MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: ELETRICIDADE E MAGNETISMO
Curso: BACHARELADO EM ENGENHARIA DE ALIMENTO - CRÉDITO/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 72100013   Período: 20202   Turma: EA1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: EDIRON LIMA VERDE

Status: Homologado

Ementa

Carga elétrica. Campo elétrico. Leis de Gauss. Potência elétrica. Capacitância, corrente e resistência. Circuitos. Campo magnético. Lei de Ampère e Lei da Indução de Faraday. Indutância, magnetismo e a matéria. Oscilações eletromagnéticas, correntes alternadas, interferência/difração.

Justificativa

Fornecer ao aluno, o embasamento teórico necessário ao acompanhamento satisfatório de estudos mais avançados em que a Física se fizer necessária. Promover o inter-relacionamento e uma integração vertical com as demais disciplinas do curso. Desenvolver habilidades para trabalhar em grupo. Proporcionar uma visão dos fenômenos físicos necessários ao bom desempenho acadêmico e profissional. As aulas serão ministradas por meio de TICs, segundo as normas da resolução Consepe-UFMT nº 87, de 17 de dezembro de 2020, no contexto da pandemia gerada pelo vírus COVID-19.

Objetivo Geral

Ao término deste curso os alunos deverão ser capazes de interpretar as equações do Eletromagnetismo, aplicá-las na resolução de problemas simples e estar familiarizados com os instrumentos e métodos de medidas elétricas e magnéticas. Estudar os princípios de funcionamento dos dispositivos elétricos e magnéticos utilizados nos circuitos elétricos básicos de interesse na área da Engenharia de Alimentos.

Objetivos Específicos

Com base nas leis da Eletricidade e do Magnetismo, capacitar o estudante a compreender os fenômenos estáticos e dinâmicos. Discernir as grandezas Carga, Corrente, Potencial, Campo Elétrico, Campo Magnético e suas relações. Entender os dispositivos básicos da eletrodinâmica com os resistores, capacitores e indutores. Estudar as propriedades fundamentais dos materiais condutores, isolantes e magnéticos. Analisar circuitos derivados dos dispositivos básicos, como rede Resistor capacitor (RC), rede resistor indutor (RL) e suas relações temporais. Saber das principais técnicas de medição do Potencial, Corrente e Campo Magnético em regimes alternados e contínuos. Compreender os dispositivos fundamentais de medidas na eletricidade e no magnetismo. Disseminar o conhecimento e expressar-se de forma clara e concisa na divulgação dos resultados científicos.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

• Aula Virtual Síncrona
• Resolução de exercícios. Síncrona/ Assíncrona
• Listas de exercícios. Assíncrona
• Verificações de aprendizagem. Síncrona
• Será utilizada a plataforma digital “Google Meet” de forma síncrona e assíncrona e com apoio do Ava (Assíncrona) para auxiliar a comunicação entre professor e alunos.
• Serão ministrados os conteúdos teóricos, listas de exercícios, resolução coletiva de exercícios e atendimento as listas proposta em um dia especifico e marcados em comum acordo com os alunos. Síncrona
• Serão realizadas duas avaliações (N1 e N2) de forma virtual e síncrona. A priori, as provas estão com as datas marcadas seguindo o cronograma do Guia de Estudos do Aluno no item 1.3, podendo ser alteradas convenientemente e de comum acordo com a maioria dos alunos.

Avaliação

O aluno será avaliado tendo como critérios:
• Duas provas ao longo do semestre, com datas definidas no plano de estudos de modo síncrono, configurando duas notas N1 e N2.
• Cada nota é composta pela soma da:
(a) Avaliação formativa (AF), um teste no modo virtual síncrono auxiliado pelo professor . Será realizada uma AF antes de cada prova, valendo 1,5 pontos em cada prova.
(b) Prova Virtual síncrona.
• O professor fará no final do período letivo uma única prova substitutiva para a menor das duas notas, em data marcada no guia de estudos do aluno item (1.3). Esta prova é de caráter facultativo ao aluno, entretanto ao fazê-la, a nota substituirá literalmente a menor das duas notas (N1 ou N2), mesmo ainda que a sua menor nota seja maior do que a nota obtida na substitutiva.
A média final (MF) será a média aritmética das notas N1 e N2. MF= (N1 + N2) /2. O aluno será considerado aprovado caso a média aritmética seja maior ou igual a 5,0 e está dispensado da frequência enquanto durar a pandemia.
Este processo de avaliação contempla a RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018 e as normas da resolução Consepe-UFMT nº 87, de 17 de dezembro de 2020 enquanto durar o período de pandemia do covid19.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

O guia de estudo do aluno será disponibilizado no AVA. É necessário que o aluno disponibilize o nome completo e um e-mail para agendamento das aulas no AVA ou pelo e-mail institucional do professor ediron@cpd.ufmt.br

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso