MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Instrumentação para o Ensino de Biologia
Curso: LIC. PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS-CRÉDITO/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400304   Período: 20211   Turma: BIO
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 96 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: AYANE DE SOUZA PAIVA

Status: Homologado

Ementa

Construção de recursos didáticos em sala de aula e execução e avaliação de atividades de ensino-aprendizagem no Ensino Médio.

Justificativa

A formação de professoras/es requer o domínio de conhecimentos específicos da sua área e conhecimentos pedagógicos. Como parte da formação da área pedagógica, esse componente curricular se justifica por explorar a aprendizagem de conhecimentos, técnicas e valores ligados ao ensino de biologia. Nesse sentido, permite articular conhecimentos construídos na área de Biologia aos da área de Ensino de Biologia, favorecendo uma visão crítica sobre o ensino de biologia no contexto nacional em seus aspectos históricos, epistemológicos, axiológicos, teórico-metodológicos e políticos. Conteúdos como história do ensino de biologia, conceitualismo, interdisciplinaridade, concepções de ciência e de cientista em livros didáticos de biologia, pensamento crítico versus pensamento superficial, dialogicidade, debates para o desenvolvimento de habilidades argumentativas, questões sociocientíficas, aprendizagem de Biologia planejada por meio de conteúdos Conceituais, Procedimentais e Atitudinais, Biologia Humanizada e Pedagogia do oprimido, são relevantes para instrumentalizar professoras/es a elaborar, executar e avaliar intervenções de ensino de biologia, visando formar estudantes com responsabilidade social, capacidades argumentativas e pensamento crítico.
A disciplina tem sua carga horária total de Prática como Componente Curricular. Ademais, cabe ressaltar que este componente curricular está sendo ofertado de modo remoto, atendendo à flexibilização de ensino implementada por conta da pandemia de COVID-19 e respaldada pela Resolução CONSEPE n.° 32, de 08 de julho de 2020. A referida resolução dispõe sobre a regulamentação da flexibilização de componentes curriculares, em caráter excepcional e temporário, e sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação e outros instrumentos em substituição e/ou complementação às estratégias presenciais, para o ensino de graduação no período de suspensão das atividades presenciais. Assim, justifica-se o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nesse contexto peculiar de pandemia de COVID-19, dada a necessidade de distanciamento social para prevenção do contágio da doença.

Objetivo Geral

Compreender elementos históricos, epistemológicos, axiológicos, teórico-metodológicos e políticos do ensino de Biologia, bem como analisar abordagens e metodologias de ensino críticas, interdisciplinares e investigativas, a fim de elaborar conhecimentos e práticas para desenvolver propostas de ensino de Biologia adequadas aos contextos socioculturais locais e com perspectiva crítico-transformadora.

Objetivos Específicos

Objetivos de aprendizagem conceituais:

• Conhecer questões históricas do ensino de biologia no Brasil;
• Analisar criticamente a história do passado e do tempo presente no que se refere às abordagens didáticas em biologia;
• Compreender a problemática do conceitualismo no ensino de Biologia;
• Reconhecer formas disciplinar e interdisciplinar de ensinar biologia;
• Analisar criticamente as concepções de ciência e de cientistas em livros didáticos de biologia;
• Compreender as características do pensamento crítico e sua relevância no processo de ensino e aprendizagem de biologia;
• Compreender a relevância pedagógica do diálogo no processo de ensino de biologia;
• Compreender o debate como estratégia de ensino potencial para desenvolver habilidades argumentativas;
• Conhecer a estrutura de Toulmin para elaborar e identificar argumentos lógicos;
• Compreender o trabalho com Questões Sociocientíficas como possibilidade de ensino crítico de biologia;
• Compreender a organização de conteúdos em dimensões Conceitual, Procedimental e Atitudinal para planejar, executar, interpretar e avaliar intervenções de ensino.
• Analisar pressupostos éticos, teóricos e metodológicos de uma biologia humanizada;
• Compreender elementos teórico-metodológicos da pedagogia do oprimido de Paulo Freire como possibilidade para o ensino de biologia crítico-transformador.

Objetivos de aprendizagem procedimentais:


• Relacionar a Educação Tradicional-Tecnicista com a realidade do ensino de biologia atual;
• Debater sobre a relevância da interdisciplinaridade para o ensino de biologia;
• Comparar o pensamento superficial e o pensamento crítico;
• Elaborar argumentos lógicos para defender determinadas perspectivas do ensino de biologia;
• Identificar características das intervenções baseadas em Questões Sociocientíficas para o ensino de Biologia;
• Discutir sobre as relações entre as temáticas corpo, gênero e diversidade sexual com o ensino de biologia;
• Relacionar a história de Henrietta Lacks com o ensino crítico de biologia celular;
• Articular o ensino de genética à educação em direitos humanos;
• Elaborar planejamento de intervenção de ensino crítico de biologia e executar por meio de dupla conceitualização.

Objetivos de aprendizagem atitudinais:

• Trabalhar em equipe e respeitar diferentes pontos de vista;
• Refletir sobre o trabalho docente como um processo individual e coletivo;
• Desenvolver um entendimento da dimensão ético-política presente no ensino crítico de biologia.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As estratégias de ensino e de aprendizagem aqui elencadas serão efetivadas por meio de mediação tecnológica, de modo a atender à flexibilização de ensino implementada por conta da pandemia de COVID-19 e respaldada pela Resolução CONSEPE n.° 32, de 08 de julho de 2020. Nesse componente curricular, realizaremos atividades síncronas e assíncronas, buscando ampliar as possibilidades de participação de todas/os as/os estudantes. Abaixo são apresentados tópicos das ações metodológicas que serão desenvolvidas, nas quais há ações de ensino e ações que se espera que a/o estudante realize para aprender, são elas:

• Leitura do Guia de Estudos;
• Participação em encontros síncronos para diálogos e para as seguintes aulas: “O ensino de Biologia no Brasil: uma abordagem histórico-contextual”; “Qual o papel do debate no ensino de biologia?”; “Dialogicidade no ensino de Biologia”; “Ensino de Biologia baseado em Questões Sociocientíficas”; “Planejamento como necessidade na prática do docente de biologia”; “Aprendizagem de Biologia planejada por meio de conteúdos Conceituais, Procedimentais e Atitudinais” e “Modelo de Toulmin e a argumentação no ensino de biologia”;
• Participação de encontro síncrono para debate sobre Pensamento Crítico no Ensino de Biologia e sobre o modelo de Toulmin para elaborar e identificar argumentos lógicos;
• Leitura dos artigos científicos, capítulos de livros e slides disponibilizados no AVA;
• Análise de vídeos curtos que versam sobre fragmentação do conhecimento e do ensino: “Legendagem: Mudanças para se trabalhar com Interdisciplinaridade”, “Legendagem: Inter, Pluri, Multi e Transdisciplinaridade”, “Legendagem Histórico da Interdisciplinaridade”, “Cartesianismo, filme Ponto de Mutação” e “Ponto de Mutação: conexão e interdependência”, disponíveis no YouTube, e também disponibilizados no AVA.
• Análise de palestra “Educação em Ciências e Direitos Humanos”, do prof. Roberto Dalmo, e do vídeo “Pensadores na Educação: Paulo Freire e a educação para mudar o mundo”, disponíveis no YouTube, e também disponibilizados no AVA;
• Apresentação de Seminários Biologia Humanizada;
• Elaboração de planejamento de ensino e execução de dupla conceitualização da proposta;
• Participação em debates em fóruns crítico-reflexivos no AVA;
• Elaboração de quadro comparativo sobre elementos teórico-metodológicos estudados;
• Participação de encontros síncronos para realização de atividades e diálogos ampliados;
• Participação de encontro síncrono para sistematização de conceitos, ideias e práticas que foram dialogados durante a disciplina.

Avaliação

Serão utilizados diferentes instrumentos e meios de avaliação, a fim de desenvolver habilidades distintas, sendo eles:

Unidade I:

• Participação em debate no fórum “O que podemos aprender da história do ensino de biologia para atuar no presente e escrever o futuro?”;
• Apresentação de um quadro comparativo com características e abordagens de ensino interdisciplinar e disciplinar;
• Texto dissertativo-argumentativo sobre análise crítica de unidade de livro didático de biologia, seguindo normas da ABNT.

Unidade II:

• Participação em debate no fórum “Dialogicidade e debates no ensino de biologia”;
• Elaboração de argumentos utilizando o modelo de Toulmin.


Unidade III:

• Elaborar, em grupos, um planejamento de intervenção de ensino crítico de biologia;
• Executar o planejamento por meio de dupla conceitualização, por meio de encontro síncrono, com alternativa de realização de postagem de slides narrados no AVA.

Unidade IV:

• Participação em debate no fórum “Educação em Biologia e Direitos Humanos: é possível uma Biologia Humanizada e anti-opressiva?”;
• Apresentação de Seminário Biologia Humanizada, por meio de encontro síncrono, com alternativa de realização de postagem de slides narrados no AVA.



Todas as atividades avaliativas serão realizadas e/ou postadas no AVA, e mesmo as atividades síncronas poderão ser postadas no AVA. Cada atividade valerá dez pontos, de modo que será calculada uma média aritmética para cada unidade de aprendizagem. A partir da média de cada unidade, será calculada uma média aritmética simples que resultará na nota final. Todas as atividades avaliativas terão o mesmo peso, pois têm a mesma relevância formativa. O requisito para aprovação será a média igual ou superior a 5. Não haverá prova final.

As avaliações atenderão às seguintes resoluções:

RESOLUÇÃO CONSEPE N.° 87, DE 08 DE JULHO DE 2020.
RESOLUÇÃO CONSEPE N. 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018.
RESOLUÇAO CONSEPE N. 26, DE 25 DE MARÇO DE 2019.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso