MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Metodologia e Redação Ciêntífica
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112800049   Período: 20202   Turma: AG1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 32 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 32 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: CARLOS LEANDRO RODRIGUES DOS SANTOS

Status: Homologado

Ementa

Instrumentos básicos da produção acadêmico-científico: ler; filosofar; analisar; produzir. Etapas de um trabalho acadêmico-científico e procedimentos técnico-metodológicos: levantamento bibliográfico; documentação como método de estudo individual; análise e construção de textos; apresentação de trabalhos científicos; elaboração de referências bibliográficas.

Justificativa

A Metodologia Científica, como parte de uma disciplina, estuda “os caminhos do saber". Dentre outros tipos de conhecimentos existe o científico, que é produzido por cientistas que geram conhecimento rigorosamente válido e universal; para isso, obrigatoriamente, usam princípios e normas para realização de seus trabalhos. Dada a grande abrangência das Ciências Agrárias no país, é fundamental que o Agrônomo tenha conhecimentos sobre como fazer pesquisa, ler textos científicos de forma criteriosa e aplicar procedimentos ou normas para a realização de trabalhos acadêmicos, assim como redação das comunicações dos resultados.

Objetivo Geral

Proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolver o pensar crítico sobre o processo de metodologia científica, bem como maneiras apropriadas de criar um projeto de pesquisa e de divulgar os resultados em periódicos apropriados.

Objetivos Específicos

- Despertar no estudante o interesse pela pesquisa, educando-o a pensar e raciocinar de forma crítica.
- Incentivar o estudante a ler textos científicos de forma crítica, oportunizando-o a uma melhor compreensão sobre a geração de conhecimento.
- Prover os estudantes de conhecimentos para que possam construir textos por meio da pesquisa científica e elaborar trabalhos acadêmicos usando as normas técnicas.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

ANesta disciplina, serão realizadas as seguintes estratégias de ensino por meio de atividades e recursos educacionais, a saber: Aulas expositivas a serem ministradas por parte do tempo de forma síncronas (dialogada) e/ou assíncronas por meio de mídias digitais, mediadas por ferramentas tecnológicas como WhatsApp, Zoom, Google Meet e Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional. A outra parte do tempo de aula será dedicada ao desenvolvimento conjunto de atividades relatadas a seguir.
Além das aulas expositivas síncronas e/ou assíncronas por meio de mídias digitais para a compreensão do conteúdo, haverá momentos de estudos e discussões dirigidas com total disponibilidade do professor no horário para dúvidas e orientações. Ainda, será disponibilizado aos estudantes material em formato digital (Bibliografia Básica referenciada abaixo, exclusivas para uso como recurso didático) para que o mesmo se aprofunde e aprenda os conteúdos ministrados.

Avaliação

Avaliação 1. Prova 1 teórico-escrita no AVA [NA1 = notas de 0 (zero) a 10 (dez)]
Após as Unidades 1 e 2 serem ministradas (previsão 03/08/2021).
Avaliação 2. Entrega (PDF) e Apresentação do Projeto de Pesquisa na forma de seminário ao vivo em mídias digitais (NA2 = notas de 0 a 10)
Datas a serem definidas por sorteio
Avaliação 3. Apresentação gravada da Análise Crítica de Artigo e link em plataforma (ex: YouTube) disponibilizada no grupo de Watzapp (NA3 = notas de 0 a 10)
Datas a serem definidas por sorteio

Descrição das avaliações:
A avaliação contendo questões objetivas e/ou dissertativas serão preparadas conforme ferramenta própria para a produção de questionário no AVA e será disponibilizada por tempo determinado na aba a ser criada “Avaliações”.

Para fins de apresentação do seminário e da análise crítica do artigo, o tempo será definido em função do número de alunos matriculados, que elaborará uma apresentação (de preferência em Power point) para discursar em meios digitais de forma síncrona sobre algum assunto a ser definido pelo professor.
Observações gerais sobre a apresentação do projeto de pesquisa e sobre a análise crítica de artigo:
1. Ordem das apresentações: a ser definida
2. Além da apresentação em Power point do projeto de pesquisa, o estudante deverá enviar o projeto no formato de PDF ao professor (calersantos@gmail.com) até as 23:59 h do dia da sua apresentação. Quanto á análise crítica do artigo, disponibilizar o link da apresentação gravada até o horário a ser definido.
A quem não enviar o PDF e o link conforme orientações no prazo, a nota a ser atribuída tanto ao seminário ao vivo como na análise terá 30% de redução.
3. Ao aluno que não apresentar o seminário ou a análise de artigo a nota atribuída será zero.
4. Critérios para avaliação:
4.1. Utilização adequada do tempo (tolerância +ou- 1 min)
4.2. Domínio do conteúdo e originalidade
4.3 Adequação do conteúdo apresentado ao tema proposto
4.4 Estruturação dos Slides
4.5 Criatividade

A média final (MF) será obtida de acordo com a fórmula MF = (NA1 + NA2 + NA3)/3.
Para gestão da participação dos discentes, será considerada a presença virtual por meio de interações, realização de atividades digitais e participação em encontros síncronos ou assíncronos que acontecerão no AVA institucional.
Os instrumentos avaliativos, aplicados durante todo o processo de ensino-aprendizagem, seguirão a Resolução CONSEPE n° 63/2018. As estratégias que consta neste guia de ensino foram elaboradas a partir de orientações que consta na RESOLUÇÃO CONSEPE N.° 32, DE 08 DE JULHO DE 2020, que dispõe sobre a regulamentação da flexibilização de componentes curriculares em caráter excepcional e temporário, e sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação e outros instrumentos em substituição e/ou complementação às estratégias presenciais, para o ensino de graduação no período de suspensão das atividades presenciais.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

A referência que não consta na biblioteca, com exceção de Volpato (2000), será disponibilizada aos alunos em versão digital.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso