MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Fitotecnia II
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112800068   Período: 20202   Turma: AGN
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 48 horas   Carga Horária Prática: 16 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: SIDNEI ROBERTO DE MARCHI

Status: Homologado

Ementa

Culturas do algodão, cana de açúcar e girassol. Introdução: origem, histórico e evolução. Importância socioeconômica: situação mundial, nacional e estadual. Botânica: aspectos morfológicos e fisiológicos. Melhoramento: cultivares. Clima e solo. Fenologia e Ecofisiologia. Nutrição e adubação. Sistemas de semeadura, espaçamentos e densidade. Tratos culturais: manejo de plantas daninhas, pragas e doenças. Irrigação. Colheita e pós-colheita. Secagem, beneficiamento, armazenamento e classificação. Produtos e subprodutos. Mercado e comercialização.

Justificativa

Devido ao contexto especial da pandemia de COVID-19 e a suspensão das atividades presenciais, a realização dos conteúdos da disciplina serão ofertados por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação.

A Fitotecnia II é uma disciplina de formação específica e de formação profissional e justifica-se pelo fato da disciplina abordar a ecofisiologia das principais espécies de interesse agrícola associada à preocupação de produção racional de alimentos associados à preocupações sociais e de preservação ambiental.

Objetivo Geral

Proporcionar aos alunos conhecimentos de natureza básica e aplicada sobre as técnicas de produção vegetal das culturas do algodoeiro herbáceo, girassol e cana-de-açúcar de maneira a capacitá-los no reconhecimento e diagnóstico de problemas relacionados à produção visando a adoção de medidas que resultem em maior eficiência técnico-econômica do sistema de produção vegetal

Objetivos Específicos

1. Capacitação dos alunos no reconhecimento e diagnóstico de problemas relacionados à produção.
2. Capacitação dos alunos quanto à adoção de medidas que resultem em maior eficiência técnico-econômica do sistema de produção vegetal.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Esta disciplina será extraordinariamente desenvolvida totalmente "on line" de forma flexibilizada devido ao contexto especial da pandemia de COVID-19 e a suspensão de atividades presenciais.

Os conceitos e informações serão disponibilizados aos alunos por meio de "Guia de Estudos" elaborado e publicado no AVA institucional

O "Guia de Estudos" tem por finalidade oferecer ao discente orientação sobre o percurso teórico e prático a ser desenvolvido nesta disciplina de maneira dialógica com o propósito de potencializar a autonomia, crítica e autoavaliação frente aos conhecimentos propostos.

Além disso, nesta disciplina serão realizadas as seguintes estratégias de ensino por meio de atividades e recursos educacionais a saber:
1. Slides de aulas;
2. Aulas em forma de vídeos* (síncronas ou assíncronas)
- Toda quinta-feira, será realizada a aula de forma síncrona ou assíncrona das 07:30 até 11:30h.
3. Disponibilização de links/arquivos de vídeos temáticos; * apresentação dos slides e comentário dos vídeos.

Avaliação

As atividades avaliativas serão virtuais realizadas por meio de comprovação no AVA institucional.

Em cada unidade do conteúdo programático haverá uma ou mais avaliações objetivas/digitadas individuais.
Cada discente terá duas tentativas para submeter suas avaliações resolvidas, dentro dos respectivos prazos estipulados.
A nota de cada unidade será a média aritmética simples de suas avaliações respectivas.

A média semestral será obtida pela média aritmética simples das notas das quatro unidades. Será aprovado o aluno que obtiver média acima de 5,0.

Resoluções CONSEPE nº52/1994 (Regulamento de Matrícula) e nº 63/2018 (Avaliação de Aprendizagem).

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

A disciplina Fitotecnia II será extraordinariamente realizada no semestre letivo de 2020/2 de forma flexibilizado, onde os componentes serão ofertados via Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e executados através de ações síncronas ou assíncronas (Resolução CONSEPE No. 32, de 28 de julho de 2020 - em anexo).

Os alunos pertencentes à grade curricular de 2009, do Curso de Agronomia do CUA, deverão realizar atividades complementares com carga horária de, no mínimo 32 horas para fins de requerer futuro aproveitamento da disciplina ora cursada. Tais atividades deverão ser propostas, ao discente, diretamente peço gestor da disciplina, no início dela.

Sugere-se ao discente regularmente matriculado nesta disciplina que leia atentamente o Plano de Estudos (em anexo) e a Resolução CONSEPE 32/2020.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso