MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA
Curso: BACHARELADO EM ENGENHARIA DE ALIMENTO - CRÉDITO/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 72100022   Período: 20191   Turma: EA1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: KATIA DE SOUZA CHAGAS TEIXEIRA

Status: Homologado

Ementa

Desigualdades numéricas. Valor absoluto. Expoentes e radicais. Fatoração de polinômios. Frações e Racionalização. Funções. Trigonometria. Exponencial e logaritmo. Funções lineares, quadráticas, exponenciais, logarítmicas e trigonométricas.

Justificativa

As disciplinas de matemática de nível superior, em especial as disciplinas de Cálculo, requerem do aluno um conhecimento prévio da matemática estudada no ensino básico. No entanto, é comum os estudantes concluírem o ensino básico com uma formação matemática deficitária ou simplesmente não se recordarem dos conteúdos estudados. Considerando que a matemática é uma ferramenta essencial no curso de Bacharelado em Engenharia de Alimentos e no intuito de sanar as lacunas na aprendizagem matemática do ensino básico, torna-se fundamental uma revisão dos principais conteúdos, o que é proporcionado pela disciplina de Fundamentos de Matemática.

Objetivo Geral

Resgatar e dirimir eventuais dúvidas em relação aos principais conceitos de matemática apresentados no ensino básico, com o intuito de facilitar a aprendizagem das demais disciplinas que compõem a grade curricular do curso de Bacharelado em Engenharia de Alimentos

Objetivos Específicos

• Aprimorar o raciocínio lógico-dedutivo;
• Resolver situações-problema relacionadas aos conteúdos da ementa;
• Utilizar técnicas de fatoração para reescrever expressões algébricas;
• Utilizar as relações trigonométricas na resolução de problemas envolvendo triângulos retângulos;
• Identificar, ler, representar graficamente e interpretar os mais variados tipos de funções, explorando a relação de dependência
entre as variáveis.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aulas expositivas e dialogadas, com exemplos de aplicação,resoluções de exercícios teóricos e práticos, listas de exercícios para os alunos resolverem e discutirem as dúvidas em sala e extra-classe.

Avaliação

Serão realizadas duas avaliações escritas sem consulta, em dia e horário da disciplina, denominadas P1 e P2 , no valor de zero à dez, cuja média final será dada por média aritmética simples: MF= (P1+P2)/2.
Após cada avaliação, será realizada uma avaliação de “segunda chamada” aos alunos, que por motivo justificado perderem a avaliação e que esteja em conformidade com a Resolução nº 63 de 24/09/2018 CONSEPE.
Será aplicada uma terceira avaliação (denominada prova substitutiva). Tal avaliação será aplicada à todos os alunos interessados em substituir a nota mais baixa dentre as avaliações P1e P2 .A prova substitutiva versará sobre o conteúdo integral da disciplina.
Será considerado aprovado o aluno(a) que obtiver média final igual ou superior à 5,0(cinco) e apresentar um mínimo de 75% de frequência as aulas, de acordo com a Resolução CONSEPE Nº 63 de 24 de setembro de 2018.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso