MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Instrumentação, Controle e Automação
Curso: BACHARELADO EM ENGENHARIA DE ALIMENTO - CRÉDITO/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400359   Período: 20182   Turma: EA1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: RENATA LAZARA DE ARAUJO

Status: Homologado

Ementa

Elementos e Leis dos circuitos em C.C. e C.A.; Potência e Energia. Circuitos monofásicos e trifásicos; Transformadores; Máquinas elétricas e indução, sincronas e de correntes contínua; Instalações elétricas e dispositivos de proteção. Componentes e equipamentos elétricos e eletrônicos. Introdução aos transdutores sensores e detectores. Características estáticas e dinâmicas. Amplificação, filtragem e ruído. Transdutores de força, pressão, aceleração, deslocamento, velocidade, vazão e temperatura.

Justificativa

O controle automático é essencial em qualquer campo da engenharia e da ciência, sendo um componente importante e intrínseco em sistemas de veículos espaciais, sistemas robóticos, modernos sistemas de manufatura e quaisquer operações industriais que envolvam o controle de temperatura, pressão, umidade, viscosidade, vazão etc. Dessa, forma, é desejável que a maioria dos engenheiros e cientistas esteja familiarizada com a teoria e a prática do controle automático.

Objetivo Geral

Conhecer e aplicar conceitos de processos industriais.

Objetivos Específicos

Compreender os elementos de uma malha de controle;
Compreender sistemas de controle em malha aberta e fechada;
Desenvolver estratégias de controle em plantas industriais.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas teóricas terão o objetivo de demonstrar conceitos de processos industriais através de exemplos e aplicações, bem como, a utilização de redes de comunicação para sistemas de automação. Utilizar o quadro de giz e o computador (multimídia) como recursos didáticos.
Nas aulas práticas serão aplicados os conceitos de processos industriais e das redes de comunicação para sistemas de automação, visando configurar e gerenciar processos utilizando programas supervisórios. Utilizar o quadro de giz e o computador (multimídia) como recursos didáticos

Avaliação

Serão realizadas duas avaliações, cada uma com valor de 10.0 (dez inteiros). A média final será o resultado da média ponderada das três avaliações realizadas no semestre. Será considerado aprovado o aluno que obtiver média ponderada igual ou superior a 5.0 (cinco inteiros). Será considerado reprovado o aluno que obtiver média ponderada inferior a 5.0 (cinco inteiros). (RESOLUÇÕES: CONSEPE 14/99 e cursos seriados / CONSEPE 27/99).

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso