MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Fertilizantes e Corretivos (Opt)
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112800083   Período: 20201   Turma: AG2
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 48 horas   Carga Horária Prática: 16 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OPTATIVA
Professor: MILTON FERREIRA DE MORAES

Status: Homologado

Ementa

Impacto dos fertilizantes e corretivos na produção de alimentos, fibras, energia e saúde humana/animal; Evolução do consumo de fertilizantes no Brasil e no mundo; Reservas, matérias primas e processos para produção de fertilizantes; Legislação sobre corretivos, condicionadores de solo, fertilizantes minerais e orgânicos, substratos, inoculantes e contaminantes; Métodos de análise química de fertilizantes (minerais e orgânicos), resíduos e corretivos; Corretivos e condicionadores do solo; Fertilizantes fornecedores de macronutrientes; Fertilizantes fontes de micronutrientes; Fertilizantes orgânicos, organominerais e biofertilizantes; Fertilizantes fluídos; Formulação: cálculo, incompatibilidades, higroscopicidade, mistura e enchimentos; Novas tecnologias na produção e aplicação de fertilizantes.

Justificativa

Os conteúdos são de suma importância para que seja possível a adequada inserção do aluno em seu futuro mercado de trabalho. É uma disciplina de formação específica e de formação profissional essencial.
Em virtude do contexto especial de pandemia de COVID-19, que resultou na suspensão das atividades presenciais, todo o conteúdo programático desta disciplina será ofertado de forma flexibilizada, fazendo-se uso das adequadas TICs (RESOLUÇÃO CONSEPE N° 32, DE 08 DE JULHO DE 2020).
Esta disciplina é importante por transmitir conhecimentos sobre fertilizantes e corretivos, que são insumos indispensáveis na agricultura moderna, principalmente para produção em larga escala e em sistemas intensificados, com duas a três safras por ano. As reservas dos solos tropicais intemperizados são bastante limitadas e há necessidade de correção do solo e adição de nutrientes com alta frequência (uma ou mais vezes por ano). Além disso, os fertilizantes e corretivos compõe aproximadamente 30% dos custos anuais de produção. Desta forma, é de suma importância o conhecimento sobre o uso eficiente destes insumos na agricultura.

Objetivo Geral

Conhecer as reservas e principais rotas de fabricação dos fertilizantes e corretivos de solo. Conhecer os métodos de análises e legislação de fertilizantes e corretivos do Brasil. Novas tecnologias e eficiência de produtos na agricultura.

Objetivos Específicos

1) Transmitir conhecimentos sobre conceituação e caracterização as principais reservas, formulações e tecnologias em corretivos, condicionadores de solo, fertilizantes minerais, orgânicos e organominerais; 2)Transmitir informações atualizadas sobre as legislações brasileiras que envolvem o uso de corretivos, condicionadores e fertilizantes; 3) Conhecer os métodos oficiais para análises de corretivos, condicionadores de solo e fertilizantes.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas serão disponibilizadas aos estudantes, através do AVA institucional, incluindo textos, apresentações de Power Point com recursos de áudio e, eventualmente, também vídeo aulas, com demonstrações e explanações dos conteúdos. As referidas aulas poderão ser acessadas pelos estudantes, no momento mais oportuno para cada um, de forma assíncrona.
Além disso, poderão ocorrer, eventualmente, alguns encontros virtuais, permitindo a interação de forma síncrona entre os estudantes e professor, com o intuito de esclarecer algumas dúvidas que forem surgindo. Estes encontros virtuais poderão ser gravados e, posteriormente, ficarão disponíveis na plataforma do AVA institucional.

Avaliação

Serão realizadas DUAS avaliações com questões objetivas e UM seminário, todas no formato virtual através da plataforma AVA institucional, até o final da disciplina. Cada discente terá duas tentativas para submeter suas avaliações resolvidas, dentro dos respectivos prazos estipulados. A média final corresponderá à média ponderada das três avaliações, com pesos iguais atribuídos a todas elas.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

A disciplina será flexibilizada totalmente na modalidade online, extraordinariamente.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso