MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: ANÁLISES BROMATOLÓGICAS
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 71900002
Período: 20181
Turma: FAR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas
Carga Horária Prática: 32 horas
Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: KARINA DA SILVA CHAVES
Status:
Homologado
Ementa
Ementa: Conceito e importância da Bromatologia. Estudo químico e nutricional dos constituintes dos alimentos. Dieta, Saúde e Doença: Necessidades energéticas do organismo, Doenças transmitidas por alimentos, Propriedades funcionais e Fatores antinutricionais. Interações medicamento-alimento. Determinação da composição centesimal de um alimento (umidade, proteína, extrato etéreo, cinza e carboidratos). Segurança Alimentar. Noções sobre legislação de alimentos.
Justificativa
A disciplina de Análises Bromatológicas é um componente curricular obrigatório e de formação específica em uma das várias áreas de atuação. Esta disciplina é importante por permitir ao discente compreensão da importância da caracterização físico-química e a nutricional de cada constituinte do alimento. Além disso, fornece uma base em relação às propriedades nutricionais e fatores anti-nutricionais dos alimentos e seus efeitos à saúde, permitindo assim uma ampliação na área de atuação do discente em formação profissional.
Objetivo Geral
Desenvolver os conhecimentos dos discentes na área de bromatologia e capacitá-los para realizações de análises físico-químicas para determinação da composição centesimal dos alimentos. Além de promover o conhecimento sobre a relação alimento x saúde por meio de suas propriedades funcionais e o conhecimento de seus fatores anti-nutricionais.
Objetivos Específicos
- Conhecer a composição química dos alimentos;
- Identificar e diferenciar os métodos de análise aplicado para cada constituinte;
- Reconhecer os alimentos fonte destes componentes;
- Identificar os diferentes processamentos que causam alterações nos componentes alimentares;
- Conhecer a relação entre o alimento x saúde (alimentos funcionais);
- Aplicar os conhecimentos adquiridos nas atividades práticas futuras
Conteudo Programático
Tópico / Subtópico
Metodologia
- Aula expositiva e interacional;
- Aula prática;
- Estudos de grupo com artigos científicos
- Correlação do tema com possíveis fatos cotidianos e/ou relacionados às atividades referentes à área.
Avaliação
- Provas escritas (P1; P2; P3): 10 pontos cada prova
- Avaliação dos relatórios das atividades práticas: 7,0 pontos
- Participação na discussão de artigos científicos publicados em periódicos de impacto na Ciência e tecnologia de Alimentos, Nutrição e saúde: 3,0 pontos
A média final da nota será composta por uma média aritmética de todas as notas citadas acima.
Será aprovado o aluno que tiver uma média igual ou superior a 5,0 (cinco inteiros) e apresentar no mínimo de75% de presença às aula. (Artigo n° 10, Resolução n°27/CONSEPE/1999).
As avaliações serão realizadas conforme previsto na Resolução nº 27/CONSEPE de 01/03/1999, que Regulamenta o Processo de Avaliação da Aprendizagem na UFMT.
Bibliografia
Básica
Referência
Existe na Biblioteca
Complementar
Referência
Existe na Biblioteca
Informações Adicionais
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso