MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Trabalho de Curso
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70401287   Período: 20201   Turma: AG2
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 32 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: SIDNEI ROBERTO DE MARCHI

Status: Homologado

Ementa

Trabalho individual de livre escolha do aluno, dentro das atribuições do profissional da área de agronomia. Deverá ser desenvolvido com a orientação de um professor da área. O trabalho será apresentado de forma escrita (monografia) e em seminário, para os alunos matriculados que estiverem realizando esta atividade. Deverá ser divulgado em eventos da área e, ou publicado em revistas, periódicos.

Justificativa

Os conteúdos são de suma importância para que seja possível a adequada inserção do aluno em seu futuro mercado de trabalho. É uma disciplina de formação específica e de formação profissional essencial.
Em virtude do contexto especial de pandemia de COVID-19, que resultou na suspensão das atividades presenciais, todo o conteúdo programático desta disciplina será ofertado de forma flexibilizada, fazendo-se uso das adequadas TICs (RESOLUÇÃO CONSEPE N° 32, DE 08 DE JULHO DE 2020).

Objetivo Geral

O Trabalho de Curso visa propiciar, ao graduando, a demonstração do grau de conhecimento adquirido, o aprofundamento temático, o estímulo à produção científica, a motivação da pesquisa e a sua capacidade para aplicar seus conhecimentos em situações práticas e concretas.

Objetivos Específicos

Preparar o(a) acadêmico(a) para elaborar um Projeto de Pesquisa e uma Monografia, de acordo com as normas da ABNT e da linguagem científica, além de apresentar um seminário. Os alunos deverão seguir as normas constantes do Regulamento de TC do Curso de Agronomia/ICET/CUA/UFMT.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Esta disciplina será extraordinariamente desenvolvida totalmente "on line" de forma flexibilizada devido ao contexto especial da pandemia de COVID-19 e a suspensão de atividades presenciais.

Os conceitos e informações serão disponibilizados aos alunos por meio de "Guia de Estudos" elaborado e publicado no AVA institucional

O "Guia de Estudos" tem por finalidade oferecer ao discente orientação sobre o percurso teórico e prático a ser desenvolvido nesta disciplina de maneira dialógica com o propósito de potencializar a autonomia, crítica e autoavaliação frente aos conhecimentos propostos.

Para tanto, serão realizadas as seguintes estratégias de ensino por meio de atividades e recursos educacionais a saber:
1. Acompanhamento supervisionado pelo orientador das atividades estabelecidas no projeto de pesquisa.

2. Todos os equipamentos disponíveis em laboratórios e demais dependências do Campus Universitário do Araguaia.

3. Todo o projeto deve seguir as normas da ABNT, os livros, artigos e outras publicações consultadas, bem como todas as fontes bibliográficas de potencial interesse para o desenvolvimento da pesquisa.

Avaliação

1. As atividades avaliativas serão virtuais realizadas por meio de comprovação no AVA institucional.

2. Será aplicada somente uma avaliação correspondente à apresentação do trabalho de curso por meio de documento digital (monografia) e de seminário "on line" a uma Banca examinadora composta por três membros.

3. O seminário será realizado via aplicativo de reunião a livre escolha e disponível na internete.

4. A data da apresentação e os membros da banca serão definidos em comum acordo com o orientador, respeitando os prazos para lançamento de notas (a serem estabelecidos pelo professor responsável pela disciplina).

A média semestral será obtida pela média aritmética simples das notas das quatro unidades. Será aprovado o aluno que obtiver média acima de 5,0.

Resoluções CONSEPE nº52/1994 (Regulamento de Matrícula) e nº 63/2018 (Avaliação de Aprendizagem).

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

A disciplina Trabalho de Curso será extraordinariamente realizada no semestre letivo de 2020/1 de forma flexibilizado, onde os componentes serão ofertados via Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e executados através de ações síncronas ou assíncronas (Resolução CONSEPE No. 32, de 28 de julho de 2020 - em anexo)

Sugere-se ao discente regularmente matriculado nesta disciplina que leia atentamente o Plano de Estudos (em anexo) e a Resolução CONSEPE 32/2020.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso