MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: Jornalismo Comunitário e Regional
Curso: Graduação Em Jornalismo, Bacharelado Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 113700100
Período: 20231
Turma: COM
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Carga Horária Teórica: 64 horas
Carga Horária Prática: 0 horas
Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: JOCIENE CARLA BIANCHINI FERREIRA PEDRINI
Status:
Homologado
Ementa
Jornalismo e comunicação comunitária: concepções de teoria e prática. Comunicação, comunidade e cidadania. Mídia regional, local e comunitária frente aos processos de globalização. A territorialização, desterritorialização e (re)territoriazação das mídias. O jornalismo de proximidade e suas características. O jornalismo regional, local e comunitário nas diversas plataformas: jornal, rádio, TV e web.
Justificativa
A disciplina se justifica por ser de suma importância aos acadêmicos do curso de Jornalismo, já que no atual cenário, o mercado tem exigido profissionais não apenas nas mídias tradicionais, mas também alternativas, cidadãs e participativa. Conhecer sobre o cenário do jornalismo de proximidade, seja ele, comunitário, local ou regional, possibilita o estudante se inserir em outros universos jornalísticos para além da grande mídia, possibilitando novos horizontes acadêmicos e profissionais.
Objetivo Geral
Conhecer as nuances e caraterísticas do jornalismo comunitário, popular, alternativo, de movimentos sociais, local e regional.
Objetivos Específicos
- Saber o conceito e diferenciações entre jornalismo comunitário, popular, alternativo e de movimentos sociais;
- Conhecer sobre o jornalismo comunitária e mídia cidadã;
- Identificar o jornalismo local e regional;
- Estudar sobre o conceito de jornalismo de proximidade;
- Elaborar produto comunicacional comunitário.
Conteudo Programático
Tópico / Subtópico
Metodologia
A metodologia privilegia a condução teórica-prática com objetivo de desenvolver nos acadêmicos a capacidade crítica, analítica e prática por meio de aulas expositivas dialogadas, leituras dirigidas, rodas de conversas e trabalhos práticos.
Avaliação
A avaliação dos alunos se dará continuamente pela observação da participação em sala de aula, bem como em avaliação escrita e por sua produção em trabalhos individuais e em equipe.
As atividades avaliativas serão:
- Participação em rodas de conversas e exposição dialogadas - 0 a 10 pontos;
- Elaboração de produto comunicacional comunitário - 0 a 10 pontos em cada etapa do processo.
Bibliografia
Básica
Referência
Existe na Biblioteca
Complementar
Referência
Existe na Biblioteca
Informações Adicionais
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso