MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Agroecologia
Curso: GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA - BACHARELADO, PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112800075   Período: 20202   Turma: AGN
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 32 horas   Carga Horária Prática: 16 horas   Carga Horária Total: 48 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: MILTON FERREIRA DE MORAES

Status: Homologado

Ementa

Evolução técnica das práticas agrícolas. Impactos das técnicas agrícolas sobre os recursos produtivos. Contexto dos problemas ecológicos da agricultura. Interação de fatores envolvidos no processo produtivo. Estudo de técnicas e processos produtivos poupadores de energia e recursos. Sustentabilidade ecológica da agricultura. Sistemas de produção em grandes ambientes brasileiros.

Justificativa

Os conteúdos são de suma importância para que seja possível a adequada inserção do aluno em seu futuro mercado de trabalho. É uma disciplina de formação específica e de formação profissional essencial.
Em virtude do contexto especial de pandemia de COVID-19, que resultou na suspensão das atividades presenciais, todo o conteúdo programático desta disciplina será ofertado de forma flexibilizada, fazendo-se uso das adequadas TICs (RESOLUÇÃO CONSEPE N° 32, DE 08 DE JULHO DE 2020).
A disciplina se justifica, pois segundo definição conceitual da Eco 92, “agricultura sustentável é aquela ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa, culturalmente adaptada, que se desenvolve como um processo, numa condição democrática e participativa”, o que não ocorre ainda hoje nos meios produtivos. Para o alcance da sustentabilidade em sistemas agrícolas em nível nacional, é necessário que os novos profissionais apresentem a capacidade de entenderem processos ecológicos integrados à produção agrícola, para que possam atuar como agentes modificadores do modelo atual. A prévia conscientização das problemáticas ambientais atuais advindas do setor agrícola é de suma importância para o futuro da humanidade.

Objetivo Geral

Capacitar os alunos com uma base sólida dos fundamentos da agroecologia e relacioná-la com as práticas agrícolas dos agroecossistemas, permitindo que os alunos possam escolher técnicas agrícolas no sentido de melhorar a sustentabilidade do sistema de produção.

Objetivos Específicos

1) Prover aos estudantes conhecimento sobre os fundamentos da agroecologia, tornando-os capazes de discutir conceitos sobre sua relevância para a produção agrícola e conservação do meio ambiente; 2) Capacitá-los a reconhecer as diferenças entre sistemas agroecológicos e convencionais; 3) Possibilitar aos estudantes o conhecimento de técnicas sustentáveis aplicadas à agroecossistemas.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas serão disponibilizadas aos estudantes, através do AVA institucional, incluindo textos, apresentações de Power Point com recursos de áudio e, eventualmente, também vídeo aulas, com demonstrações e explanações dos conteúdos. As referidas aulas poderão ser acessadas pelos estudantes, no momento mais oportuno para cada um, de forma assíncrona.
Além disso, poderão ocorrer encontros virtuais que permitam a interação de forma síncrona, em tempo real, entre os estudantes e professor, com o intuito de esclarecer dúvidas que por ventura vierem a surgir. Os encontros virtuais poderão ser gravados e, posteriormente, ficarão disponíveis na plataforma do AVA institucional.

Avaliação

Serão realizadas DUAS avaliações com questões objetivas e UM seminário, todos no formato virtual através da plataforma AVA institucional, até o final da disciplina. Cada discente terá duas tentativas para submeter suas avaliações resolvidas, dentro dos respectivos prazos estipulados. A média final corresponderá à média ponderada das três avaliações, com pesos iguais atribuídos a todas elas. (vide RESOLUÇÃO CONSEPE 63/2018).

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

A disciplina será flexibilizada totalmente na modalidade online, extraordinariamente.
Os alunos pertencentes à grade curricular de 2009, do Curso de Agronomia do CUA, deverão realizar atividades complementares com carga horária de, no mínimo, 16 h para fins de requerer futuro aproveitamento da disciplina ora cursada. Tais atividades deverão ser propostas, ao discente, diretamente pelo gestor da disciplina, no início dela.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso