MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: ÁLGEBRA LINEAR I
Curso: BACHARELADO EM ENGENHARIA DE ALIMENTO - CRÉDITO/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 72100001   Período: 20202   Turma: EA1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 96 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: DENILSON MENEZES DE JESUS

Status: Homologado

Ementa

Revisão de vetores. Matrizes e sistemas de equações lineares. Espaços Vetoriais. Base e Dimensão. Transformações Lineares.

Justificativa

A Álgebra Linear é uma disciplina que apresenta conceitos fundamentais para a compreensão de vários outros componentes curriculares ofertados pelo curso de engenharia de alimentos. A linguagem de espaço vetorial e transformações lineares é utilizado para unificar diversos ramos da matemática, que juntamente com o estudo das matrizes servem de ferramentas para aplicações em diversas áreas do conhecimento, como física, engenharia e computação.
Esta disciplina será ofertada de forma remota (por meio de TIC), já que foram suspensas as atividades presenciais em função do contexto atual causado pela Pandemia de COVID–19, conforme foi estabelecido pela RESOLUÇÃO CONSEPE-UFMT N.º 87, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2020.

Objetivo Geral

Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de expressar matematicamente com clareza e objetividade os conceitos básicos de Álgebra Linear e suas aplicações, com a finalidade de reconhecer e resolver problemas associados ao conceitos vistos.

Objetivos Específicos

1- Oferecer aos alunos domínio na álgebra das matrizes e sua relação com os sistemas de equações lineares;
2- Saber aplicar os conceitos de espaço e subespaço vetoriais;
3- Definir, exemplificar e investigar a natureza das Transformações Lineares;
4- Definir base e dimensão e então compreender as manipulações para mudança de base.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

-Aulas teóricas expositivas, complementado com exemplos resolvidos durante as aulas e exercícios como atividade extra classe, sobre os temas estudados.
-Considerando a Resolução CONSEPE No 87/2020, tem-se que a carga horária do curso será composta por: (i) aulas assíncronas gravadas e disponibilizadas aos alunos (50%), (ii) exercícios (ou tarefas) sobre componentes curriculares para serem desenvolvidas pelos alunos de forma assíncrona (25%), e (iii) aulas síncronas ministradas no ambiente Google Meet, para esclarecimento dúvidas ou eventuais dificuldades dos alunos (25%);

Avaliação

- Serão realizadas duas avaliações (cada uma com valor 10.0 pts) e exercícios sobre os elementos estudados (o somatório das avaliações dos exercícios valem 10.0 pts);
-O somatório das avaliações dos exercícios (Ex) tem peso 1. A primeira avaliação (P1) tem peso 2 a segunda avaliação (P2) tem peso 3;
-A média final (MF) será o resultado da média ponderada dos exercícios e das duas avaliações (MF = (Ex+2*P1+3*P2)/6) (de acordo com a resolução CONSEPE 063/2018);
-O critério de frequência será desconsiderado em função da resolução CONSEPE 087/2020;
- Critério para aprovação: MF: maior ou igual a 5,0;
- As atividades propostas para serem desenvolvidas pelos alunos serão disponibilizadas no AVA, o aluno deve colocar sua solução em local apropriado no AVA (dentro do prazo previsto).

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso