MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Farmacognosia II
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400608   Período: 20152   Turma: FAR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ELIANE AUGUSTO NDIAYE

Status: Homologado

Ementa

Ementa: Aborda metabólitos secundários que são utilizados como medicamentos ou que constituem princípios ativos de fitoterápicos e as drogas vegetais que os contém. Enfoca os aspectos químicos, propriedades físico-químicas, biossíntese, atividades farmacológicas, mecanismos de ação e emprego farmacêutico de terpenóides, esteróides e alcalóides. São discutidos ainda os métodos farmacopêicos de identificação farmacobotânica e química, dosagem nas drogas e fitoterápicos, além da obtenção desses gru

Justificativa

Desenvolver no discente o conhecimento (botânico, químico e farmacológico) dos fármacos de origem biológica, aplicando-o à farmácia de dispensação e industrial, bem como ao controle de qualidade.

Objetivo Geral

? Propiciar ao aluno conhecimento geral da Química Vegetal e de derivados semi-sintéticos de produtos naturais empregando métodos clássicos e instrumentais, aplicados às Ciências Farmacêuticas, desenvolvendo a capacidade de análise e interpretação de resultados.

Objetivos Específicos

Cognitivos
• Conhecer e enunciar a importância das drogas de origem natural, a origem dos medicamentos as subdivisões e as áreas de interface da Farmacognosia;
• Compreender os fatores que afetam a produção e a deterioração das drogas;
• Conhecer e refletir sobre a importância do controle de qualidade das drogas vegetais;
• Conhecer os principais critérios utilizados na seleção de técnicas analíticas;
• Definir e identificar as principais classes de substâncias de origem natural;
• Dar uma visão das aplicações de produtos naturais;
Psicomotores

• Iniciar o treinamento em técnicas de isolamento e purificação de componentes micromoleculares de vegetais;

• Utilizar os métodos de análises espectrométricas para caracterização/identificação de substâncias naturais;
• Desenhar e reconhecer estruturas químicas, seus grupos funcionais e propriedades;
• Desenhar e interpretar fluxogramas de marchas analíticas e de extrações;
Afetivos
• Compreender a importância da fauna e especialmente da flora como fonte de conhecimento e de matéria prima para o farmacêutico;
• Respeitar o conhecimento popular sobre o uso e aplicações de plantas medicinais;
Valorizar o uso de plantas medicinais pelas comunidades e serviços públicos de saúde.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

5.1 Aulas expositivas com recursos audiovisuais;
5.2 Apresentação de seminários interativos;
5.3 Aulas práticas em laboratório;
5.4 Pretende-se trabalhar os conteúdos teóricos e práticos a partir de temas geradores de interesse aplicados à farmácia e aos alimentos;
5.5 Pesquisas incluindo o uso da Internet.

Avaliação

Resoluções:
CONSEPE 14/99 e Cursos Seriados / CONSEPE 27/99
CONSEPE 59/98 ( Turmas Especiais )
Decisões Específicas - Colegiado de Curso Referentes a Estágios e Trabalhos de Graduação

As avaliações serão feitas através de provas, trabalhos, seminários e/ou relatórios de aulas práticas (laboratório). Essas avaliações envolvem tanto a parte teórica (75%), quanto a parte prática (25%) da disciplina. Alguns trabalhos e seminários poderão contribuir com pontos adicionais na média bimestral. A média anual será o resultado da média aritmética das quatro avaliações. Será aprovado por média o aluno que, respeitando o índice de freqüência, obtiver média anual igual ou superior a 5,0 (cinco).

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

*LEE, J.D. Química Inorgânica: um novo texto conciso. São Paulo, Edgard Blücher, 3ª ed., 1980.
*LEE, J.D. Química Inorgânica não tão Concisa. São Paulo, Edgard Blücher, 5ª ed., 1996.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso