MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: PATOLOGIA HUMANA E CITOLOGIA CLÍNICA
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 71900030   Período: 20172   Turma: FAR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ANA PAULA MORBIO

Status: Homologado

Ementa

Ementa: Generalidades sobre patologia e citologia. Patologia: Conceito de doença. Os grandes processos mórbidos (alterações celulares e extra-celulares, distúrbios vasculares, processo inflamatório, distúrbios do crescimento e da diferenciação, hídricos e hemodinâmicos). Neoplasias. Prática de macroscopia dos processos patológicos. Os processos mórbidos, alterações celulares e extra-celulares. Neoplasias. Métodos citopatológicos de rotina em laboratório clínico.

Justificativa

A disciplina de patologia humana e citologia clínica se torna importante na medida que insere o aluno em métodos e técnicas de observação de alterações de processos fisiopatológicos, necessários ao futuro farmacêutico e em preparo para o estágio de aprofundamento de área.

Objetivo Geral

Proporcionar ao aluno de Farmácia os conhecimentos gerais sobre a patologia, focando principalmente os grandes processos mórbidos, assim como detalhes da prática laboratorial.

Objetivos Específicos

- Permitir meios de interação entre a teoria e a prática.
- Desenvolver o espírito crítico e incentivar a iniciação científica.
- A proposta de apresentação de seminários relacionados à prática laboratorial

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aulas Teóricas:
Aulas didáticas expositivas com auxílio de projetor de multimídia e quadro negro/Giz.
Discussão sobre artigos técnicos relacionados aos tópicos trabalhados.

Avaliação

A avaliação será efetuada como etapa do processo ensino-aprendizagem. Salientando-se a importância deste processo na relação com as competências e habilidades desenvolvidas em consonância com as propostas do projeto pedagógico.
Avaliação Teórica (PT): Serão realizadas 3 provas teóricas (PT1, PT2 e PT3) (valor 10,0) e a realização de um seminário (S) (valor 10,0).

Será aprovado o aluno que tiver uma média:
Média Final: PT1+PT2+PT3+S/4 igual ou superior a 5,0 (cinco inteiros)

Resoluções:
CONSEPE 14/99 - Estabelece Diretrizes para Implementação do Regime Seriado na UFMT e Cursos Seriados.
CONSEPE 72/04 - Altera a redação dos artigos 26 a 29 da Resolução CONSEPE n.° 14/99.
CONSEPE 27/99 - Regulamenta o Processo de Avaliação da Aprendizagem na UFMT.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso