MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: PALEONTOLOGIA
Curso: LIC. PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS-CRÉDITO/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 71900027   Período: 20201   Turma: BI2
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 32 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: SILVIO CESAR OLIVEIRA COLTURATO

Status: Homologado

Ementa

Conceitos, usos, métodos e princípios de Paleontologia. Tafonomia: bioestratinomia, fossilização e preservação de estruturas biogênicas. Técnicas usadas em Paleontologia. Paleontologia e evolução: a vida no Pré-Cambriano e a vida no Fanerozóico. Paleoecologia.

Justificativa

A Paleontologia, como ciência que estuda os seres vivos do passado geológico, é imprescindível na formação do biólogo, pois permite conhecer as formas de vida que antecederam às atuais (biotas primitivas) sob vários aspectos. O conhecimento dos tipos de fósseis (restos de organismos, impressões ou moldes, e icnofósseis) é a base para a compreensão de outros aspectos. Através do estudos dos fósseis pode-se saber os tipos e as causas da morte dos organismos, bem como os restos dos organismos foram preservados (tafonomia). O registro fóssil permite a construção de uma panorama de evolução da vida na Terra (Paleontologia e evolução), além de permitir a compreensão de características físicas, químicas e biológicas dos ambientes onde viviam (paleoecologia). Outro aspecto importante diz respeito à valorização do patrimônio fóssil como um bem da União à serviço da ciência, a necessidade de se preservar jazigos fossilíferos para se ampliar o conhecimento da vida antiga, como também de se depositar material fóssil em instituições de ensino e pesquisa, museus, e congêneres.
Devido à pandemia do corona vírus (Covid-19), excepcionalmente toda a disciplina será desenvolvida de forma online através de Tecnologias da Informação e comunicação (TICs)

Objetivo Geral

Complementar a formação profissional de acadêmicos das ciências biológicas, proporcionando o conhecimento sobre os processos de preservação da vida antiga na Terra e subsídios para o estudo da paleobiogeografia, paleoecologia e evolução, além da compreensão da necessidade de preservação e conservação do patrimônio fóssil do Brasil e do mundo.

Objetivos Específicos

Os objetivos específicos estão associados à cada uma das unidades de aprendizagem, quais sejam:

Unidade 1. Introdução à paleontologia.
Fornecer ao educando a compreensão dos conceitos de paleontologia, fóssil e outros conceitos associados, dos diferentes tipos de fósseis, dos princípios e das aplicações da paleontologia.

Unidade 2. Tafonomia.
Fornecer ao educando a compreensão da dos processos bioestratinômicos e diagenéticos que se desenrolam na preservação dos organismos, na fossilização, desde a causa mortis até a exposição em superfície e coleta do fóssil.

Unidade 3. Técnicas de paleontologia.
Fornecer ao educando a compreensão de algumas das principais técnicas usadas nos trabalhos de paleontologia, de campo e de laboratório, tais como técnicas de coleta, acondicionamento, transporte dos fósseis do campo ao laboratório, bem como técnicas de separação física e química dos fósseis da rochas matriz e de classificação dos fósseis, no laboratório.

Unidade 4. Biotas primitivas.
Fornecer ao educando a compreensão das primeiras formas de vida, dos estromatólitos e dos primeiros metazoários do Pré-cambriano.

Unidade 5. Paleontologia e evolução.
Fornecer ao educando a compreensão dos conceitos evolutivos baseados no registro fóssil, bem como os pricipais aspectos evolutivos dos grandes grupos de animais: invertebrados, peixes, anfíbios, répteis e mamíferos.

Unidade 6. Paleoecologia.
Fornecer ao educando a compreensão das formas de interpretação dos parâmetros físicos, químicos e biológicos dos ambientes antigos a partir do registro fóssil, utilizando-se como exemplo ambiente marinho

Unidade 7. Paleontologia na educação básica.
Fornecer ao educando a compreensão das possibilidades de abordagens de temas de paleontologia no ensino dos níveis fundamental e médio, nas disciplinas de Ciências e Biologia, respectivamente.

Unidade 8. Práticas de campo.
Fornecer ao educando conhecimento metodológico de trabalhos de campo de paleontologia, enfatizando aspectos de segurança e de princípios éticos de preservação e conservação do patrimônio natural, e também conhecimento de museus de paleontologia do Brasil.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

A disciplina será parcialmente flexibilizada, de acordo com a Resolução Consepe n°32, de 8/7/2020.

O conteúdo a ser flexibilizado, isto é, oferecido de modo remoto, com uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) compreende um total de 64 horas, relativas à carga horária teórica e de práticas.

A transmissão do conhecimento (ensino) dos conteúdos a serem flexibilizados se dará por meio de das TIC, utilizando-se do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFMT, além de outros recursos de softwares e aplicativos de comunicação via internet, como WhatsApp.

O conteúdo fora dividido em oito Unidades de Aprendizagem (ou tópicos) assim organizados no AVA. Em cada uma das unidades o estudante terá acesso a recursos educacionais diversos, como p. exemplo: textos de apostilas, artigos, capítulos de livros, vídeo aulas, vídeo documentários, entre outros.

Além do acesso aos conteúdos disponibilizados no AVA o estudante terá a oportunidade de interagir com o docente e demais estudantes da disciplina em web conferências, utilizando-se do AVA, por meio da “ferramenta” BBB (Big Blue Button) ou de outro recurso de conferência remota, como os já citados Skype, e outros.

A partir dos recursos educacionais disponibilizados o estudante deverá realizar as atividades:

1. Leitura detida dos materiais bibliográficos disponibilizados com a elaboração de sínteses;
2. Assistir as vídeos aulas e proceder as anotações de aulas (apontamentos de palavras chaves, tópicos importantes, sínteses dos tópicos, e dúvidas);
3. Realizar pesquisas na internet em portais de confiabilidade acadêmica para aprofundamento do conhecimento acessando outros materiais relevantes que agregam conhecimento ao tópico ou unidade em estudo;
4. Realizar todos os exercícios propostos;
5. Encaminhar tarefas avaliativas nos prazos previamente definidos pelo professor;
6. Realizar as avaliações síncronas previamente agendadas

As atividades práticas de campo, presenciais, serão posteriormente realizadas em locais selecionados em razão de sua importância didática e contemplarão discussão com alunos dos aspectos técnicos a serem observados. Anotações das observações e discussões de campo deverão subsidiar a elaboração do Relatório de Campo, pelos estudantes.

Avaliação

As avaliações respeitarão ao disposto na Resolução do CONSEPE que regulamenta o processo de avaliação da aprendizagem na UFMT.

A avaliação da aprendizagem será realizada através de Tarefas Avaliativas e de Provas

As Tarefas Avaliativas (TA) consistem na execução da uma atividade ao final de cada unidade de aprendizagem, a ser entregue pelo estudante no prazo de término da unidade, previsto na Tabela do item 1.3 deste Guia de Estudos. Ao todo serão oito unidades de aprendizagem e oito tarefas, sendo que as sete primeiras, correspondentes às unidades de aprendizagem, têm valor de até 0,5 ponto. A TA relativa aos Trabalhos de campo terá valor de até 1,5 pontos. Ao final, o estudante poderá alcançar até 5,0 (cinco) pontos do valor total das TA.

As Provas (PR) serão realizadas em dia e horários da disciplina, de modo remoto, onde o estudante deverá realizá-la no intervalo de tempo relativamente curto, não superior ao equivalente à quatro aulas consecutivas ou quatro horas. Ambas as provas terão valor máximo de 2,5 (dois vírgula cinco) pontos. Ao final o estudante poderá alcanças até 5,0 (cinco) pontos do valor total da nota das Provas.

A Média Final da disciplina será dada pela somatória das notas alcançadas nas tarefas avaliativas e nas provas, como segue:

MF = (TA1+TA2+TA3+TA4+TA5+TA6+TA7+TA8) + (PR1+PR2)

A avaliação da frequência se dará pela presença nas web-conferências e na participação nos fóruns das unidades de aprendizagem.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso