MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Tecnologia de Alimentos
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112800078   Período: 20201   Turma: AGN
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: KEILY ALVES DE MOURA OLIVEIRA

Status: Homologado

Ementa

Introdução a Tecnologia de Alimentos. Importância da tecnologia de alimentos e do controle de qualidade. Aspectos gerais da tecnologia de alimentos. Alteração de alimentos. Métodos de conservação de alimentos. Frutas de hortaliças. Cereais e raízes. Carnes. Pescado. Leite e derivados. Açúcar. Álcool. Embalagens de alimentos. Avaliação sensorial.

Justificativa

- A disciplina consta no Projeto Pedagógico do Curso como obrigatória, uma vez que pertence ao núcleo de conteúdos profissionalizantes das diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. (RESOLUÇÃO CNE/CES 01, DE 02 DE FEVEREIRO DE 2006).
- Especialmente no semestre 2020-1 esta disciplina será ofertada de forma flexibilizada por meio de TIC em virtude da pandemia de COVID-19, estando as atividades presenciais suspensas.

Objetivo Geral

Ao final desta disciplina o estudante deverá ser capaz de desenvolver e relacionar os conhecimentos básicos na área de tecnologia de alimentos associados a Agronomia.

Objetivos Específicos

- Entender a importância da tecnologia de alimentos para a Agronomia.
- Analisar as matérias-primas alimentícias correlacionando-as ao seu valor nutricional.
- Analisar os diferentes métodos de conservação de alimentos.
- Avaliar as diferentes tecnologias na produção ode alimentos de origem animal e vegetal.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

- As estratégias de ensino e aprendizagem a serem efetivadas serão por mediação tecnológica (TIC).
- Nesta disciplina, serão realizadas as seguintes estratégias de ensino por meio de atividades e recursos educacionais a saber:
a. Slides de aulas;
b. Aulas em forma de vídeos* (síncronas ou assíncronas);
c. Disponibilização de links/arquivos de vídeos temáticos;

Avaliação

Serão realizadas três avaliações escritas sobre os conteúdos ministrados, valendo 10 pontos cada. A nota final será obtida pela média aritmética das três notas.
- Resoluções CONSEPE nº 52/1994 (Regulamento de Matrícula) e nº 63/2018 (Avaliação de Aprendizagem).

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso