MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Estágio em Laboratório de Análises Clínicas
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400618   Período: 20151   Turma: FAR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 0 horas   Carga Horária Prática: 640 horas   Carga Horária Total: 640 horas
Tipo de Disciplina: ELETIVA
Professor: ELIANE APARECIDA SUCHARA

Status: Homologado

Ementa

Justificativa

O estágio é fundamental para o aluno desenvolver habilidades práticas e vivenciar em um laboratório de análises clínicas os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas.

Objetivo Geral

Desenvolver e proporcionar ao aluno conhecimentos e habilidades para a prática de Análises clínicas: Bioquímica Clínica, Imunologia Clínica, Parasitologia clínica, Hematologia clínica, entre outras áreas.

Objetivos Específicos

Proporcionar ao aluno a rotina prática de um laboratório de Análises Clínicas;

Permitir a parceria entre a Universidade e a Comunidade;

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

O aluno irá desenvolver as atividades relativas à área de Bioquímica Clínica, Imunologia Clínica, Parasitologia clínica, Hematologia clínica, Controle de Qualidade e Administração de Laboratório. Também poderão ser realizadas outras atividades, desde que dentro da área de atuação do Farmacêutico Generalista. Será realizado o acompanhamento e execução de coleta de material biológico. Estudo e emissão do laudo clínico. O Estágio Supervisionado em “Análises Clínicas” poderá ser realizado em laboratórios públicos ou privados, localizados em qualquer Estado do Brasil.

Avaliação

.As avaliações serão realizadas através da nota fornecida pelo supervisor de estágio (atividades no local de estágio) e do relatório final de estágio. Assim, a nota final do aluno será a média ( nota do supervisor local e nota do relatório final apresentado na disciplina) calculada após o término das atividades.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

A ementa não está disponível para ser alterada.
Ementa:
Desenvolvimento prático dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas clínicas do curso de farmácia. Acompanhamento e execução de todo processo, desde a coleta de material biológico até a emissão do laudo clínico laboratorial na áreas de bioquímica, hematologia, microbiologia, parasitologia, imunologia, urinálise, análises toxicológicas, entre outras áreas afins da área de análises clínicas. Controle de qualidade laboratorial. Ter noções de gerenciamento e administração de um laboratório de análises clínicas.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso