MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: BIOFÍSICA
Curso: Graduação Em Biomedicina, Bacharelado,Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 71900006
Período: 20201
Turma: BMD
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas
Carga Horária Prática: 32 horas
Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: MADILEINE FRANCELY AMERICO
Status:
Homologado
Ementa
Transformação e conservação de Energia; Fluidodinâmica; Termodinâmica .A biofísica e os seres vivos; Biofísica Celular e Molecular; A água e sua importância biológica; Transporte e distribuição de solutos; Intercâmbio gasoso; Interação matériaenergia nos sistemas biológicos; Biofísica das Radiações e Radiobiologia. Métodos Biofísicos de Investigação.
Justificativa
A biofísica é uma disciplina interdisciplinar para explicar, à luz da física e da biologia, os conhecimentos que alicerçam a pratica das profissões ligadas à área da saúde.
Diante do contexto especial de pandemia de COVID-19 em 2020 e a suspensão de atividades presenciais, tornou-se necessária a oferta desse componente curricular com flexibilização dos processos de ensino/aprendizagem no nível superior. Nesse sentido, a disciplina de Biofísica será ofertada integralmente por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no semestre 2020-1 flexibilizado.
Objetivo Geral
Fornecer subsídios para o desenvolvimento do raciocínio e capacidade de análise crítica quanto aos mecanismos físicos envolvidos nos sistemas biológicos.
Objetivos Específicos
Biofísica de membranas
Biofísica de sistemas e Biotermologia
Métodos Biofísicos de Analise/Diagnóstico
Biofísica dos sentidos
Conteudo Programático
Tópico / Subtópico
Metodologia
Para atingir os objetivos educacionais, aluno e professor trabalharão juntos por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no AVA nas seguintes atividades:
- vídeo aulas teóricas disponibilizadas de forma assíncrona e semanal;
- aulas práticas virtuais;
- discussão de dados experimentais;
- estudos dirigidos;
- encontros síncronos para esclarecer dúvidas;
- plantão semanal de dúvidas no fórum da disciplina;
- atividades avaliativas.
Mais informações serão disponibilizadas no Guia de Estudos elaborado e publicado no AVA e nos cronogramas específicos para cada unidade.
Avaliação
O registro de ausência no diário de classe online fica dispensado, excepcionalmente, durante o período em que a oferta do componente curricular acontecer exclusivamente, por meio de TIC.
A avaliação será composta por várias atividades com pontuações diferentes dentro de cada uma das unidades, sendo que as quatro unidades terão pesos diferentes na média final.
O aluno, ao estabelecer uma média aritmética equivalente ao valor igual ou maior do que cinco (5,0) nas avaliações, estará automaticamente aprovado. A média final será regida pela seguinte relação matemática:
NF= [(média ponderada das atividades da unidade 1 x 2,8) + (média ponderada das atividades da unidade 2 x 2,2) + (média ponderada das atividades da unidade 3 x 2,8) + (média ponderada das atividades da unidade 4 x 2,2)]
RESOLUÇÃO CONSEPE N.°32, DE 08 DE JULHO DE 2020
Dispõe sobre a regulamentação da flexibilização de componentes curriculares
em carácter excepcional e temporário, e sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem por meio de TICs e outros instrumentos em substituição e/ou complementação às estratégias presenciais, para o ensino de graduação no período de suspensão das atividades presenciais.
Bibliografia
Básica
Referência
Existe na Biblioteca
Complementar
Referência
Existe na Biblioteca
Informações Adicionais
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso