MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Transferência de Calor e de Massa
Curso: BACHARELADO EM ENGENHARIA DE ALIMENTO - CRÉDITO/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400361   Período: 20182   Turma: EA1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: MARCO DONISETE DE CAMPOS

Status: Homologado

Ementa

Transferência de calor por condução; Transferência de calor por convecção e radiação térmica. Transferência de massa por difusão. Transferência de massa por convecção.

Justificativa

Através da interpretação e análise dos processos térmicos envolvendo transferência de calor por condução, convecção e radiação, preparar o aluno para cursar as disciplinas relacionadas às operações unitárias.

Objetivo Geral

Proporcionar uma compreensão global dos fenômenos de transferência de calor bem como da utilização das leis fundamentais que os regem. Desenvolver competências para a aplicação dos princípios de transferência de calor, tanto para a solução de modelos matemáticos quanto para os para os mesmos modelos construídos a partir de problemas reais.

Objetivos Específicos

- Identificar as diferentes formas nas quais a transferência de calor ocorre, tanto de forma independente quanto em combinação;
- Conhecer os fatores que influenciam os mecanismos de transferência de calor por condução, convecção, radiação e de mudança de fase, bem
como a transferência de massa

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Os conteúdos programáticos serão abordados através de aulas expositivo-dialogadas, estudos em pequenos grupos e estudos individualizados. A resolução de exercícios será enfatizada, também como atividade extra-classe. Os alunos contarão com a assistência do professor em uma escala de horários a ser divulgada no início do semestre.

Avaliação

rão realizadas duas avaliações escritas em datas a serem definidas em concordância com os alunos matriculados no primeiro dia letivo do semestre 2018/2. Em consonância com a Resolução CONSEPE Nº 63 de 24/09/2018 será considerado aprovado o discente, com frequência mínima de 75% da carga horária do componente curricular e nota igual ou superior a 5,0 (cinco), resultante da média das duas avaliações realizadas no do período letivo.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso