MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Termodinâmica Química
Curso: BACHARELADO EM ENGENHARIA DE ALIMENTO - CRÉDITO/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400468   Período: 20191   Turma: EA1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: JULIA TEIXEIRA DE PAULA

Status: Homologado

Ementa

Estudo do comportamento P,V,T da matéria nos estados gasoso, líquido e sólido. Calor e trabalho. Primeira Lei da Termodinâmica. Entalpia e energética das reações químicas. Máquinas térmicas e o surgimento da Segunda Lei. Entropia. A Terceira Lei. Espontaneidade e energia livre. Termoquímica.

Justificativa

As leis da termodinâmica governam química e a vida. Elas explicam por que as reações ocorrem e nos permitem prever a quantidade de calor liberado e a quantidade de trabalho que podem realizar. A termodinâmica desempenha um papel em todas as partes da nossa vida. Por exemplo, a energia liberada como calor pode ser usada para comparar a eficiência de combustíveis e os recursos energéticos dos alimentos são usados para avaliar seu valor nutricional.
A ciência da termodinâmica nasceu no século XIX como uma necessidade de se descrever o funcionamento de máquinas a vapor (máquinas térmicas) e definir/maximizar a eficiência de seus rendimentos. Entretanto, os princípios observados e válidos para essas máquinas logo se tornaram uma generalização o que resultou em postulados conhecidos como Lei Zero, Primeira, Segunda e Terceira Leis da Termodinâmica.
Através da expressão matemática das observações macroscópicas, que serão apresentadas (Termodinâmica Clássica), chegou-se a um conjunto de equações que são usadas em todos os ramos da ciência e engenharia fundamentados nos conceitos e cálculos de calor e trabalho envolvidos nos processos/transformações físicas e químicas. Engloba-se ainda, a determinação das condições de equilíbrio para os referidos processos. As considerações termodinâmicas não estabelecem a velocidade com que ocorrem as transformações energéticas. Elas especificam as condições envolvidas nas mudanças e as questões de espontaneidade ou não de ocorrência. Ressalta-se que a determinação de uma propriedade macroscópica (mensurável), pode auxiliar na elucidação de mecanismos microscópicos das transformações físicas ou químicas.

Objetivo Geral

Introduzir os conceitos fundamentais envolvidos na disciplina termodinâmica, com especial enfoque aos processos físicos/químicos. O aluno deverá ser capaz de entender o comportamento da matéria e suas transformações, as características energéticas envolvidas e entender os fatores que caracterizam a espontaneidade desses processos.

Objetivos Específicos

Objetivos Específicos
O aluno deverá ser capaz de empregar a leis dos gases ideais para prever o comportamento da matéria neste estado e compreender o fator que leva aos desvios do comportamento ideal; ser capaz de enunciar os postulados e leis da termodinâmica, executar cálculos envolvendo transformações físicas e químicas da matéria, bem como entender seu significado físico-químico, acima de qualquer outra formalidade matemática necessária para sua derivação, muito embora devam ser capazes de compreendê-las.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas serão expositivas, utilizando o quadro negro e giz. As aulas poderão ainda ser complementadas com o uso de material multimídia para a apresentação de gráficos, tabelas, animações e vídeos, que forem pertinentes à melhor exposição do tema. Além disso, exercícios para a resolução em sala serão utilizados como método de avaliação continuada do desempenho dos alunos, e direcionamento da exposição para os pontos que se mostrarem necessários por esta estratégia.
Poderão ainda ser programadas aulas práticas em laboratório.

Avaliação

Serão três avaliações. A média semestral será o resultado da média aritmética das avaliações. Será ainda aplicada uma avaliação substitutiva ao final do conteúdo para substituir a menor nota. Será aprovado o aluno que, respeitando o índice de frequência de 75%, obtiver média semestral igual ou superior a 5,0 (cinco).
RESOLUÇÕES: CONSEPE 14/99 e cursos seriados / CONSEPE 27/99.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

1. O aluno deverá estar atendo à condição da substitutiva;
2. Na semana ou no dia da prova NÃO HAVERÁ monitoria;
3. Durante as avaliações os celulares deverão ser desligados ou estarem no modo silencioso e, obrigatoriamente, colocados dentro de bolsas e/ou mochilas. Não é permitido o seu uso durante as avaliações. A não observância a este item acarretará em nota ZERO automaticamente para a avaliação;
4. Na resolução das avaliações o aluno deverá trazer sempre calculadora e tabela de conversão de Unidades;
5. As avaliações terão um prazo máximo de 03 horas para resolução contado a partir da entrega da avaliação ao último aluno.
6. O aluno deverá atentar-se para o fato de que ele mesmo SE REPROVA POR FREQUÊNCIA.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso