MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: Instrumentação para o Ensino de Biologia
Curso: LIC. PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS-CRÉDITO/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400304
Período: 20211
Turma: BIO
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 96 horas
Carga Horária Prática: 0 horas
Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: AYANE DE SOUZA PAIVA
Status:
Homologado
Ementa
Construção de recursos didáticos em sala de aula e execução e avaliação de atividades de ensino-aprendizagem no Ensino Médio.
Justificativa
A formação de professoras/es requer o domínio de conhecimentos específicos da sua área e conhecimentos pedagógicos. Como parte da formação da área pedagógica, esse componente curricular se justifica por explorar a aprendizagem de conhecimentos, técnicas e valores ligados ao ensino de biologia. Nesse sentido, permite articular conhecimentos construídos na área de Biologia aos da área de Ensino de Biologia, favorecendo uma visão crítica sobre o ensino de biologia no contexto nacional em seus aspectos históricos, epistemológicos, axiológicos, teórico-metodológicos e políticos. Conteúdos como história do ensino de biologia, conceitualismo, interdisciplinaridade, concepções de ciência e de cientista em livros didáticos de biologia, pensamento crítico versus pensamento superficial, dialogicidade, debates para o desenvolvimento de habilidades argumentativas, questões sociocientíficas, aprendizagem de Biologia planejada por meio de conteúdos Conceituais, Procedimentais e Atitudinais, Biologia Humanizada e Pedagogia do oprimido, são relevantes para instrumentalizar professoras/es a elaborar, executar e avaliar intervenções de ensino de biologia, visando formar estudantes com responsabilidade social, capacidades argumentativas e pensamento crítico.
A disciplina tem sua carga horária total de Prática como Componente Curricular. Ademais, cabe ressaltar que este componente curricular está sendo ofertado de modo remoto, atendendo à flexibilização de ensino implementada por conta da pandemia de COVID-19 e respaldada pela Resolução CONSEPE n.° 32, de 08 de julho de 2020. A referida resolução dispõe sobre a regulamentação da flexibilização de componentes curriculares, em caráter excepcional e temporário, e sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação e outros instrumentos em substituição e/ou complementação às estratégias presenciais, para o ensino de graduação no período de suspensão das atividades presenciais. Assim, justifica-se o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nesse contexto peculiar de pandemia de COVID-19, dada a necessidade de distanciamento social para prevenção do contágio da doença.
Objetivo Geral
Compreender elementos históricos, epistemológicos, axiológicos, teórico-metodológicos e políticos do ensino de Biologia, bem como analisar abordagens e metodologias de ensino críticas, interdisciplinares e investigativas, a fim de elaborar conhecimentos e práticas para desenvolver propostas de ensino de Biologia adequadas aos contextos socioculturais locais e com perspectiva crítico-transformadora.
Objetivos Específicos
Objetivos de aprendizagem conceituais:
• Conhecer questões históricas do ensino de biologia no Brasil;
• Analisar criticamente a história do passado e do tempo presente no que se refere às abordagens didáticas em biologia;
• Compreender a problemática do conceitualismo no ensino de Biologia;
• Reconhecer formas disciplinar e interdisciplinar de ensinar biologia;
• Analisar criticamente as concepções de ciência e de cientistas em livros didáticos de biologia;
• Compreender as características do pensamento crítico e sua relevância no processo de ensino e aprendizagem de biologia;
• Compreender a relevância pedagógica do diálogo no processo de ensino de biologia;
• Compreender o debate como estratégia de ensino potencial para desenvolver habilidades argumentativas;
• Conhecer a estrutura de Toulmin para elaborar e identificar argumentos lógicos;
• Compreender o trabalho com Questões Sociocientíficas como possibilidade de ensino crítico de biologia;
• Compreender a organização de conteúdos em dimensões Conceitual, Procedimental e Atitudinal para planejar, executar, interpretar e avaliar intervenções de ensino.
• Analisar pressupostos éticos, teóricos e metodológicos de uma biologia humanizada;
• Compreender elementos teórico-metodológicos da pedagogia do oprimido de Paulo Freire como possibilidade para o ensino de biologia crítico-transformador.
Objetivos de aprendizagem procedimentais:
• Relacionar a Educação Tradicional-Tecnicista com a realidade do ensino de biologia atual;
• Debater sobre a relevância da interdisciplinaridade para o ensino de biologia;
• Comparar o pensamento superficial e o pensamento crítico;
• Elaborar argumentos lógicos para defender determinadas perspectivas do ensino de biologia;
• Identificar características das intervenções baseadas em Questões Sociocientíficas para o ensino de Biologia;
• Discutir sobre as relações entre as temáticas corpo, gênero e diversidade sexual com o ensino de biologia;
• Relacionar a história de Henrietta Lacks com o ensino crítico de biologia celular;
• Articular o ensino de genética à educação em direitos humanos;
• Elaborar planejamento de intervenção de ensino crítico de biologia e executar por meio de dupla conceitualização.
Objetivos de aprendizagem atitudinais:
• Trabalhar em equipe e respeitar diferentes pontos de vista;
• Refletir sobre o trabalho docente como um processo individual e coletivo;
• Desenvolver um entendimento da dimensão ético-política presente no ensino crítico de biologia.
Metodologia
As estratégias de ensino e de aprendizagem aqui elencadas serão efetivadas por meio de mediação tecnológica, de modo a atender à flexibilização de ensino implementada por conta da pandemia de COVID-19 e respaldada pela Resolução CONSEPE n.° 32, de 08 de julho de 2020. Nesse componente curricular, realizaremos atividades síncronas e assíncronas, buscando ampliar as possibilidades de participação de todas/os as/os estudantes. Abaixo são apresentados tópicos das ações metodológicas que serão desenvolvidas, nas quais há ações de ensino e ações que se espera que a/o estudante realize para aprender, são elas:
• Leitura do Guia de Estudos;
• Participação em encontros síncronos para diálogos e para as seguintes aulas: “O ensino de Biologia no Brasil: uma abordagem histórico-contextual”; “Qual o papel do debate no ensino de biologia?”; “Dialogicidade no ensino de Biologia”; “Ensino de Biologia baseado em Questões Sociocientíficas”; “Planejamento como necessidade na prática do docente de biologia”; “Aprendizagem de Biologia planejada por meio de conteúdos Conceituais, Procedimentais e Atitudinais” e “Modelo de Toulmin e a argumentação no ensino de biologia”;
• Participação de encontro síncrono para debate sobre Pensamento Crítico no Ensino de Biologia e sobre o modelo de Toulmin para elaborar e identificar argumentos lógicos;
• Leitura dos artigos científicos, capítulos de livros e slides disponibilizados no AVA;
• Análise de vídeos curtos que versam sobre fragmentação do conhecimento e do ensino: “Legendagem: Mudanças para se trabalhar com Interdisciplinaridade”, “Legendagem: Inter, Pluri, Multi e Transdisciplinaridade”, “Legendagem Histórico da Interdisciplinaridade”, “Cartesianismo, filme Ponto de Mutação” e “Ponto de Mutação: conexão e interdependência”, disponíveis no YouTube, e também disponibilizados no AVA.
• Análise de palestra “Educação em Ciências e Direitos Humanos”, do prof. Roberto Dalmo, e do vídeo “Pensadores na Educação: Paulo Freire e a educação para mudar o mundo”, disponíveis no YouTube, e também disponibilizados no AVA;
• Apresentação de Seminários Biologia Humanizada;
• Elaboração de planejamento de ensino e execução de dupla conceitualização da proposta;
• Participação em debates em fóruns crítico-reflexivos no AVA;
• Elaboração de quadro comparativo sobre elementos teórico-metodológicos estudados;
• Participação de encontros síncronos para realização de atividades e diálogos ampliados;
• Participação de encontro síncrono para sistematização de conceitos, ideias e práticas que foram dialogados durante a disciplina.
Avaliação
Serão utilizados diferentes instrumentos e meios de avaliação, a fim de desenvolver habilidades distintas, sendo eles:
Unidade I:
• Participação em debate no fórum “O que podemos aprender da história do ensino de biologia para atuar no presente e escrever o futuro?”;
• Apresentação de um quadro comparativo com características e abordagens de ensino interdisciplinar e disciplinar;
• Texto dissertativo-argumentativo sobre análise crítica de unidade de livro didático de biologia, seguindo normas da ABNT.
Unidade II:
• Participação em debate no fórum “Dialogicidade e debates no ensino de biologia”;
• Elaboração de argumentos utilizando o modelo de Toulmin.
Unidade III:
• Elaborar, em grupos, um planejamento de intervenção de ensino crítico de biologia;
• Executar o planejamento por meio de dupla conceitualização, por meio de encontro síncrono, com alternativa de realização de postagem de slides narrados no AVA.
Unidade IV:
• Participação em debate no fórum “Educação em Biologia e Direitos Humanos: é possível uma Biologia Humanizada e anti-opressiva?”;
• Apresentação de Seminário Biologia Humanizada, por meio de encontro síncrono, com alternativa de realização de postagem de slides narrados no AVA.
Todas as atividades avaliativas serão realizadas e/ou postadas no AVA, e mesmo as atividades síncronas poderão ser postadas no AVA. Cada atividade valerá dez pontos, de modo que será calculada uma média aritmética para cada unidade de aprendizagem. A partir da média de cada unidade, será calculada uma média aritmética simples que resultará na nota final. Todas as atividades avaliativas terão o mesmo peso, pois têm a mesma relevância formativa. O requisito para aprovação será a média igual ou superior a 5. Não haverá prova final.
As avaliações atenderão às seguintes resoluções:
RESOLUÇÃO CONSEPE N.° 87, DE 08 DE JULHO DE 2020.
RESOLUÇÃO CONSEPE N. 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018.
RESOLUÇAO CONSEPE N. 26, DE 25 DE MARÇO DE 2019.
Bibliografia
Básica
Referência
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Existe na Biblioteca
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Complementar
Referência
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Existe na Biblioteca
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Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso