MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Jornalismo Comunitário e Regional
Curso: Graduação Em Jornalismo, Bacharelado Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 113700100   Período: 20231   Turma: COM
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: JOCIENE CARLA BIANCHINI FERREIRA PEDRINI

Status: Homologado

Ementa

Jornalismo e comunicação comunitária: concepções de teoria e prática. Comunicação, comunidade e cidadania. Mídia regional, local e comunitária frente aos processos de globalização. A territorialização, desterritorialização e (re)territoriazação das mídias. O jornalismo de proximidade e suas características. O jornalismo regional, local e comunitário nas diversas plataformas: jornal, rádio, TV e web.

Justificativa

A disciplina se justifica por ser de suma importância aos acadêmicos do curso de Jornalismo, já que no atual cenário, o mercado tem exigido profissionais não apenas nas mídias tradicionais, mas também alternativas, cidadãs e participativa. Conhecer sobre o cenário do jornalismo de proximidade, seja ele, comunitário, local ou regional, possibilita o estudante se inserir em outros universos jornalísticos para além da grande mídia, possibilitando novos horizontes acadêmicos e profissionais.

Objetivo Geral

Conhecer as nuances e caraterísticas do jornalismo comunitário, popular, alternativo, de movimentos sociais, local e regional.

Objetivos Específicos

- Saber o conceito e diferenciações entre jornalismo comunitário, popular, alternativo e de movimentos sociais; - Conhecer sobre o jornalismo comunitária e mídia cidadã; - Identificar o jornalismo local e regional; - Estudar sobre o conceito de jornalismo de proximidade; - Elaborar produto comunicacional comunitário.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

A metodologia privilegia a condução teórica-prática com objetivo de desenvolver nos acadêmicos a capacidade crítica, analítica e prática por meio de aulas expositivas dialogadas, leituras dirigidas, rodas de conversas e trabalhos práticos.

Avaliação

A avaliação dos alunos se dará continuamente pela observação da participação em sala de aula, bem como em avaliação escrita e por sua produção em trabalhos individuais e em equipe. As atividades avaliativas serão: - Participação em rodas de conversas e exposição dialogadas - 0 a 10 pontos; - Elaboração de produto comunicacional comunitário - 0 a 10 pontos em cada etapa do processo.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso