MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: MICROBIOLOGIA CLÍNICA
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 71900023   Período: 20151   Turma: FAR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: FABIANA MORANDI JORDAO

Status: Homologado

Ementa

Normas de coleta, transporte e armazenamento do material clínico, técnicas de isolamento e identificação das bactérias em diferentes sítios infecciosos. Execução e interpretação dos testes de sensibilidade bacteriana aos antibióticos e quimiotérapicos. Normas para prevenção e controle de infecções em instituições de saúde. Bactérias de importância médica. Identificação. Caracterização dos vírus de importância em clínica; técnicas de diagnóstico em laboratório. Medidas Profiláticas. Identif

Justificativa

A disciplina de microbiologia clínica é importante para o diagnostico das doenças com etiologia bacteriana, fungicas e viral, de maior prevalência e/ou maior importância econômica e de saúde pública, que clínico em Análises Clínicas terá contato no exercício profissional, além de propiciar aos alunos a prática de exames e técnicas laboratoriais necessárias ao diagnóstico destas enfermidades. Nesta etapa do aprendizado, as técnicas de execução de exames e manipulação de amostras serão praticas constantes.

Objetivo Geral

Proporcionar ao acadêmico o conhecimento os principais grupos de microrganismos, possibilitando a realização do diagnóstico laboratorial das síndromes infecciosas.

Objetivos Específicos

- Desenvolver conhecimentos das patologias microbianas aprendendo a correlacionar e interpretar casos clínicos com os diferentes microrganismos e suas características fenotípicas, metabólicas e de virulência.
- Aprender a planejar e realizar coleta e isolamento dos principais agentes etiológicos implicados em quadros clínicos.
- Aprender a realizar identificação morfológica, bioquímica das principais espécies bacterianas e fungícas de interesse médico humano.
- Aprender a realizar testes de sensibilidade a antimicrobianos.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e práticas, além de estudos dirigidos e apresentação de seminários.
Aulas Teóricas: Aulas expositivas, participativas, relatórios e questionários com debates em grupos e/ou individuais.
Aulas Práticas: Realização de exames rotineiros da seção de microbiologia, desde a coleta, processamento, interpretação e identificação dos principais microrganismos, além da realização e interpretação de testes de sensibilidade aos agentes quimioterápicos.

Avaliação

A avaliação de cada aluno será feita através de:
- Provas
- Seminário
- Relatórios
Serão realizadas 2 avaliações teóricas, com questões objetivas, descritivas e/ou mistas, a respeito do conteúdo das aulas teóricas. As provas valerão 10 e terão peso 7,0 {P= (P1 + P2/2) x 0,7)
Serão realizados seminários apresentados em grupos que consistem da apresentação e discussão de um artigo científico e um caso clínico referentes ao tema escolhido. Os alunos serão avaliados pela apresentação e participação. O seminário valerá 10 e terá peso 2,0 {S= 10 x 0,2}
Os alunos terão que entregar relatórios referentes às aulas práticas. Relatório valera 10 cada, média dos relatórios terá peso 1,0 {R= (10+10+10+10+10/N0 x 0,1}
NF = P + S + R = 10
Será considerado aprovado, o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0.
Para aprovação, é necessária a frequência mínima de 75% em todas as atividades previstas.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso