MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Produção e Tecnologia de Sementes
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112800060   Período: 20202   Turma: AG1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 32 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: LAERCIO WANDERLEY DOS SANTOS

Status: Homologado

Ementa

Importância da semente. Formação da semente na planta. Maturação. Germinação. Dormência. Deterioração e vigor. Produção. Colheita. Secagem. Beneficiamento. Armazenamento.

Justificativa

A tecnologia de sementes é uma necessidade atual para o agronegócio. É uma disciplina de formação do acadêmico e, portanto, dependente do conhecimento de outras disciplinas, tais como: Morfologia Vegetal, Fisiologia Vegetal, Fitopatologia, Entomologia agrícola, Mecanização, etc. A suspensão das atividades presenciais e a aplicação dos conteúdos curriculares da disciplina, por meio do AVA, justifica-se devido ao risco de contaminação pelo COVIVID 19, de acordo com a Resolução CONSEPE nº 32/2020.

Objetivo Geral

Destacar a importância das sementes como insumo agrícola, sua estrutura, cuidados de produção, colheita e armazenamento, mediadas pelas Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC).

Objetivos Específicos

Desenvolver trabalhos para avaliação da qualidade de sementes de interesse econômico. Discutir a legislação específica para produção de sementes, proteção de cultivares. Ao término da disciplina o aluno será capaz de aplicar os conhecimentos em AVA.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As informações sobre as estratégias de ensino-aprendizagem, segundo os § 1º e 2º da Resolução CONSEPE 32/2020 serão efetivadas por meio do Guia de Estudos, disponibilizado no AVA da UFMT, cuja finalidade é oferecer orientações sobre o percurso a ser desenvolvido pela disciplina, de maneira dialógica, que potencialize autonomia, crítica e auto avaliação dos conhecimentos propostos. Serão realizadas atividades complementares para os alunos provenientes da grade 2009 como seminários e análise de artigos, a fim de atender as 32 horas adicionais de atividades para futuro aproveitamento de estudos na disciplina.
Serão realizadas:
1. Aulas expositivas;
2. Exposição de vídeos;
3. Discussão de artigos de pesquisa recentes relacionados a tecnologia de sementes.
4. Apresentação de relatórios com base em estudo de artigos de pesquisa com semente.

Avaliação

A flexibilização dos componentes desta disciplina se dará em caráter excepcional e temporário, sobre o desenvolvimento do ensino-aprendizagem, por meio de Tecnologia da Informação e Comunicação pelo AVA, no período de suspensão das atividades presenciais, motivada pela pandemia do COVID 19.
Serão realizadas duas avaliações, com notas variando entre zero e dez. MÉDIA FINAL = Av.1 + Av.2= N/2. A nota final para aprovação será 5,0 (cinco), de acordo com as Resoluções CONSEPE 52/94 e 63/2018.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Serão realizadas atividades complementares para os alunos provenientes da grade 2009 como seminários e análise de artigos, a fim de atender as 32 horas adicionais de atividades para futuro aproveitamento de estudos na disciplina.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso