MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: CÁLCULO I
Curso: BACHARELADO EM ENGENHARIA DE ALIMENTO - CRÉDITO/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 72100003   Período: 20202   Turma: EA1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 96 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: LIVIO JOSE VELASCO

Status: Homologado

Ementa

Propriedades de números reais. Funções reais de uma variável real. Algumas funções elementares. Limite. Continuidade. Derivada. Aplicações da derivada. Integrais Indefinidas.

Justificativa

Os conteúdos explorados na disciplina de Cálculo I, no curso de bacharelado em Engenharia de Alimentos, inicia o aluno no processo de modelagem matemática de problemas reais, e também desenvolve ferramentas que auxiliarão na resolução de tais modelos, como os conceitos de derivadas e integrais.
Esta disciplina será ofertada de forma remota (por meio de TIC), já que foram suspensas as atividades presenciais em função do contexto atual causado pela Pandemia de COVID–19, conforme foi estabelecido na RESOLUÇÃO CONSEPE-UFMT N.º 87, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2020.

Objetivo Geral

Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de expressar matematicamente com clareza e objetividade os conceitos básicos sobre limites, derivadas e integrais de funções de uma variável real a valores reais e suas aplicações, além de realizar a interpretação geométrica de tais conceitos, com a finalidade de reconhecer e resolver problemas associados a tais assuntos.

Objetivos Específicos

1. Aprimorar o raciocínio lógico-dedutivo do aluno;
2. Introduzir conceitos básicos do cálculo diferencial;
3. Deixar o aluno familiarizado com os conceitos elementares que envolvem as funções de uma variável real a valores reais;
4. Compreender o conceito de limite de funções de uma variável real e como calculá-lo quando possível;
5. Entender o conceito de derivada de uma função, as regras de derivação e aplicar tais conceitos;
6. Compreender e aplicar os conceitos de integrais indefinidas;

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aulas a serem efetivadas por mediação tecnológica (forma remota por meio de TIC). O AVA institucional será a principal ferramenta de comunicação entre o docente e os discentes além de servir de registro para as atividades gerais da disciplina. As aulas síncronas poderão acontecer em outra plataforma de comunicação como Google Meet, Zoom ou outro, mas serão agendadas com antecedência e registrada no AVA.

Serão realizadas as seguintes estratégias de:

- Ensino:

1- O curso será realizado de forma remota utilizando o AVA institucional durante o período proposto neste guia;
2- No AVA será disponibilizado materiais de apoio aos estudantes, tais como: listas de exercícios, vídeos ou outro arquivo multimídia;
3- Encontros virtuais de forma síncrona ou assíncrona de acordo com a necessidade e previamente agendados;
4- Atividades avaliativas.

- Aprendizagem:

- Encontros virtuais na forma de vídeo conferência pelo Google Meet ou outra plataforma conveniente. Estes encontros serão registrados no AVA e voltados ao esclarecimento de dúvidas relacionadas aos conteúdos propostos, exercícios propostos nas listas ou outros assuntos pertinentes a disciplina, além de possíveis aulas teóricas. Os horários dos encontros virtuais serão agendados com os estudantes dentro dos horários destinados a disciplina estabelecido pelo curso;
- Por protocolo será utilizado para dúvidas a ferramenta “mensagem”, disponível no AVA, as aulas síncronas exclusivamente para esta finalidade citado no item anterior e o email profissional do professor;
- Tarefas: podem ocorrer por meio das ferramentas envio de arquivo;
-Atividades avaliativas: ocorrerá por meio de ferramentas que permitam avaliação eletrônica, tais como questionários eletrônicos, envio de arquivos avaliativos ou outra forma semelhante.


Avaliação

Serão aplicadas três atividades avaliativas, valendo 100 pontos cada. As atividades avaliativas serão compostas por lista de exercícios avaliativa (20 pontos) e prova (80 pontos). A Nota final será Nf = (N1 + N2 + 2.N3)/4, onde N1, N2 e N3 são as atividades descritas acima.
Ao final do curso o aluno que obtiver a nota final maior ou igual a 50 pontos será considero aprovado, caso contrário, será considerado reprovado, já que nesse período de flexibilizado não terá registro de presença para os alunos, conforme foi estabelecido na RESOLUÇÃO CONSEPE-UFMT N.º 87, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2020.
A definição de instrumentos avaliativos, aplicados durante todo o processo de ensino-aprendizagem, segue a Resolução Consepe nº 63/2018 com ressalvas dadas na RESOLUÇÃO CONSEPE-UFMT N.º 87, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2020.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso