MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: QUÍMICA GERAL
Curso: BACHARELADO EM ENGENHARIA DE ALIMENTO - CRÉDITO/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 72100032
Período: 20191
Turma: EA2
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas
Carga Horária Prática: 32 horas
Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: MARCIO ADRIANO SOUSA CHAGAS
Status:
Homologado
Ementa
Estudo da matéria. Ligações químicas. Funções inorgânicas. Estequiometria. Reações químicas. Equilíbrio químico. Soluções. Processos de separação de misturas. Volumetria.
Justificativa
A química faz parte de nossas vidas de forma intrínseca e indissociável, no entanto muitos não sabem disso, inclusive grande parte de nossos estudantes. Os conteúdos, a serem trabalhados, tem o papel fundamental de dar um suporte introdutório à química, para que os alunos tenham condições de compreender, aplicar e resolver problemas básicos relacionados a essa área da ciência.
Objetivo Geral
Compreender a importância da química como ciência, aprendendo a discernir os mais variados tipos de processos e aplicações.
Objetivos Específicos
* Compreender o conceito de matéria, bem como suas propriedades;
* Conhecer os processos de separação de mistura suas aplicações na indústria e pesquisa;
* Relacionar as características e propriedades da estrutura atômica com a organização periódica dos elementos, identificando as diferentes interações atômicas;
* Diferenciar os compostos químicos de acordo com os grupos aos quais pertencem, classificando-os conforme as suas características;
* Compreender os diferentes tipos de funções inorgânicas e suas importâncias no cotidiano;
* Entender como se formam as ligações químicas e seu efeito na reatividade;
* Equacionar e interpretar reações químicas;
* Aplicar os fundamentos de estequiometria, relacionando as várias formas de medições na química, bem como avaliar as relações estequiométricas nas reações químicas e no preparo de soluções medindo os diferentes tipos de concentração;
* Compreender o conceito de equilíbrio e suas implicações, tanto na química como no cotidiano;
* Aprender o manuseio correto de vidrarias, equipamentos e métodos em laboratório de química.
Metodologia
Método de aprendizagem ativa e aulas invertidas, aulas expositivas dialogadas;
Aulas práticas e expositivas no laboratório de Química;
Softwares para modelagem molecular e cálculos químicos
Pretende-se trabalhar os conteúdos teóricos e práticos a partir de temas geradores de interesse aplicados às áreas atuais da ciência, tecnologia e cotidiano;
Pesquisas incluindo o uso da Internet e apresentação de trabalhos;
Estudos de artigos científicos.
Avaliação
O processo de avaliação constará de avaliações individuais e em grupo, sendo no total 70% da parte teórica e 30% da parte prática. Os 70% da parte teórica serão divididos da seguinte maneira: entrega em grupo da resolução de duas situações problematizadoras (5% cada), e três avaliações somativas individuais (20% cada). Os 30% da parte prática serão as médias aritméticas de trabalhos desenvolvidos em aula prática individuais e/ou em grupo (com exercícios de conteúdo teórico-dissertativo e exercícios numéricos), (TG) 20% e média aritmética de participação/ desenvolvimento em aula prática com peso (PE) 10%.
A média será dada pela seguinte fórmula:
NF=[(SP1x0,05)+(SP2x0,05)]+[(Av1x0,20)+(Av2x0,20)+(Av3x0,20)]+[(TGx0,20)+(PEx0,10)]
Sendo que:
SP: Situação Problema Individual
Av: Avaliação Individual
TG: Média das notas de trabalhos
PE: Média da nota de participação em experimentações.
As notas sempre estarão em uma escala de 0-10.
PRAZOS DE ENTREGA E NOTAS:
Os trabalhos extra-classe individuais ou em grupo, incluindo relatórios de aulas práticas, deverão ser entregues no prazo. Após o prazo, será atribuída nota 0,0 (Zero) a trabalhos e relatórios não entregues ou idênticos.
É RESPONSABILIDADE DO ALUNO OU DE SEU REPRESENTANTE PROCURAR O PROFESSOR PARA ENTREGA DE TRABALHOS.
SEGUNDA CHAMADA:
NÃO HAVERÁ TRABALHO SUBSTITUTIVO PARA AULAS PRÁTICAS, NÃO HAVERÁ ABONO DE FALTAS.
Para os casos previstos na resolução 63/2018, o aluno poderá requerer SEGUNDA CHAMADA em forma de prova.
Em caso de segunda chamada a prova será aplicado no dia, horário e local determinado pelo professor.
RESOLUÇÕES: CONSEPE 52/94 e CONSEPE 63/2018 (Avaliação de Aprendizagem).
Bibliografia
Básica
Referência
|
Existe na Biblioteca
|
Complementar
Referência
|
Existe na Biblioteca
|
Informações Adicionais
Todos os assuntos fora do horário de aulas, serão tratados exclusivamente através do Ambiente Virtual do Aluno (AVA), sendo este, estabelecido como mecanismo de informações, avisos e compartilhamento de arquivos. É de responsabilidade do aluno a atualização, atividade e funcionamento de seu AVA.
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso