MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Programação de Computadores
Curso: Graduação Em Ciência da Computação,Bacharelado,Pre/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112700002   Período: 20231   Turma: CC
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 16 horas   Carga Horária Prática: 48 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: IVAIRTON MONTEIRO SANTOS

Status: Homologado

Ementa

Conceitos básicos sobre computadores: hardware, software, sistema operacional, compiladores, representação interna de dados e linguagem de programação. Resolução de problemas e desenvolvimento de algoritmos: análise e solução de problemas, representação e documentação. Estruturas de algoritmos: variáveis, entrada e saída, decisão e repetição. Tipos de dados simples. Modularização de programas: procedimentos, funções e passagem de parâmetros. Tipos de dados compostos: vetores, matrizes, cadeias de caracteres e registros. Manipulação de arquivos. Recursividade. Depuração de programas. Programação em linguagem estruturada.

Justificativa

O conteúdo da disciplina de Programação de Computadores consiste do aprendizado da lógica de programação de computadores, correspondendo ao conhecimento básico para o desenvolvimento de programas/sistemas computacionais e consequentemente para o desenvolvimento do aluno ao longo do curso de Ciência da Computação. Seu aprendizado é base fundamental e será aplicado ao longo de todo o curso e durante toda a carreira do cientista da computação.

Objetivo Geral

Apresentar a programação para computadores como disciplina autônoma, como uma metodologia do raciocínio construtivo aplicável a todos os problemas passíveis de uma solução algorítmica e introduzir ao aluno uma linguagem de programação de reconhecida aplicação.

Objetivos Específicos

- Desenvolver no aluno a capacidade de elaborar algoritmos para a solução de problemas diversos (passíveis de serem computados); - Desenvolver a capacidade de programar em uma linguagem de programação de alto nível. Neste curso será usada a linguagem Python; - Desenvolver a capacidade de depurar código e documentar um algoritmo; - Desenvolver a capacidade de elaborar algoritmos recursivos.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

- aulas expositivas (definições e conceitos); - aulas práticas em laboratório; - aulas tira-dúvidas; - exploração de materiais complementares e sistemas disponíveis na web para estudo; - desenvolvimento e entrega de atividades de programação.

Avaliação

A avaliação será baseada na execução e entrega das atividades propostas ao longo do curso (trabalhos), com peso de 40% e na aplicação de duas avaliações, com peso de 60%.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso