MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: QUÍMICA GERAL
Curso: BACHARELADO EM ENGENHARIA DE ALIMENTO - CRÉDITO/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 72100032
Período: 20182
Turma: EA1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas
Carga Horária Prática: 32 horas
Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: FABRICIO TARSO DE MORAES
Status:
Homologado
Ementa
Estudo da matéria. Ligações químicas. Funções inorgânicas. Estequiometria. Reações químicas. Equilíbrio químico. Soluções. Processos de separação de misturas. Volumetria.
Justificativa
A química faz parte de nossas vidas de forma intrínseca e indissociável, no entanto muitos não sabem disso, inclusive grande parte de nossos estudantes. Os conteúdos, a serem trabalhados, tem o papel fundamental de dar um suporte introdutório à química, para que os alunos tenham condições de compreender, aplicar e resolver problemas básicos relacionados a essa área da ciência.
Objetivo Geral
Compreender a importância da química como ciência, aprendendo a discernir os mais variados tipos de processos e aplicações.
Objetivos Específicos
* Compreender o conceito de matéria, bem como suas propriedades;
* Conhecer os processos de separação de mistura suas aplicações na indústria e pesquisa;
* Relacionar as características e propriedades da estrutura atômica com a organização periódica dos elementos, identificando as diferentes interações atômicas;
* Diferenciar os compostos químicos de acordo com os grupos aos quais pertencem, classificando-os conforme as suas características;
* Compreender os diferentes tipos de funções inorgânicas e suas importâncias no cotidiano;
* Entender como se formam as ligações químicas e seu efeito na reatividade;
* Equacionar e interpretar reações químicas;
* Aplicar os fundamentos de estequiometria, relacionando as várias formas de medições na química, bem como avaliar as relações estequiométricas nas reações químicas e no preparo de soluções medindo os diferentes tipos de concentração;
* Compreender o conceito de equilíbrio e suas implicações, tanto na química como no cotidiano;
* Aprender o manuseio correto de vidrarias, equipamentos e métodos em laboratório de química;
Conteudo Programático
Tópico / Subtópico
Metodologia
Serão ministradas aulas teóricas de caráter expositivo com recursos audiovisuais e multimídia. Parte da aula será reservada para a resolução de exercícios e problemas relacionados ao conteúdo ministrado. As aulas práticas ocorrerão em laboratório e serão orientadas por roteiros pré-elaborados, neste momento a avaliação dos alunos se dará por meio da observação do procedimento do aluno durante a aula e por relatório entregue na forma impressa.
Avaliação
Em atendimento às resoluções CONSEPE 52/94 e CONSEPE 27/99:
Serão aplicadas três avaliações, denominadas A1, A2 e A3, avaliadas de zero a dez (0-10), sendo que a média simples das provas compõe oitenta por cento (80%) da média final. Já a média simples dos relatórios de aulas práticas (denominados P1, P2, P3, Pn.), que serão avaliados de zero a dez (0-10), compõe vinte por cento (20%) da média final.
A nota final será obtida pela média ponderada de {[(A1+A2+A3)/3] x 0,8 + [(P1, P2, P3, Pn)/n] x 0,2}/1.
Bibliografia
Básica
Referência
Existe na Biblioteca
Complementar
Referência
Existe na Biblioteca
Informações Adicionais
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso