MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: ANÁLISES BROMATOLÓGICAS
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 71900002   Período: 20181   Turma: FAR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: KARINA DA SILVA CHAVES

Status: Homologado

Ementa

Ementa: Conceito e importância da Bromatologia. Estudo químico e nutricional dos constituintes dos alimentos. Dieta, Saúde e Doença: Necessidades energéticas do organismo, Doenças transmitidas por alimentos, Propriedades funcionais e Fatores antinutricionais. Interações medicamento-alimento. Determinação da composição centesimal de um alimento (umidade, proteína, extrato etéreo, cinza e carboidratos). Segurança Alimentar. Noções sobre legislação de alimentos.

Justificativa

A disciplina de Análises Bromatológicas é um componente curricular obrigatório e de formação específica em uma das várias áreas de atuação. Esta disciplina é importante por permitir ao discente compreensão da importância da caracterização físico-química e a nutricional de cada constituinte do alimento. Além disso, fornece uma base em relação às propriedades nutricionais e fatores anti-nutricionais dos alimentos e seus efeitos à saúde, permitindo assim uma ampliação na área de atuação do discente em formação profissional.

Objetivo Geral

Desenvolver os conhecimentos dos discentes na área de bromatologia e capacitá-los para realizações de análises físico-químicas para determinação da composição centesimal dos alimentos. Além de promover o conhecimento sobre a relação alimento x saúde por meio de suas propriedades funcionais e o conhecimento de seus fatores anti-nutricionais.

Objetivos Específicos

- Conhecer a composição química dos alimentos;
- Identificar e diferenciar os métodos de análise aplicado para cada constituinte;
- Reconhecer os alimentos fonte destes componentes;
- Identificar os diferentes processamentos que causam alterações nos componentes alimentares;
- Conhecer a relação entre o alimento x saúde (alimentos funcionais);
- Aplicar os conhecimentos adquiridos nas atividades práticas futuras

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

- Aula expositiva e interacional;
- Aula prática;
- Estudos de grupo com artigos científicos
- Correlação do tema com possíveis fatos cotidianos e/ou relacionados às atividades referentes à área.

Avaliação

- Provas escritas (P1; P2; P3): 10 pontos cada prova
- Avaliação dos relatórios das atividades práticas: 7,0 pontos
- Participação na discussão de artigos científicos publicados em periódicos de impacto na Ciência e tecnologia de Alimentos, Nutrição e saúde: 3,0 pontos

A média final da nota será composta por uma média aritmética de todas as notas citadas acima.

Será aprovado o aluno que tiver uma média igual ou superior a 5,0 (cinco inteiros) e apresentar no mínimo de75% de presença às aula. (Artigo n° 10, Resolução n°27/CONSEPE/1999).

As avaliações serão realizadas conforme previsto na Resolução nº 27/CONSEPE de 01/03/1999, que Regulamenta o Processo de Avaliação da Aprendizagem na UFMT.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso