MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: ENSINO E SUAS TECNOLOGIAS
Curso: Graduação Em Letras, Licenciatura - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 113401260
Período: 20202
Turma: LET
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Carga Horária Teórica: 32 horas
Carga Horária Prática: 32 horas
Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: LENNIE ARYETE DIAS PEREIRA BERTOQUE
Status:
Homologado
Ementa
As novas tecnologias da comunicação e informação (TIC´s) e suas aplicações na educação. A formação de professores e o uso das novas tecnologias em sala de aula. A utilização das mídias como instrumento didático-pedagógico: suas plataformas, linguagens e especificidades. O uso de plataformas digitais como ferramenta do processo de ensino e aprendizagem. Elaboração de materiais didático-pedagógicos para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura.
Justificativa
Conforme consta no PPC do Curso de Letras, a importância dessa disciplina se deve à necessidade de reforçar e auxiliar o profissional de Letras com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino de Língua e de Literatura para abordar as questões relacionadas ao ensino e suas tecnologias, considerando-se o equilíbrio entre o texto real (impresso) e o virtual, entre o clássico e o moderno, entre o ambiente escolar e o ambiente virtual de aprendizagem e fundamentando na discussão das políticas educacionais e as novas tecnologias.
Considerando-se o período de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, que vivemos, essa discussão se mostra muito mais necessária, tendo em vista que as aulas na Educação Básica e Superior estão ocorrendo por Ensino à Distância (EaD), por meio de plataformas on-line.
Este componente curricular se fundamentará na Resolução Consepe-UFMT n. 87, de 17 de dezembro de 2020.
Objetivo Geral
O objetivo dessa disciplina é apresentar aos acadêmicos os usos gerais das ferramentas tecnológicas, desde o livro aos softwares educacionais, a fim de que eles utilizem esses recursos com os estudantes na escola.
Objetivos Específicos
I - em nível de conhecimento:
a) compreender o que é tecnologia dentro da área do ensino de Língua Portuguesa;
b) compreender como as ferramentas tecnológicas podem ser usadas no ensino de Língua e Literatura;
II - em nível de aplicação:
a) formatar, criar e organizar ferramentas como fanpage, site, banner, PDF animado, Slides Prezi, VoxVote, Edupulse, planejamento de aulas no Programa OBS (Open Broadcaster Software) e Plataforma Nearpod etc. para o ensino de Língua e de Literatura;
III - em nível de solução de problemas:
a) desenvolver estratégias para levar essas ferramentas para a escola, considerando o que é necessário para o estudante do Ensino Básico aprender.
Metodologia
A metodologia deste componente curricular se baseia na Resolução Consepe-UFMT n. 87, de 17 de dezembro de 2020.
Para o processo de construção do conhecimento, serão realizadas:
- aulas expositivas e dialogadas;
- atividades práticas com uso de tecnologias para o ensino (em grupo e individuais); e
- retomada de conteúdos vistos na disciplina, durante o estudo das unidades posteriores.
Avaliação
O Processo de Avaliação, nesta disciplina, seguirá a Resolução Consepe-UFMT n. 87, de 17 de dezembro de 2020, que flexibiliza as diretrizes de atividades avaliativas presenciais que constam na Resolução Consepe n. 63, de 24 de setembro de 2018, que dispõe sobre regulamento da avaliação da aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.
As atividades de Prática de Disciplina (PD) serão entregues por meio da Plataforma AVA e as atividades de Seminários/Debate serão apresentadas em aulas síncronas, em data especificada em cada atividade (todas as atividades terão data limite para entrega/apresentação). Em situações excepcionais, avaliaremos dilação de prazo.
Os critérios de avaliação serão apresentados na proposição de cada avaliação, juntamente, com o valor e peso da atividade, quando se tratar de avaliação somativa.
Atividades avaliativas:
- Apresentar Seminário (avaliação formativa e somativa 10,0 peso 2).
- Criar fanpage ou site (avaliação formativa e somativa 10,0 peso 1).
- Ministrar aula (Língua ou Literatura) no Programa OBS (Open Broadcaster Software) (avaliação formativa e somativa 10,0 peso 2).
Havendo necessidade, as atividades poderão ser alteradas.
Bibliografia
Básica
Referência
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Existe na Biblioteca
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Complementar
Referência
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Existe na Biblioteca
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Informações Adicionais
I - Requisitos para participar da disciplina:
As aulas, em sua maioria, serão apresentadas de forma síncrona. Somente as atividades de Prática de Disciplina (PD) serão, em parte, realizadas de forma assíncronas. Portanto, o(a) acadêmico(a) precisa ter disponibilidade para assistir as aulas síncronas que não serão gravadas.
II – Orientações
A disciplina será realizada, completamente, on-line, considerando-se o período de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Assim, este componente será realizado com base na Resolução Consepe-UFMT n. 87, de 17 de dezembro de 2020.
Recomendamos a todos(as) os(as) estudantes lerem o Guia de Estudos e o Plano de Ensino que irá orientá-los(as), a fim de se organizarem para um aproveitamento mais significativo deste componente curricular. Ressaltamos que as atividades da Unidade I e II serão estudadas alternadamente e não linearmente.
Recomendamos, também, o acompanhamento das atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e demais Plataformas de ensino que utilizaremos, conforme cronograma da disciplina.
III - Estratégias de comunicação
Para o desenvolvimento das ações neste componente curricular, faremos uso dos seguintes recursos:
- Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no qual são disponibilizados vários recursos e links a plataformas e sites externos;
- Plataformas virtuais (Google Meet e Jitsi Meet);
- Plataforma Prezi;
- Programa OBS (Open Broadcaster Software);
- Power-Point e Canva;
- Plataforma VoxVote;
- Plataforma Edupulse;
- Plataforma Nearpod; e
- Aplicativo WhatsApp (grupo).
1 - Plataformas para aulas síncronas:
As aulas síncronas (não serão gravadas) e ocorrerão por meio da Plataforma Google Meet ou da Plataforma Jitsi Meet. Apenas as atividades de Prática de Disciplina (PD) serão assíncronas.
Dentre as duas plataformas de vídeo supracitadas, somente para o acesso à Plataforma Jitsi Meet será necessário usar senha de entrada, a saber: tecLET2.
Em cada aula, será informada pelo mural de avisos, qual será a plataforma de acesso. Havendo necessidade (indisposição de algum recurso ou do sistema usado), a aula poderá ser transferida de plataforma, a fim de prosseguir com as aulas.
- Para acessar a Plataforma Google Meet, por meio de computador ou notebook, basta acessar o link e solicitar a participação a partir de um e-mail; e, para acessar pelo celular, é necessário baixar o aplicativo da plataforma.
- Para acessar a Plataforma Jitsi Meet, por meio de computador ou notebook, basta acessar o link e entrar na sala ETec2020-2, usando a senha tecLET2; e, para acessar pelo celular, é necessário baixar o aplicativo da plataforma.
2 - Plataformas para atividades assíncronas:
As atividades de Prática de Disciplina (PD) serão realizadas de modo assíncrono, sendo enviadas por meio do AVA ou apresentadas nas aulas síncronas, conforme estabelecido em cada proposta.
3 - Grupo no WhatsApp
No grupo da disciplina no aplicativo WhatsApp, Ens. Tecnologias (2020-2), serão repassadas algumas informações, referentes às aulas - o objetivo exclusivo do grupo é repassar informações da disciplina.
Link:
4 - E-mail para contato
Caso necessitem, segue também meu contato de e-mail: lenniebertoque@ufmt.br
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso