MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Mecânica
Curso: GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA - BACHARELADO, PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112800035   Período: 20202   Turma: AG1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: NARA CRISTINA DE SOUZA

Status: Homologado

Ementa

Medidas. Cinemática. Vetores. Leis de Newton. Aplicações das leis de Newton. Energia cinética. Trabalho. Energia potencial. Lei da conservação da energia. Centro de massa. Momento linear. Lei da conservação do momento linear. Colisões.

Justificativa

De acordo como conselho nacional de educação, CNE, e as diretrizes curriculares nacionais, DCNs, dos Cursos de Graduação em Agronomia, as disciplinas que constituem os núcleos essenciais obrigatórios são divididas em Núcleo Básicos, Núcleo de Conteúdos Profissionais Essenciais e Núcleo de Conteúdos Profissionais Específicos. O artigo 7º das DCNs, informa que os campos do Núcleo de Conteúdos Básicos são compostos das disciplinas das áreas de Matemática, Física, Química, Biologia,Estatística e Informática.

O conteúdo tratado no curso de Mecânica constitui o primeiro contato dos discentes na análise de fenômenos físicos diretamente ligados a área agraria, como por exemplo estudo dos conceitos de tração, energia e fluidos que serão aplicados na disciplina de Maquinas Agrícolas.

De acordo com a Resolução Consepe Nº 87/2020, como os componentes curriculares do semestre 2020/2 serão ofertados por meio de TIC em razão da pandemia de COVID-19, na disciplina de Mecânica serão utilizadas ferramentas assíncronas para a ministração dos conteúdos programáticos bem como ferramentas síncronas, sempre que necessário, para sanar as dúvidas quanto ao conteúdo ministrado e aos exercícios propostos. A comunicação será estabelecida pelo uso do AVA institucional. Além desta, outras ferramentas de comunicação poderão ser utilizadas, cujos registros e a comprovação dos processos de comunicação serão feitos no AVA (art. 2, §7 da Resolução Consepe Nº 87/2020).

Objetivo Geral

Capacitar os alunos a desempenhar, com segurança, as seguintes atividades:
- discutir e resolver problemas relacionados à ementa do curso.
- desenvolver a capacidade de conectar os conceitos com os fenômenos do dia-a-dia.

Objetivos Específicos

Fornecer ao aluno a capacidade de compreensão e equacionamento dos fenômenos físicos. Desenvolver no aluno, a habilidade de observação, de análise crítica e resolução dos fenômenos físicos. Dar ao aluno condições de analisar e raciocinar sobre problemas de física na área agrária.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

- disponibilização dos conteúdos no AVA referente ao conteúdo programático previsto descrito no item 1.3;
- indicação de material digital desenvolvido por IFES disponível em repositórios educacionais com licenciamento legal para uso;
- estudo dos conteúdos pelos alunos e envio de possíveis dúvidas para serem debatidas em canal criado exclusivamente para isso;

Avaliação

Segundo o art. 5º, parágrafo 1 da Resolução Consepe Nº 87/2020, as diretrizes de atividades avaliativas previstas na Resolução Consepe Nº 63/2018 ficam flexibilizadas em razão da pandemia de COVID-19.

Dessa forma, as atividades avaliativas serão realizadas no decorrer do curso por meio de resolução de listas de exercícios previamente selecionados/indicados e provas, como previsto no Guia de Estudos

As listas deverão ser postadas todas as terças feiras (sempre uma semana após ministração de conteúdo novo). A nota da avaliação será composta das notas de listas/relatórios ( NLR - listas aplicados ao final de cada capítulo e/ou relatórios) e notas de provas (NP) assim distribuídas:

30%NLR + 70%NP.

Em consonância com a Resolução CONSEPE Nº 63/2018 será considerado aprovado o discente que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco), resultante do somatório dos valores obtidos em cada avaliação.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Os alunos pertencentes a grade curricular de 2009, do curso de Agronomia/CUA, deverão realizar atividades complementares com carga horaria de no mínimo 32h para fins de requerer futuro aproveitamento da disciplina ora cursada. Tais atividades deverão ser propostas ao discente pelo gestor da disciplina, no início dela.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso