MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Fertilizantes e Corretivos (Opt)
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112800083   Período: 20201   Turma: AGN
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 48 horas   Carga Horária Prática: 16 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OPTATIVA
Professor: MILTON FERREIRA DE MORAES

Status: Homologado

Ementa

Impacto dos fertilizantes e corretivos na produção de alimentos, fibras, energia e saúde humana/animal; Evolução do consumo de fertilizantes no Brasil e no mundo; Reservas, matérias primas e processos para produção de fertilizantes; Legislação sobre corretivos, condicionadores de solo, fertilizantes minerais e orgânicos, substratos, inoculantes e contaminantes; Métodos de análise química de fertilizantes (minerais e orgânicos), resíduos e corretivos; Corretivos e condicionadores do solo; Fertilizantes fornecedores de macronutrientes; Fertilizantes fontes de micronutrientes; Fertilizantes orgânicos, organominerais e biofertilizantes; Fertilizantes fluídos; Formulação: cálculo, incompatibilidades, higroscopicidade, mistura e enchimentos; Novas tecnologias na produção e aplicação de fertilizantes.

Justificativa

Devido a contexto atual de pandemia de Covid-19 e a suspensão de atividades presenciais, a disciplina Fertilizantes e Corretivos (Optativa) será ofertada integralmente por meio do ambiente virtual de ensino (AVA). Esta disciplina é importante por transmitir conhecimentos sobre fertilizantes e corretivos, que são insumos indispensáveis na agricultura moderna, principalmente para produção em larga escala e em sistemas intensificados, com duas a três safras por ano. As reservas dos solos tropicais intemperizados são bastante limitadas e há necessidade de correção do solo e adição de nutrientes com alta frequência (uma ou mais vezes por ano). Além disso, os fertilizantes e corretivos compõe aproximadamente 30% dos custos anuais de produção. Desta forma, é de suma importância o conhecimento sobre o uso eficiente destes insumos na agricultura.

Objetivo Geral

Conhecer as reservas e principais rotas de fabricação dos fertilizantes e corretivos de solo. Conhecer os métodos de análises e legislação de fertilizantes e corretivos do Brasil. Novas tecnologias e eficiência de produtos na agricultura.

Objetivos Específicos

1) Transmitir conhecimentos sobre conceituação e caracterização as principais reservas, formulações e tecnologias em corretivos, condicionadores de solo, fertilizantes minerais, orgânicos e organominerais; 2)Transmitir informações atualizadas sobre as legislações brasileiras que envolvem o uso de corretivos, condicionadores e fertilizantes; 3) Conhecer os métodos oficiais para análises de corretivos, condicionadores de solo e fertilizantes.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Nesta disciplina, serão realizadas as seguintes estratégias de ensino por meio de atividades e recursos educacionais a saber:
1. Leituras de textos;
2. Discussões em fóruns;
3. Esclarecimentos de dúvidas;
4. Estudos dirigidos, vídeo aulas, seminários;
5. Avaliações teóricas;
6. As aulas serão disponibilizadas na plataforma AVA da disciplina, podendo acessá-las de forma assíncrona. Havendo dúvidas, a critério do professor ou sob demanda da maioria dos alunos poderão ser agendados horários para seminários e ou reforço no formato síncrono, sempre que necessário na segunda-feira de 07:30 as 11:30 h.

Avaliação

Durante o desenvolvimento de cada unidade de aprendizagem serão aplicadas várias atividades de ensino/aprendizagem. As avaliações para composição de notas serão realizadas ao final de cada unidade de aprendizagem. Todas avaliações terão o mesmo peso e a nota final será obtida pela média aritmética simples. A média final da disciplina será dada pela média aritmética simples das notas finais de cada unidade de aprendizagem (conforme resoluções Consepe 52/94 e Consepe 63/2018).

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso