MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: QUÍMICA GERAL
Curso: BACHARELADO EM ENGENHARIA DE ALIMENTO - CRÉDITO/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 72100032   Período: 20191   Turma: EA1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: MARCIO ADRIANO SOUSA CHAGAS

Status: Homologado

Ementa

Estudo da matéria. Ligações químicas. Funções inorgânicas. Estequiometria. Reações químicas. Equilíbrio químico. Soluções. Processos de separação de misturas. Volumetria.

Justificativa

A química faz parte de nossas vidas de forma intrínseca e indissociável, no entanto muitos não sabem disso, inclusive grande parte de nossos estudantes. Os conteúdos, a serem trabalhados, tem o papel fundamental de dar um suporte introdutório à química, para que os alunos tenham condições de compreender, aplicar e resolver problemas básicos relacionados a essa área da ciência.

Objetivo Geral

Compreender a importância da química como ciência, aprendendo a discernir os mais variados tipos de processos e aplicações.

Objetivos Específicos

* Compreender o conceito de matéria, bem como suas propriedades;
* Conhecer os processos de separação de mistura suas aplicações na indústria e pesquisa;
* Relacionar as características e propriedades da estrutura atômica com a organização periódica dos elementos, identificando as diferentes interações atômicas;
* Diferenciar os compostos químicos de acordo com os grupos aos quais pertencem, classificando-os conforme as suas características;
* Compreender os diferentes tipos de funções inorgânicas e suas importâncias no cotidiano;
* Entender como se formam as ligações químicas e seu efeito na reatividade;
* Equacionar e interpretar reações químicas;
* Aplicar os fundamentos de estequiometria, relacionando as várias formas de medições na química, bem como avaliar as relações estequiométricas nas reações químicas e no preparo de soluções medindo os diferentes tipos de concentração;
* Compreender o conceito de equilíbrio e suas implicações, tanto na química como no cotidiano;
* Aprender o manuseio correto de vidrarias, equipamentos e métodos em laboratório de química;

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Método de aprendizagem ativa e aulas invertidas, aulas expositivas dialogadas;

Aulas práticas e expositivas no laboratório de Química;

Softwares para modelagem molecular e cálculos químicos

Pretende-se trabalhar os conteúdos teóricos e práticos a partir de temas geradores de interesse aplicados às áreas atuais da ciência, tecnologia e cotidiano;

Pesquisas incluindo o uso da Internet e apresentação de trabalhos;
Estudos de artigos científicos.

Avaliação

O processo de avaliação constará de avaliações individuais e em grupo, sendo no total 70% da parte teórica e 30% da parte prática. Os 70% da parte teórica serão divididos da seguinte maneira: entrega em grupo da resolução de duas situações problematizadoras (5% cada), e três avaliações somativas individuais (20% cada). Os 30% da parte prática serão as médias aritméticas de trabalhos desenvolvidos em aula prática individuais e/ou em grupo (com exercícios de conteúdo teórico-dissertativo e exercícios numéricos), (TG) 20% e média aritmética de participação/ desenvolvimento em aula prática com peso (PE) 10%.
A média será dada pela seguinte fórmula:

NF=[(SP1x0,05)+(SP2x0,05)]+[(Av1x0,20)+(Av2x0,20)+(Av3x0,20)]+[(TGx0,20)+(PEx0,10)]

Sendo que:
SP: Situação Problema Individual
Av: Avaliação Individual
TG: Média das notas de trabalhos
PE: Média da nota de participação em experimentações.

As notas sempre estarão em uma escala de 0-10.
PRAZOS DE ENTREGA E NOTAS:
Os trabalhos extra-classe individuais ou em grupo, incluindo relatórios de aulas práticas, deverão ser entregues no prazo. Após o prazo, será atribuída nota 0,0 (Zero) a trabalhos e relatórios não entregues ou idênticos.
É RESPONSABILIDADE DO ALUNO OU DE SEU REPRESENTANTE PROCURAR O PROFESSOR PARA ENTREGA DE TRABALHOS.
SEGUNDA CHAMADA:
NÃO HAVERÁ TRABALHO SUBSTITUTIVO PARA AULAS PRÁTICAS, NÃO HAVERÁ ABONO DE FALTAS.

Para os casos previstos na resolução 63/2018, o aluno poderá requerer SEGUNDA CHAMADA em forma de prova.

Em caso de segunda chamada a prova será aplicado no dia, horário e local determinado pelo professor.

RESOLUÇÕES: CONSEPE 52/94 e CONSEPE 63/2018 (Avaliação de Aprendizagem).

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Todos os assuntos fora do horário de aulas, serão tratados exclusivamente através do Ambiente Virtual do Aluno (AVA), sendo este, estabelecido como mecanismo de informações, avisos e compartilhamento de arquivos. É de responsabilidade do aluno a atualização, atividade e funcionamento de seu AVA.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso