MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Curso: Graduação Em Letras, Licenciatura - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 113401234
Período: 20201
Turma: LET
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Carga Horária Teórica: 64 horas
Carga Horária Prática: 0 horas
Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ODORICO FERREIRA CARDOSO NETO
Status:
Homologado
Ementa
Objeto de estudo da filosofia e o método filosófico. Contexto histórico do surgimento e da formação do pensamento filosófico: Mito, senso comum, conhecimento sensível, inteligível e metafísico. A problemática da Filosofia e a produção do conhecimento. Relação entre epistemologia e filosofia. Importância dos grandes filósofos para o desenvolvimento da Ciência Moderna.
Justificativa
Antes de mais nada é preciso justificar que o Plano de Ensino foi adaptado à Resolução Nº 87 de 17/12/2020 que dispõe sobre a regulamentação da flexibilização de componentes curriculares em caráter excepcional e temporário e sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem por meio de tecnologias da informação e comunicação e outros instrumentos em substituição e/ou complementação às estratégias presenciais, para o ensino de graduação no período de suspensão das atividades presenciais. ensino remoto.
Feito o devido esclarecimento, a proposta do Curso de Letras ao oferecer o componente curricular INTRODUÇÃO À FILOSOFIA é preparar os estudantes para indagarem sobre a natureza da atividade filosófica, é investigação do cotidiano, é tarefa que requer lançar perguntas difíceis a respeito de ideias que são presumidamente evidentes e verdadeiras. O propósito de levantar dúvidas “não é o de criar céticos e assolar a fé dos seres humanos, e sim, o de assegurar que as nossas crenças sejam baseadas na verdade e que sejam, à medida do possível, sensatas”.
A justificativa pressupõe que noss@s acadêmic@s busquem a verdade, rejeitem o erro e a inverdade. A Filosofia objetiva o desenvolvimento de um retrato confiável e produtivo da realidade, que produza muito esforço para explicitar os pressupostos teóricos e políticos do ato de pensar, transformar, conhecer, reconhecer, emancipar e dimensionar nossa trajetória em busca do justo, da justiça, da vida boa, do que somos e queremos ser.
Objetivo Geral
Analisar o processo de reflexão sobre o homem enquanto ser relacional na natureza, na sociedade, seu modo de ser no mundo, tendo a crise como condição do pensar.
Objetivos Específicos
1. Construir um conceito e definição de filosofia;
2. Compreender o objeto de estudo da filosofia e suas divisões;
3. Caracterizar a origem e importância da filosofia no mundo contemporâneo;
4. Descrever as principais características da reflexão filosófica;
5. Estabelecer uma relação entre a filosofia e o contexto histórico, social e político de cada período da história da filosofia;
6. Identificar a origem das principais ideias que permeiam a cultura ocidental;
7. Empregar o uso do verbo filosofar na Pós-modernidade;
8. Reconhecer a importância do pensar racional como também os limites da razão;
9. Diferenciar o pensamento filosófico do científico, como demonstrar o caráter relacional de ambos.
Metodologia
A metodologia foi adaptada à Resolução Nº 87 de 17/12/2020 que dispõe sobre a regulamentação da flexibilização de componentes curriculares em caráter excepcional e temporário e sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem por meio de tecnologias da informação e comunicação e outros instrumentos em substituição e/ou complementação às estratégias presenciais, para o ensino de graduação no período de suspensão das atividades presenciais. ensino remoto.
7) RECURSOS
Aulas expositivas e dialogadas de forma interativa;
Textos reflexivos;
Filme;
Leitura de um livro pertinente;
Trabalhos extra-classe;
Leitura e discussão por temáticas;
O uso da criatividade na apresentação de trabalhos;
Debates;
Mesa-redonda;
Seminários
Avaliação
O processo avaliativo foi adaptado à Resolução Nº 87 de 17/12/2020 que dispõe sobre a regulamentação da flexibilização de componentes curriculares em caráter excepcional e temporário e sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem por meio de tecnologias da informação e comunicação e outros instrumentos em substituição e/ou complementação às estratégias presenciais, para o ensino de graduação no período de suspensão das atividades presenciais. ensino remoto. Todo o processo de avaliação está organizado no que tange ao guia de estudos apresentado para o desenvolvimento de todo o processo avaliativo.
O rendimento do acadêmic@ será avaliado através de:
a) sua participação nas discussões em sala de aula;
b) um seminário a ser apresentado virtualmente;
c) um trabalho individual escrito sobre um dos tópicos do curso (e que pode ser sobre o mesmo tópico do seminário apresentado).
O critério preponderante que será aplicado na avaliação é o da capacidade de argumentação dos alunos. Isto significa que os alunos serão avaliados não tanto em função de teses que proponham, de pontos de vista que apresentem, mas sim em função de como argumentam a favor dessas teses e de como justificam esses pontos de vista.
Argumentação e justificação envolvem aspectos lógicos (coerência, validade formal de raciocínio, etc), aspectos epistemológicos (apelo à evidência, por exemplo), bem como outros aspectos, como, por exemplo, clareza conceitual, que é inseparável de domínio eficiente da linguagem.
Bibliografia
Básica
Referência
|
Existe na Biblioteca
|
Complementar
Referência
|
Existe na Biblioteca
|
Informações Adicionais
LIVROS A SEREM ANALISADOS:
ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência. Introdução ao jogo e suas regras. 10 ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
SELL, Sérgio. História da filosofia I. Palhoça: Unisul Virtual, 2008.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia. Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 1998.
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso