas.

Objetivos Específicos

O objetivo da disciplina é introduzir os fundamentos teóricos e práticos da olericultura de forma que os alunos possam cultivar espécies olerícolas quanto aos aspectos ambientais, nutricionais e de escolha de cultivares, adubação, irrigação, fitopatologia, pós-colheita, comercialização, plasticultura, tratos culturais, de forma a montar um sistema de produção eficiente e sustentável.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

A disciplina será ministrada de forma flexibilizada por por meio de processos de educação mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFMT será utilizado.

O conteúdo programático da disciplina será subdividido em Unidades de Aprendizagem. Em cada unidade, serão realizadas as seguintes estratégias de ensino por meio de atividades e recursos educacionais baseados em leitura de texto produzido e/ou adotado pelo professor; debate entre os alunos e o professor sobre o texto lido; resolução de lista de exercícios sobre o conteúdo trabalhado; e desenvolvimento de projeto.

A comunicação será realizada, inicialmente, a partir de mensagem utilizando a ferramenta "avisos"; para dúvidas, os estudantes poderão se comunicar com o professor, por meio da ferramenta "mensagens". Mensagens de texto via aplicativo Whatsapp poderão ser utilizadas de forma complementar.

Os alunos matriculados que pertencem ao Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de 2009 deverão fazer atividades adicionais de 32h: uma revisão bibliográfica de uma cultura olerícola e uma visita técnica a um olericultor com apresentação de relatório. As atividades adicionais de 32h serão somados às 64h regulares da disciplina totalizando 96h necessárias para a disciplina conforme o PPC de 2009.



Avaliação

As avaliações serão realizadas conforme as resoluções CONSEPE 52/94 e CONSEPE 63/18 através de exercícios, provas e desenvolvimento de projeto, de forma flexibilizada através do AVA/UFMT conforme RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 32, DE 08 DE JULHO DE 2020.

O aluno que atingir uma média final (MF) maior ou igual a 5,00 (cinco) e uma freqüência em aula de no mínimo de 75% da carga horária do curso será considerado aprovado na disciplina.

Plágio em trabalho ou cola em prova ou exercício não serão tolerados; a média final será zerada caso se comprove tais situações.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

A disciplina Olericultura será ministrada de forma flexibilizada por por meio de processos de educação mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em substituição às estratégias presenciais para o ensino de graduação, durante o período em que vigorar a suspensão das atividades presenciais no âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso conforme RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 32, DE 08 DE JULHO DE 2020.

Os alunos matriculados que pertencem ao Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de 2009 deverão fazer atividades adicionais de 32h: uma revisão bibliográfica de uma cultura olerícola e uma visita técnica a um olericultor com apresentação de relatório. As atividades adicionais de 32h serão somados às 64h regulares da disciplina totalizando 96h necessárias para a disciplina conforme o PPC de 2009.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso