MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Projeto e Instalações Industriais
Curso: BACHARELADO EM ENGENHARIA DE ALIMENTO - CRÉDITO/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400370   Período: 20182   Turma: EA1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: MARCIO DE ANDRADE BATISTA

Status: Homologado

Ementa

Noções de desenho técnico de tubulações. Materiais e suas aplicações. Dimensionamento de elementos de tubulações e seus acessórios: válvulas, purgadores, filtros, conexões e suportes. Vapor. Projeto de instalação incluindo Layout, planta isométrica e lista de materiais. Planejamento e projeto industrial. Estudo do processo. Seleção de materiais e equipamentos. Edificação industrial e arranjo físico. Instalações auxiliares. Localização industrial. Elaboração de um projeto de uma indústria de alim

Justificativa

Com o desenvolvimento tecnológico na elaboração de novos produtos e processos ligados a linha food, torna-se necessário que o engenheiro de alimentos esteja apto a atuar de forma direta na automação e otimização de dos diversos processos produtivos. Desta forma torna-se uma condição sine qua non que o engenheiro tenha não só uma visão global do que é um processos, mas também uma solida formação técnica em materiais, válvulas e acessórios que compõe uma linha produtiva. Entender de forma clara e objetiva aspectos gerenciais de uma linha, como por exemplo, o que é um PDCA e a execução de uma plano de ação. Com esses conhecimentos o aluno estará apto a entender como funciona, por exemplo, o processo de escolha e compra de uma válvula de controle sede simples, tipos de aços e suas aplicações, medidores in line e on line e outros componentes técnicos necessários a implantação de um projeto ligado a industria de alimentos. A construção desse back ground capacitará o aluno de graduação em engenharia de alimentos a atuar de forma direta na confecção e implantação de uma planta "food".

Objetivo Geral

Os conteúdos ministrados possibilitarão ao alunos de graduação a formação de conjunto de competências técnicas para atuar no desenvolvimento de diversos tipos de projetos industriais. Além disso o alunos será capaz de desenvolver sensores de medições utilizando a plataforma Arduíno e calcular não só o nominal de uma linha, mas também custos diretos e indiretos de uma planta ou unidade produtiva.

Objetivos Específicos

Ao longo do desenvolvimento do curso, o aluno estará apto a usar:
Placas Arduíno nano e Leonardo; Conhecer modelos de controladores; Reconhecer e projetar diversos tipos de tubulações e seus respectivos materiais de confecção. Conhecer os usos de vapor; como calcular o schedule de um tubo; Otimizar um processo de fabricação usando ferramentas estatísticas (DOE). Entender o que é um PDCA voltado a implantação de um projeto. Determinar arranjos físicos de uma unidade produtiva e por fim, o alunos deverá ser capaz de desenhar e projetar o layout de planta industrial.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Todo o conteúdo programático será desenvolvido com aulas expositivas e estudos de casos relevantes para o conteúdo ministrado. Formação de grupos de estudos serão fomentados e atividades individuais serão realizadas na forma de apresentações e tarefas. Um projeto simples de medidores usando a plataforma Arduíno será desenvolvida.

Avaliação

Serão realizadas duas avaliações formais denominadas: P1 e P2 e um trabalho T1, onde:
P1: 01 Avaliação escrita com valor total de 10 pontos;
P2: 01 Avaliação escrita com valor total de 10 pontos;
T1: 01 Projeto experimental com valor total de 10 pontos;

A notal final (NF) será a media simples entre P1,P2 e T1.

De acordo com a resolução CONSEPE 14/99 e Cursos Seriados CONSEPE 27/99.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Apostilas e outros materiais como videos e estudos de caso serão disponibilizados pela docente na plataforma AVA e ou entregues em sala de aula,

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso