MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 71900008   Período: 20151   Turma: FAR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: NAIR BIZAO

Status: Homologado

Ementa

Células e seus constituintes. Morfologia, sistemática e fisiologia celular. Relação entre características estruturais, moleculares e fisiológicas. Diferenciação celular animal e vegetal. Divisão celular.

Justificativa

Disciplina básica obrigatória que oferecerá fundamentação para o entendimento de outras disciplinas tais como: microbiologia, genética, fisiologia.

Objetivo Geral

Possibilitar ao discente o estudo dos constituintes celulares e suas funções e sempre que possível a interdisciplinariedade deverá ser constatada verificando a importância da disciplina na formação farmacêutica.

Objetivos Específicos

O discente deve ser capaz de diferenciar as estruturas celulares, as funções dessas estruturas, o funcionamento das mesmas e o significado ou importância para o conhecimento da formação farmacêutica.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aulas expositivas utilizando como base livros textos; relação da disciplina com problemas reais; aulas práticas em laboratório com utilização de lâminas permanentes e, principalmente, confeccionadas pelos alunos com ajuda do monitor.

Avaliação

Deverão ser realizadas pelo menos 02 (duas) avaliações através de provas teóricas escritas, em datas previamente marcadas e informadas aos alunos. A avaliação ainda considerará os relatórios das atividades práticas e a freqüência. A média final será a média ponderada considerando a média das provas teóricas (PT) e a média das notas dos relatórios das atividades práticas (RAP) com peso valendo 7 para PT e 3 para RAP. Serão aprovados por média os alunos que obtiverem média final 5,0 (cinco) e freqüência igual ou superior a 75%.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso