MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: SOLUÇÕES E CINÉTICA QUÍMICA
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 72100036
Período: 20152
Turma: FAR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas
Carga Horária Prática: 32 horas
Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ELIANGELA DE MORAIS TEIXEIRA
Status:
Homologado
Ementa
Ementa - Substâncias puras e equilíbrio de fases. Solução ideal e propriedades coligativas. Solução diluída ideal. Misturas binárias. Equilíbrio em sistemas não ideais. Equilíbrio eletroquímico. Cinética Química. Leis empíricas e mecanismos. Teoria das colisões e do complexo ativado.
Justificativa
A primeira parte da disciplina (aqui chamada de "SOLUÇÕES" é uma extensão da disciplina 'Termodinâmica Química', dando-se continuidade do entendimento dos conceitos termodinâmicos ligados às condições de equilíbrio, envolvendo as transformações físicas e químicas. Previsões da ocorrência espontânea ou não de tais processos podem ser determinados, e, para tal, apenas as etapas iniciais e finais do processo são o interesse.
A segunda parte da disciplina "Cinética Química" trata-se da taxa de variação das velocidades das reações químicas, cujos processos intermediários são de interesse associado ao tempo para a ocorrência dessas reações e descrição dos mecanismos de como elas ocorrem.
Quando possível, a contextualização dos conceitos e processos que ocorrem no dia a dia são apresentados.
Objetivo Geral
Capacitar o aluno o uso dos conceitos termodinâmicos e cinéticos para descrever e compreender a espontaneidade , estabilidade, melhorias das condições de execução e viabilidade de determinado processo físico ou químico.
A aplicações dos conceitos abordados consiste na avaliação de viabilidade da síntese de um dado medicamento, algumas de suas caracterizações , tempo de prateleira e cinética de liberação dos fármaco.
Objetivos Específicos
- Capacitar o aluno os conhecimentos necessários de química de soluções através da aplicação dos fundamentos termodinâmicos;
- Estudar as velocidades das reações químicas e os fatores a elas relacionados e sua relevância no cotidiano prático;
- Discernimento entre fenômenos termodinâmicos e cinéticos;
- Desenvolver a capacidade do aluno de expressão oral, escrita e a de buscar informações e processá-las no contexto da sua formação.
Conteudo Programático
Tópico / Subtópico
Metodologia
- Aulas expositivas orais e escritas com recursos audiovisuais;
- Aulas dialogadas
- Contextualização dos conteúdos abordados na área de conhecimento do curso
Recursos
* Projetor multimídia, quadro e giz
* Internet
* artigos científicos
* livros da área.
Avaliação
O processo de avaliação constará de 03 (três) notas Cada avaliação terá o valor máximo de 10 pontos (*). A nota final (NF) será determinada por:
NF= somatório das NPT / 3
NPT- nota da prova teórica + atividades extra classe (três avaliações)
(*)Uma das avaliações será dividida em 2 etapas valendo 5,0 pts cada, perfazendo o total de 10,0 pontos:
-1ª etapa avaliativa: Prova Teórica
-2ª etapa avaliativa: Trabalho manuscrito sobre um dos conteúdos
Será considerado “APROVADO” o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0 e considerado “REPROVADO” o aluno que obter média inferior a 5,0 pontos.
Resoluções:
CONSEPE 14/99 e Cursos Seriados / CONSEPE 27/99.
Bibliografia
Básica
Referência
Existe na Biblioteca
Complementar
Referência
Existe na Biblioteca
Informações Adicionais
Além do professor, disponibiliza-se uma monitora para a disciplina
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso