MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Processos Bioquímicos Industriais
Curso: BACHARELADO EM ENGENHARIA DE ALIMENTO - CRÉDITO/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400366   Período: 20191   Turma: EA1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: MARCIO DE ANDRADE BATISTA

Status: Homologado

Ementa

Fundamentos da Engenharia Bioquímica. Enzimologia e fermentações industriais. Cinética de reações enzimáticas e de processos fermentativos. Microrganismos e meios de cultura para utilização industrial. Esterilização de meio de cultura e de ar. Biorreatores. Processos contínuos, descontínuos e semicontínuos. Aeração e agitação em biorretaores. Bioprodutos. Variação de escala. Automação e controle de processos fermentativos. Purificação de produtos biotecnológicos.

Justificativa

A produção de ingredientes ou produtos acabados podem ser realizada mediante processos biológicos, sendo necessário ao futuro Engenheiro de Alimentos dominar as técnicas de cultivo e operação de biorreatores.

Objetivo Geral

Estudar e compreender as teorias que envolvem processos microbianos e enzimáticos e sua aplicação no projeto e operação de reatores biológicos industriais.

Objetivos Específicos

Identificar e compreender problemas envolvendo processos fermentativos e enzimáticos; Reconhecer problemas envolvendo a engenharia de reações biológicas e identificar técnicas de solução; Identificar as potencialidades de aplicação industrial de processos biológicos; Conhecer diferentes tipos de biorreatores e suas características; Estudar os principais modelos cinéticos de um processo enzimático e fermentativo; Trabalhar com os principais parâmetros cinéticos e estequiométricos de um processo biológico; Modelar e dimensionar biorreatores ideais em operação contínua e descontínua; Estudar as principais técnicas e tipos de suportes para a imobilização de enzimas e microrganismos;
Compreender os critérios para a redução/ampliação de escala de processos biotecnológicos; Compreender os princípios e técnicas para agitação e transferência de oxigênio em reatores biológicos; Conhecer as principais técnicas e ferramentas para a automação de reatores biológicos.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aulas teóricas expositivas dialogadas, com uso de quadro branco, pincéis e projetor multimídia. Aulas práticas no Laboratório de Engenharia de Processos Industriais e Mini usina de Leite.

Avaliação

Serão realizadas duas avaliações, cada uma com valor de 10.0 (dez inteiros). A média final será o resultado da média aritmética das duas avaliações realizadas no semestre. Serão realizados testes surpresas que poderão colaborar para constituir a nota final do aluno. Será considerado aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 5.0 (cinco inteiros). Poderá ainda ser aplicada uma prova de saberes construtivos. Será considerado reprovado o aluno que obtiver média inferior a 5.0 (cinco inteiros). (RESOLUÇÕES: CONSEPE 52/94 e CONSEPE 63/2018).

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Será feita a solicitação de um monitor para a disciplina, que atuará na elaboração de listas de exercícios e auxilio aos alunos de graduação do curso. Ao final dos trabalhos será realizado relatório de monitoria com a descrição das atividades propostas.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso