MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: MECÂNICA
Curso: BACHARELADO EM ENGENHARIA DE ALIMENTO - CRÉDITO/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 72100029   Período: 20181   Turma: EA2
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ROSANGELA BORGES PEREIRA

Status: Homologado

Ementa

Cinemática. Velocidade e aceleração escalares e vetoriais. Leis de Newton. Forças básicas da natureza. Leis de conservação. Trabalho e energia. Colisões e momento angular. Oscilações livres, amortecidas e forçadas. Introdução à Mecânica dos Fluidos. Estática dos fluidos.

Justificativa

A disciplina de Mecânica é fundamental para os cursos de Engenharias por ser uma área da Ciência que estabelece modelos que buscam descrever a natureza através de leis que definem conceitos e relações entre conceitos, permitindo assim a previsão de fenômenos naturais. Tais conhecimentos permitem o planejamento de projetos ou investigações acerca de acontecimentos naturais que possibilitam o desenvolvimento da engenharia e da tecnologia.

Objetivo Geral

Desenvolver situações de ensino que possibilitem aos alunos a compreensão da Mecânica Básica e a capacidade de prever acontecimentos naturais e resolver problemas relacionados.

Objetivos Específicos

Ao longo do curso os alunos deverão desenvolver as seguintes capacidades:
- Compreender os conceitos e leis básicas da Mecânica de partículas e corpos rígidos sendo capazes de relaciona-las a realidade.
- Compreender a Física como Ciência que estabelece modelos sobre eventos naturais observados, os quais permitiram o desenvolvimento da engenharia e tecnologia. Que ela não é acabada e exata, mas simplesmente uma interpretação limitada pelo próprio referencial em que a humanidade se encontra.
- Dominar as técnicas de manuseio de alguns equipamentos de medição avaliando seus potenciais e limitações em função da condição ou propósito da medida.
- Estarem aptos a realizar experimentos e explorar os resultados obtidos, extraindo relações funcionais entre as variáveis.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aulas teóricas acerca do conteúdo programático com discussões conceituais, estratégias de resolução de problemas e exemplos. Serão utilizados recursos didáticos tais como: lousa, projetor e experimentos demonstrativos.
Aulas práticas em laboratório.

Avaliação

Serão realizadas três avaliações de pesos iguais que equivalerão a 80% da nota. Os 20% restantes serão de relatórios e atividades avaliativas referentes as atividades laboratoriais.
Conforme RESOLUÇÕES: CONSEPE 14/99 e cursos seriados/CONSEPE 27/99.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso