MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: Programação de Computadores
Curso: Graduação Em Ciência da Computação,Bacharelado,Pre/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112700002
Período: 20231
Turma: CC
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 16 horas
Carga Horária Prática: 48 horas
Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: IVAIRTON MONTEIRO SANTOS
Status:
Homologado
Ementa
Conceitos básicos sobre computadores: hardware, software, sistema operacional, compiladores, representação interna de dados e linguagem de programação. Resolução de problemas e desenvolvimento de algoritmos: análise e solução de problemas, representação e documentação. Estruturas de algoritmos: variáveis, entrada e saída, decisão e repetição. Tipos de dados simples. Modularização de programas: procedimentos, funções e passagem de parâmetros. Tipos de dados compostos: vetores, matrizes, cadeias de caracteres e registros. Manipulação de arquivos. Recursividade. Depuração de programas. Programação em linguagem estruturada.
Justificativa
O conteúdo da disciplina de Programação de Computadores consiste do aprendizado da lógica de programação de computadores, correspondendo ao conhecimento básico para o desenvolvimento de programas/sistemas computacionais e consequentemente para o desenvolvimento do aluno ao longo do curso de Ciência da Computação. Seu aprendizado é base fundamental e será aplicado ao longo de todo o curso e durante toda a carreira do cientista da computação.
Objetivo Geral
Apresentar a programação para computadores como disciplina autônoma, como uma metodologia do raciocínio construtivo aplicável a todos os problemas passíveis de uma solução algorítmica e introduzir ao aluno uma linguagem de programação de reconhecida aplicação.
Objetivos Específicos
- Desenvolver no aluno a capacidade de elaborar algoritmos para a solução de problemas diversos (passíveis de serem computados);
- Desenvolver a capacidade de programar em uma linguagem de programação de alto nível. Neste curso será usada a linguagem Python;
- Desenvolver a capacidade de depurar código e documentar um algoritmo;
- Desenvolver a capacidade de elaborar algoritmos recursivos.
Conteudo Programático
Tópico / Subtópico
Metodologia
- aulas expositivas (definições e conceitos);
- aulas práticas em laboratório;
- aulas tira-dúvidas;
- exploração de materiais complementares e sistemas disponíveis na web para estudo;
- desenvolvimento e entrega de atividades de programação.
Avaliação
A avaliação será baseada na execução e entrega das atividades propostas ao longo do curso (trabalhos), com peso de 40% e na aplicação de duas avaliações, com peso de 60%.
Bibliografia
Básica
Referência
Existe na Biblioteca
Complementar
Referência
Existe na Biblioteca
Informações Adicionais
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso